Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ter 12 Dez 2017 - 19:02 por Ronaldo Coutinho

» Marca branca num dos olhos
Qui 7 Dez 2017 - 17:09 por LinoAlves

» Ajuda por favor , bolha branca na pata
Seg 4 Dez 2017 - 15:46 por norby

» Tartaruga tigre perdendo cor do casco
Seg 4 Dez 2017 - 15:45 por norby

» Doença nas patas
Seg 4 Dez 2017 - 15:31 por norby

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Seg 4 Dez 2017 - 15:29 por norby

» AJUDA!! DUVIDA SOBRE UMA COISA PRETA SAINDO DO RABO!!!
Qua 29 Nov 2017 - 15:42 por Glaucia109

» Tartaruga não come
Sex 24 Nov 2017 - 16:06 por arq.sousapedro

» Altura da água
Sex 24 Nov 2017 - 12:50 por norby

Compartilhe | 

Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Xanamar
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Seg 25 Set 2017 - 14:16

Boa tarde,
Eu fiquei com uma falsa corcunda do Mississipi há quase um ano, soube das fracas condições em que era mantida e acabei por ficar com ela para lhe dar uma vida melhor. Tinha cerca de 7 anos, desde que chegou cá a casa já cresceu quase 10 cm (desde Novembro do ano passado), é muito activa e sociavel. O vosso forum ajudou-me muito a criar as melhores condições de vida para a Linda e tem sido uma agradavel surpresa a sua adaptação e a maneira como passou a fazer parte da nossa familia.
Vive num aquario de 1,4m, com termostato e filtro exterior, tem uma plataforma grande onde apanha muita luz solar (sem vidro) e adora estar debaixo de uma lampada de infra-vermelhos para aquecer.
Agora no Verão passava os dias no quintal numa piscina improvisada e costumava passear muito na relva.
Há pouco tempo apercebi-me que tinha por habito "roer" um tapete de plastico que eu usei para facilitar o acesso à agua. Imediatamente fiz uma especie de bainha para evitar que ela conseguisse puxar pelas franjas de plastico e pensei que o problema estava resolvido. Na semana passada começou a ficar mais apática e a comer muito menos, já passa o dia inteiro no aquario para a monotorizar melhor e encontrei uma grande quantidade de plastico nas feses. Tenho estado muito atenta e não voltou a defecar mais plastico mas as feses são muito mais escassas e significativamente mais estreitas, o que me leva a pensar que pode estar obstruida em qualquer parte do trajecto. O que me aconselham? Leva-la ao veterinario para talvez um raio-x? Se souberem de algo que possa experimentar antes para evitar o stress de a levar ao Porto ou Braga...
Muito obrigada
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3330

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Seg 25 Set 2017 - 17:20

Boas

Antes de mais bem vinda.

Pelo que relatas fico com a ideia que o que se passa tem a ver com a chegada do Outono e o abrandamento relacionado com a descida das temperaturas.

Não creio que haja nada de errado. Na natureza elas comem ocasionalmente pequenas pedras que faz todo o circuito digestivo e é expulsa novamente. É mesmo relatado na literatura.

No entanto e se achas que alguma coisa não está bem deves sim recorrer a um veterinário.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Xanamar
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Seg 25 Set 2017 - 18:22

Olá Norby,
Eu é que agradeço, embora tenha sido a primeira vez que participei no forum ele foi uma peça chave para compreender e criar as condições para manter a Linda.
Eu estou realmente preocupada com a falta de apetite, a Linda desde que chegou é uma autentica "betoneira", e foi mal habituada dado ao estado em que estava, no inicio cheguei a alimenta-la duas vezes por dia... Agora realmente estranho o seu comportamento, practicamente ignora a ração e mesmo hoje rejeitou peixe fresco. As temperaturas não mudaram muito, ela está numa varanda fechada com muita exposição solar, é quente como uma estufa. Acho que vou deixar passar mais uns dias e se não melhorar vou mesmo leva-la ao veterinario. Mais uma vez obrigada pela ajuda e parabens pelo site!
Xana
Xanamar
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Seg 25 Set 2017 - 18:24

Olá outra vez,
Talvez uma sugestão de algo para comer que ajude a libertar o que ainda possa estar a obstruir?
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3330

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Ter 26 Set 2017 - 13:57

Boas

O contexto que relatei que na natureza comem pequenas pedras que fazem todo o circuito digestivo tem a ver com possiveis obstruções. É feito naturalmente e por sua propria vontade pelo que não o recomendo. Antes pelo contario recomendo muito cautela para pedras pequenas em aquarios.

As rotinas que referiste no 1o post parecem-me boas nomeadamente da piscina no quintal. No entanto chamo a atenção para tartarugas em varandas, nomeadamente as marquisadas que podem atingir temperaturas impressionantes, e levar á morte.

Poderá estar a ter um comportamento chamado de estivação.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   Ter 26 Set 2017 - 17:08

Leve ao veterinário em vez de esperar.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico   

Falsa corcunda do Mississipi engoliu plastico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: