Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Hibernação
Ontem à(s) 16:28 por Ronaldo Coutinho

» Ficha: Chinemys Reevesii (Tartaruga Chinesa de 3 Quilhas, Reeve's Turtle)
Ontem à(s) 14:21 por Ana pereira

» O Meu Aquaterrário ( E algumas dúvidas )
Qua 18 Out 2017 - 21:02 por Simão Duarte

» Tigre d'água
Ter 17 Out 2017 - 22:13 por Klenerjf

» O meu lago
Seg 16 Out 2017 - 14:44 por Ronaldo Coutinho

» Aquario - Rasmpa e Lampadas
Seg 16 Out 2017 - 13:50 por norby

» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Sex 13 Out 2017 - 22:44 por thiagoelazzi

» Água Turva
Qua 11 Out 2017 - 22:07 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga Lucky não come
Qua 11 Out 2017 - 22:01 por Joana Lope

Compartilhe | 

Armário para aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
abrenozes
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 30

MensagemAssunto: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 17:16

Ainda estou numa fase muito embrionária, de análise de ideias, sobre a futura posse de 2 tartarugas.

Como o meu apartamento é pequeno, o máximo que posso ter é um aquário 80x40x40. Pelas minhas contas este levará 80 litros (considerando uma altura de água de 25cm). Isto serão mais ou menos 80 kgs. Se a isto adicionarmos, uma pedrita, bomba, lãmpadas, área seca, etc, e para termos alguma margem segura de manobra podiamos considerar que o conjunto pesaria 100 kgs (ou próximo).

A minha questão é a seguinte e destina-se a quem por ventura tenha uma resposta para ela:

Uma estantel Expedit 2x2 do Ikea, poderá suportar todo este peso? No site menciona 13 kgs para cada prateleira mas refere-se às prateleiras interiores que são mais finas e mal suportadas. Pousando em cima, qual o peso que suportará?

youija
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 18

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 18:06

Boas.

Isso era uma boa pergunta a alguém do Ikea! Smile Mas olha que vendo inloco tens melhor percepção de tudo aquilo que elas podem ofereçer. Também vou comprar a minha no ikea e ainda ando indeciso..
abrenozes
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 18:37

In loco vejo eu todos os dias. Tenho várias em casa... Very Happy o mais difícil para mim é fazer esse cálculo. E depois há outra questão: uma coisa é colocar em cima 100 kgs e aquilo aguentar. Outra coisa, é esses 100 kgs permanecerem infinitamente em cima da estante e ela continuar a aguentar.

Vamos aguardar por alguém que perceba da poda!... de qualquer forma, obrigado pela ajuda! Wink
ALves
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 19:31

Se comprares um móvel em madeira maciça de pinheiro ou cerejeira, com as dimensoes da base do aquário, aguenta esse peso à vontade, agora se for de contraplacados e essas madeira deitas de aparas não sei não, tens que ver na loga e pedires de madeira maciça.
luis z
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 21:49

olha, percebo muito pouco do ikea, de madeiras já percebo alguma coisa.
Não sei o q é uma estante expedit mas, em principio, estas a falar de uma estante feita de MDF, por ser + fácil de trabalhar, modular e resistente qb mas o importante é como está feita (travada), pq mesmo q seja de madeira maciça e não estiver bem travada o q acontece é q a madeira resiste ao peso mas vai desconjuntar-se.
Portanto, sendo de MDF ou outro material, existem 2 pontos cruciais: 1º se der (se não ficar á vista), acrescenta travamento, coloca umas chapinhas em L para melhor fixação das chapas de madeira e muito importante a chapa de madeira de cima tem de estar por cima das laterais e não entre elas, mais não te consigo dizer sem conhecer a dita estante.
abrenozes
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 22:45

Apalone
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 1430

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   Ter 16 Nov 2010 - 22:58

Isso aguenta mas como é Ikea é capaz de ter tendência a abaular ao longo do tempo por isso a prateleira do meio tem de estar bem presa às partes laterais. O problema é que essa madeira rasca não agarra um parafuso sob pressão.
Eu tenho um aquário com 1,50m num móvel de contraplacado mas tem travamentos com traves de madeira nas partes laterais e ao meio para a madeira não dar de si nem para dentro, nem para fora.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Armário para aquário   

Armário para aquário
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: