Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Tartaruga (12cm) para adoção
Dom 17 Jun 2018 - 13:19 por Filipe Cruz

» A minha tartaruga tem problema???
Sex 15 Jun 2018 - 10:09 por norby

» Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça
Qui 14 Jun 2018 - 21:34 por Barritasdonut

» Lago exterior em varanda
Qui 14 Jun 2018 - 14:30 por norby

» Limpeza Aquaterrario
Qua 13 Jun 2018 - 1:19 por AndieC

» Filhote Chelonoidis carbonaria Não come nada =(
Ter 12 Jun 2018 - 16:57 por norby

» Substrato zona seca tartarugas aquáticas
Ter 12 Jun 2018 - 16:53 por norby

» Especie e Cuidados a ter com tartaruga
Sex 8 Jun 2018 - 1:41 por Filipers97

» Ajuda: macho ou fêmea
Qua 6 Jun 2018 - 11:11 por jorcap

Compartilhe | 

DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE

Ir em baixo 
AutorMensagem
carolinagsa
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE   Ter 19 Dez 2017 - 14:09

Olá cheers

Tenho uma tartaruga com quase 3 anos e este ano ela tentou hibernar pela primeira vez. É de importância referir que a minha tartaruga sempre mostrou comportamentos especiais, como por exemplo, o facto de raramente estar no aquário visto que ela conseguia entrar e sair sozinha no aquário e a sua atividade favorita era correr pela sala onde se encontra. Para além disso era extremamente sociável, não se encolhia quando lhe tocava e comia até da minha mão.

Em Outubro ela começou a parar de comer, gradualmente até que no final desse mês e até ao dia de hoje não comeu mais. Entretanto comecei a ler e pelo que percebi ela estava num processo de semi hibernação. Faz também já um mês ou um pouco mais que ela deixou de entrar no aquário, querendo apenas estar em lugares escondidos, escuros e quentes (como dentro de sapatos, debaixo de tapetes ou junto a roupa do aquecedor). E passava 3 ou 4 dias imóvel, toda dentro da carapaça, com os olhinhos fechados. E depois desses dias acordava, dava umas "corridas" para trás e para a frente e arranjava um novo sítio para mais 3 ou 4 dias desse "sono".

Nada disto me pareceu anormal, até porque ela quando estava no período activo continuava a aproximar-se de mim e fisicamente estava igual. Até que na sexta feira passada, eu fui passar o fim de semana fora (como sempre faço) ela estava hibernada num dos tais cantinhos que ela sempre escolhia, e domingo cheguei e ela estava com as patas da frente, de trás e o rabinho fora da carapaça e assim meias que "secas" ao invés de carnudinhas. A cabeça estava quase toda dentro da carapaça com a particularidade de que os seus olhos que mesmo fechados são meios para fora, estavam bem encovados para dentro, quase como se não tivesse olhos No No

Estou muito preocupada, parece-me a mim que ela está morta, já tentei mexer-lhe, até que antes mesmo hibernada ela tinha reflexos quando eu tocava nela... Agora não se mexe nem sai desse comportamento faz já dois dias... A carapaça por baixo que sempre me pareceu muito verde, está com uma cor alaranjada ou avermelhada. Já tentei coloca.la na agua meio morna e realmente saiu umas bolinhas mas muito muito poucas. Agora ela está numa zona seca com uma luz apontada nela, me recomendaram fazer isso mas dá sinais de vida. Eu penso mesmo que ela está morta, apresenta esse comportamento desde de domingo a noite e as patas dela estão bem magras e secas... A questão é que ela não cheira mal nem mostra sinais de apodrecimento, só mesmo a carapaça de cor diferente e as patinhas um pouco mais escuras e secas.

Então, vi este fórum que já seguia antes quando queria conselhos e agora espero que vocês me possam ajudar, me explicar se realmente ela está morta ou se isto será "normal" numa hibernação, ainda que não pareça mesmo. Tenho medo de enterrar ela e ela estar viva.

Podem ajudar? Muito obrigada,

Carolina Sad Sad Sad Sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE   Ter 19 Dez 2017 - 16:29

Deixe na água mais quente acima dos 22°C, se não ficar ativa em algumas horas é provável que tenha morrido ou leve num veterinário para tirar qualquer dúvida.
carolinagsa
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE   Ter 19 Dez 2017 - 16:43

Ronaldo Coutinho,

se ela estiver hibernando e eu colocar ela na agua, não morre afogada?
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3496

MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE   Qui 21 Dez 2017 - 16:28

Boas

Antes de mais bem vinda á comunidade.

Pelo que descreves acho que o melhor conselho que te poderei dar é que vás a um veterinario o quanto antes.

Deixo algumas considerações ao que descreves.

Uma tartaruga (aquatica) deve viver num aquario com acesso a uma parte seca, ou idealmente num lago. Se viver num lago pode movimentar-se no espaço adjacente tanto quanto quiser.

Não é boa practica deixar uma tartaruga à solta pela casa nem devem ser manipuladas mais do que o essencial. Peço desculpa por alguma frieza mas existem outro animais que pelas suas caracteristicas poderão andar pela casa serem manipulados e acariciados e com certeza virem comer à mão. Os mamiferos podem correspondem a esse perfil, por exemplo. Darão tambem o seu retorno. Coisa que repteis, nomeadamente as tartarugas, não farão. Em relação à manipulação de atartarugas pode surgir tambem a questâo da salmonela.

Aconselho a leitura do seguinte tópico:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Não são reveladas quaisquer informações acerca do habitat. Recomendo a subida da temperatura para  os 28ºC (sendo que a temperatura recomendada para situaçÕes normais será de 24º). Deve ter acesso a uma plataforma seca onde possa ter banhos de Lampada Uvb (a indicada é a 5.0) e uma lampada de aquecimento. Isto supostamente fará com que estimule o metabolismo e volte a comer.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE   

DÚVIDAS HIBERNAÇÃO OU MORTE
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: