Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Hoje à(s) 17:16 por EduardaRibeiro

» Doação de 2 tigres
Sex 22 Set 2017 - 12:05 por MightyCucumber

» Ficha: Chinemys Reevesii (Tartaruga Chinesa de 3 Quilhas, Reeve's Turtle)
Qui 21 Set 2017 - 14:49 por norby

» Qual a espécie da minha Nikita??
Qui 21 Set 2017 - 14:46 por norby

» Ajuda - tartaruga doente
Qui 21 Set 2017 - 10:35 por norby

» Pseudemys concinna hieroglifica
Seg 18 Set 2017 - 17:48 por norby

» Pálpebras inchadas e peles
Sex 15 Set 2017 - 17:03 por norby

» Carlão ou Carlinha? Dúvidas com o sexo da minha pequena
Sex 15 Set 2017 - 15:45 por norby

» Fungos ou troca de carapaça?
Sex 15 Set 2017 - 15:11 por Jotemalo

Compartilhe | 

Tartaruga com carapaça branca e pedras negras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
telmurcio
Iniciante
Iniciante

Localização : Marinha Grande, Portugal, Europa, Terra, Via Látea, Universo

MensagemAssunto: Tartaruga com carapaça branca e pedras negras   Sab 24 Jun 2017 - 19:28

Boas!
Adotei uma tartaruga com sensívelmente um mês de idade no fim do ano passado, e embora desconheça a sua raça, tenho utilizado exatamente o mesmo setup que tinha para a minha já falecida, tartaruga de orelha vermelha.
O meu setup tem 50/85cm e a água entre os 25-28 graus, basking à mesma temp., luz uvb repto-glo 5.0 e lampada de aquecimento anti-salpicos. A luz Uvb e de calor desliga-se à meia noite e volta-se a acender às 10 da manhã. A luz noturna fica acessa em períodos em que as temperaturas estão mais baixas. Mudo a agua e lavo todos os constintuintes do tanque a cerca de 2 a 3 semanas. Dou-lhe comer 2 vezes ao dia, e sempre que lhe dou comer deixo-a cerca de meia hora numa bacia com água que retiro do tanque. Aparte de lavar o aquario todos os meses, todos os dias faço uma transferência de cerca de 4 a 6 litros de água.
Agora relativamente ao que me preocupa: Recentemente a carapaça da minha tartaruga tem estado um pouco branca. Será algum fungo? Na minha ultima encomenda de material para o habitat não cheguei a adquirir cálcio, presumo que isso deverá ser uma das causas... Será esta alguma defeciência de vitamina A , e por isso deverei de utilizar provisoriamente uma lâmpada UVB com mais força que 5.0?
Noto que as pedras também têm ficado negras, no entanto, tal acontece somente na zona onde estas apanham a luz da lâmpada de aquecimento. Basta cerca de uma semana sem limpar as pedras para ficarem nesse estado. O que não acontecia anteriormente, quando tinha a minha RES.

Podem verificar o que lhes falo nas seguintes imagens:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O que possa fazer para combater este fungo? (Se fôr fungo)

Deverei seguir o que está neste post? [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Agradeço desde já a vossa ajuda neste tópico
Um abraço
Telmurcio

Última edição por telmurcio em Qua 5 Jul 2017 - 11:43, editado 1 vez(es)
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3229

MensagemAssunto: Re: Tartaruga com carapaça branca e pedras negras   Ter 4 Jul 2017 - 15:03

Boas

Pelo que consigo perceber nas fotos a carapaça tem uma enorme quantidade de sujidade.

Existe um forma muito simples de resolver que é pegares num escova de dentes usada (gasta) e passares gentilmente na carapaça e sob um fio de agua.

Não referes a presença de qualquer filtro isso associado á baixa quantidade de agua e ao potencial poluidor das tartarugas explica a situação.

Aconselho a tirares as pedras, apenas promovem a acumulação de sujidade, bem como o aumento de agua tanto quanto puderes e a aquisição de um filtro.

Caso contrario, e dada a baixa litragem, necessitas de trocar e limpar tudo tipo diariamente ou de 2 em 2 dias...

Parece-me bem a luz de aquecimento e a Uvb, não concordo muito é com os horarios. Sendo as tartarugas animais diurnos deves fazer corresponder o horario das lampadas com um horario diurno. Por ex.º das 9h as 19.00h ou algo semelhante. Luz nocturna é dinheiro desperdiçado (canalizar esse dinheiro para o investimento num bom filtro).

Temperaturas a apontar para os 24º ( a não ser que a temperatura só por si seja superior, como por estes dias)

Alimentar apenas uma vez por dia o equivalente ao tamanho da cabeça.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
telmurcio
Iniciante
Iniciante

Localização : Marinha Grande, Portugal, Europa, Terra, Via Látea, Universo

MensagemAssunto: Re: Tartaruga com carapaça branca e pedras negras   Qua 5 Jul 2017 - 11:43

Obrigado pelo feedback Norby

Não cheguei a mencionar mas tenho um filtro com capacidade para filtrar 400 litros/hora. A esponja do filtro rapidamente fica suja, pelo que a estou a trocar de semana a semana, e o carvão troco de mês a mês.
De notar que o negrito que me aparece nas pedras aparece somente onde estas apanham claridade, ou seja, se uma pedra estiver à "sombra" de outra, essa pedra não fica negra, ou só ficará negra na parte em que apanha claridade da lampada de aquecimento ou da uvb. Nestas imagens, as zonas que não estão negra são zonas que estavam à sombra, embora em contacto com a água. Não sei se será algum fungo que tenha a tendência a desenvolver-se mais com a presença de claridade silent
O branco da carapaça está incrostrado na mesma, sendo mais notável quando está seca. Acerca de uma semana para cá que tenho escovado a carapaça, embora com muita revolta por parte dela.

Apliquei algumas gotas de reptosafe da ultima vez que lhe mudei a agua e voltei a meter o cálcio na agua.

É aguardar...

Um abraço
Telmurcio
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tartaruga com carapaça branca e pedras negras   

Tartaruga com carapaça branca e pedras negras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: