Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ter 12 Dez 2017 - 19:02 por Ronaldo Coutinho

» Marca branca num dos olhos
Qui 7 Dez 2017 - 17:09 por LinoAlves

» Ajuda por favor , bolha branca na pata
Seg 4 Dez 2017 - 15:46 por norby

» Tartaruga tigre perdendo cor do casco
Seg 4 Dez 2017 - 15:45 por norby

» Doença nas patas
Seg 4 Dez 2017 - 15:31 por norby

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Seg 4 Dez 2017 - 15:29 por norby

» AJUDA!! DUVIDA SOBRE UMA COISA PRETA SAINDO DO RABO!!!
Qua 29 Nov 2017 - 15:42 por Glaucia109

» Tartaruga não come
Sex 24 Nov 2017 - 16:06 por arq.sousapedro

» Altura da água
Sex 24 Nov 2017 - 12:50 por norby

Compartilhe | 

Ajuda - tartaruga doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Ajuda - tartaruga doente   Sex 8 Set 2017 - 14:48

Olá boa tarde a todos, tenho uma tartaruga há cerca de 12 anos que sempre esteve nas mesmas condições ambientais e alimentares, sempre foi saudável, mas acontece que desde inicio de julho que notei o bichinho mais apático, a comer menos, até que iniciei a ouvir sons que não eram hábito e o que me levou ao veterinário foi uma inflamação num olho. Levei-a à veterinária, fiz tudo conforme recomendado e tenho dado mais atenção ao animal, do olho melhorou, das vias respiratórias não! Voltei a falar com a veterinária e foi receitado mais antibiótico (administrado à boca) por um período mais alargado, assim fiz, mas, infelizmente continuo sem ver grandes resultados, no final do tratamento parece que melhorou mas agora está novamente com a pieira, não come, mordisca algo mas não se interessa pela comida!!! Tenho observado o comportamento do animal e noto que fora de água está mais ativa e não apresenta pieira mas dentro de água é visivel a sua inflamação respiratória, pelas bolinhas que faz, expectoração que deixa na água e pelos sons que emite. Tenho posto soro fisiológico nas narinas da tartaruga para ajudar a limpar a expectoração mas .... Gostaria que alguém que tenha mais experiência e conhecimentos me diga o que posso fazer porque gosto bastante do bichinho e gostaria de fazer tudo ao meu alcance para o tratar. Será que há remédios caseiros que possam ajudar? Obrigada
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 293

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Dom 10 Set 2017 - 10:53

Parece de facto ter sintomas de infecção respiratória. Eu confiaria no discernimento do veterinário tendo em conta a antibioterapia (eu preferiria uma via injetável a oral, mas isso falo por má experiência própria). A administração de soro fisiológico nas narinas foi prescrita também pelo veterinário?

Já agora, nao refere as condições em que estão o animal, só diz que sempre esteve nessas condições (que podem não ser as mais favoráveis). Muito resumidamente uma tartaruga precisa de um aquário grande e água límpida, com uma boa filtragem através de um filtro externo (dado a idade do animal já não deve ser nada pequeno). As mudanças de água devem ser realizadas semanalmente. Também há a questão das lâmpadas UVA e UVB, caso a tartaruga esteja dentro de casa e, se assim entender, um termostato (eu não dispenso de um).

Temo que se ela não tiver o habitat apropriado, qualquer intervenção veterinária, por muito eficaz que seja, não vai resolver outros problemas subjacentes que possam estar a despoletar essas infeções...
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 11 Set 2017 - 7:23

Quando as minhas (única vez que ficaram doentes em 43 anos), foi pneumonia, ficaram completamente apáticas e nem no sol queriam ir, ao pegá-las o som ao respirar era bem audível, desconfiei da doença e o veterinário confirmou, foram 3 injeções e curaram. Detalhe, na época, um tempo antes da minha, ele estava perdendo as bichinhas que tratava ao usar o recomendado para para elas, mudou o tratamento, usava o de animais de sangue quente com a dosagem conforme o peso da tartaruga, daí em diante não perdeu mais nenhuma.
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 11 Set 2017 - 11:00

Obrigada pelas vossas respostas. Quanto às condições que a minha tartaruga vive, são adequadas porque já abordei esse assunto com a veterinária, inclusive mudo a água todos os dias, em temperatura adequada, apanha sol todos os dias, etc, etc. o tamanho dele (porque é um macho) Smile é sensivelmente de 20 centímetros.
Parece-me que o mais correto é realmente recorrer novamente à veterinária e administrar antibiótico injetável!! Obrigada Smile

cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 12 Set 2017 - 10:23

Olá a todos Smile

Ontem já levei a minha tartaruga ao veterinário novamente, já levou antibiótico injetável e vai fazer tratamento durante 5 dias, vamos ver .... Smile ... espero que seja desta que o bichinho melhor definitivamente!!! Smile
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 18 Set 2017 - 11:41

Olá a todos Smile

Venho partilhar convosco que a minha tartaruga após 5 dias de injetável já está livre da infeção respiratória, realmente o administração intravenosa é mais eficaz do que via oral!
Contudo a minha tartaruga está a rejeitar a comida!!! Na passada semana a veterinária alimentou-a duas vezes por sonda gástrica, para ver se ela come, pois há mais de duas semanas que ela não come (dá por vezes uma dentada na comida e nada mais) .... será que está a querer hibernar?? Eu tenho-a mantida a uma temperatura que varia entre os 23 a 32 graus, mas a bichinha com esta infeção que teve não convinha hibernar para já porque não tem reservas suficientes!
Tenho experimentado todo o tipo de alimento (fruta, vegetais, camarão cru, cozido, algum peixe, granulado próprio, camarões secos prórpios, etc) e ela nada!!! Será que alguém conhece algum truque infalivel para a minha bicharoca comer?? (se lhe dou via oral em seringa rejeita, pois nem abre a boca)
Obrigada Smile
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 19 Set 2017 - 0:31

Acho que devias aumentar a temperatura do terrário por um tempos para lhe estimular o apetite e o sistema imunitário. Alguns antibióticos deixam as tartarugas sem vontade de comer, e por vezes pode demorar algum tempo até ele voltar a ter apetite. Até lá, temperatura alta, lâmpada UVB e UVA ligadas, aquário bem limpo e paciência. Very Happy (e este ano podes esquecer a hibernação, nesse estado de debilidade é pouco sensato)

PS: atenção que por ela já não ter sintomas não significa que já esteja curada. Não sei o que o veterinário te disse, mas normalmente infeções respiratórias requerem antibioterapia algo prolongada para se ficar com a absoluta certeza que ela não re-incide. Wink
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 19 Set 2017 - 8:56

Obrigada MyghtyCucumber pelas indicações Smile .... é bem verdade o que diz ... porque já começo a ver novamente expectoração na água e hoje de manhã já ouvi um som ligeiro de pieira Sad ... eu tento mantê-lo quente, inclusive até o meto no meu colo tapadinho durante algum tempo, onde ele se regá-la Smile ... o período em que a água arrefece mais é durante a noite, eu tenho a tartaruga no meu quarto e já o mudei de sitio para ficar mais abrigado mas ... o bichinho também ainda não defecou o que lhe foi dado na 5ª e 6ª f, foi uma seringa cheia de papa de fruta para bebés!!! O que me leva a pensar que ela queira estar a querer hibernar!!!

Observação: Eu não tenho as lâmpadas que me falou porque tenho o aquário colocado junto de uma janela que passa todo o dia ao sol e a água sobe para os trinta e tal graus. O aquário é limpo todos os dias e o bichinho todos os dias anda pela casa ou quintal (desde que a tenho que sempre assim foi)!! Nestes últimos dias é que tenho colocado o aquário em cima de um tapete mais resguardado da janela para a temperatura durante a noite não arrefecer muito a água. O que tenho verificado é que a temperatura durante a noite desce normalmente cerca de 10 graus, não sei se é muito ou não!
Obrigada pela atenção.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 19 Set 2017 - 19:50

A minha quando teve pneumonia foi dado 3 injeções e logo ficou boa, já era fins de outubro, ainda fazia frio na madrugada amanhecer, ficaram ao ar livre, mas o sol não pegava o dia todo, o pior é a variação de temperatura, o quente/frio é que prejudica mais neste estado. Como estão indo para o inverno, melhor manter a temperatura sem grandes variações até a próxima primavera.
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qua 20 Set 2017 - 11:46

Um termostato custa 10 euros ou menos em qualquer supermercado ou loja de animais... É de extrema importância que não existam variações muito bruscas de temperatura nesta fase crítica, e que a água dela se mantenha a uma temperatura constante, de preferência acima dos 25 graus pelo menos, já que temperaturas mais quentes estimulam o seu sistema imunitário.

...Não sei o que lhe disse o veterinário, mas se a tartaruga está ao Sol mas atrás de um vidro, então não recebe a quantidade de UVB e UVA que necessita e beneficiaria de uma lâmpada que cobrisse esse espectro.

Até que as condições dela sejam melhoradas acho que mesmo com os tratamentos não vai haver melhoras e vai estar a mandar dinheiro ao lixo, já para não falar que o animal vai continuar na mesma... Volto a dizer, hibernar neste estado então é que nem pensar!
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qui 21 Set 2017 - 9:56

Obrigada pela vossa atenção.
Eu nestas últimas semanas tenho-a colocado no quintal para apanhar sol direto, contudo ela foge do sol! Quanto ao termostato específico para tartarugas já me informei, na loja não tinham e ainda não têm disponível. Mas vou adquirir um.
Quanto ao hibernar, eu acho que ela já está com sintomas disso mesmo, não come e não defeca. O que ingeriu na passada semana via sonda não defecou. Ela mantem-se desperta, apenas não come e rejeita o que quer que seja de alimento!!! Ela sempre foi muito sensível às alterações da temperatura, por ligeiras que sejam, deixava logo de comer.... mas agora sei que não é aconselhável, mas não vou passar a alimentar o bichinho por sonda todo este tempo até à primavera seguinte!! Eu estimulo-a com banhos de água morna, a água do aquário também se mantem a uma temperatura acima dos 25 graus durante todo o dia, apenas durante a noite é que arrefece no máximo até aos 22/23 graus, contudo tenho o cuidado de colocar água a cerca de 32 graus quando me deito.
Obrigada pela vossa atenção
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3330

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qui 21 Set 2017 - 10:35

Boas cuquinha,

Parece-me que segues um conjunto de más practicas que podem ser a razao da tua tartaruga estar doente.

Concordo basicamente com o que o MightyCucumber vem dizendo.

Apesar de ser apologista da hibernação, não me parece nada boa ideia que ela hiberne.

Posso-te garantir que o que se passa com ela não tem nada a ver com hibernação mesmo com 22, 23ºC ela deveria alimentar-se bem e sem ajuda de sonda.

Deves comprar um termostato o quanto antes.

O termostato, ou melhor a temperatura deve apontar para os 24ºC, mas pode e deve estar nesta altura de enfermidade até 28ºC.

As oscilações não são nada boas, muito menos essa opção de acrescentar agua quente!

A agua deve ser mantida a uma temperatura CONSTANTE e através de um TERMOSTATO! (nada de ajustes manuais)

As tartarugas são animais de sangue frio e reagem metabolicamente á temperatura envolvente. Deves fazer as coisas correctamente, ainda mais que estamos a falar de uma tartaruga enferma.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 25 Set 2017 - 11:29

Olá Norby

Obrigada ... eu entendo o que diz ... mas tenho tentado fazer o meu melhor pelo bem estar do bichinho, mas ele não está a corresponder ... independentemente da água quente ou não!

Tenho seguido os conselhos que me foram dados pela veterinária mas nada!

Obrigada pela vossa atenção.
Cumprimentos
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 25 Set 2017 - 17:12

Boas

Cuquinha continua a seguir o que foi recomendado pela veterinária e a fazer as coisas correctamente.

Com certeza em breve vai mostrar melhorias. Wink

Boa sorte!

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Seg 25 Set 2017 - 20:26

Se for pneumonia, fale com ela sobre mudar o remédio, cite o exemplo daqui, passou a usar o que dava a cachorros em dose apropriada, fez isto com as minhas em 3 doses.
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qua 1 Nov 2017 - 22:02

Olá boa noite a todos... infelizmente não tenho boas noticias... o meu bichinho continua doente... embora tenha ao longo deste tempo feito tudo o que está ao meu alcance....já há algumas semanas que tenho ido alimentar a tartaruga à veterinária via sonda, já não abre os olhos, está muito magra, mais parada, não defeca,.... a veterinária tem sido também incansável mas as melhoras realmente demoram e acredito que já nem voltem!! ... infelizmente estou a ponderar a eutanásia, por muito que me custe.... pois não quero que o bichinho sofra... por favor digam me o vosso parecer. Obrigada.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qua 1 Nov 2017 - 22:54

Tiraram raio X dela?
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qui 2 Nov 2017 - 12:05

Boas

Não sei bem o que te dizer...

É realmente pena que não esteja melhor...

O que te posso dizer é para seguires o que a veterinária recomendar.

Ela tem formação para o efeito e analisou o animal directamente.

cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qui 2 Nov 2017 - 21:11

Pois... sim tiraram mas não foi possível ver nada!
Agora tenho dado óleo de fígado de bacalhau ...vamos ver.
Já agora coloco uma questão, à noite não a deixo dormir na água, comprei um tapete de aquecimento para cães e noto que ela fica muito confortável lá, pois ela por vezes recusa-se a ficar na água... a veterinária tem conhecimento disto.... sabem-me dizer quantas horas podem ficar fora de água?? Obrigada
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qui 2 Nov 2017 - 23:06

fora do sol, muito tempo, antes de dormir molhe.
cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Dom 5 Nov 2017 - 20:54

Obrigada Ronaldo
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 7 Nov 2017 - 9:47

Boas cuquinha,

Em conversas por aqui pelo forum, não se recomenda muito esse tipo de solução de aquecimento.

A razão prende-se com o facto de que na natureza recebem o calor de cima do sol, não de baixo.

cuquinha
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Ter 7 Nov 2017 - 20:29

Boas ... agradeço a todos pela vossa atenção ... mas ontem tive de a deixar na veterinária... as melhoras tardaram e ... com desgosto tive de tomar uma decisão difícil de tomar... adeus cuquinhas e desculpa!
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   Qua 8 Nov 2017 - 6:18

É uma decisão difícil mas melhor opção nestes casos. Já tive que tomar algumas vezes com gato e cachorro.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda - tartaruga doente   

Ajuda - tartaruga doente
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: