Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» QUAL A ESPÉCIE DESTA TARTARUGA?
Hoje à(s) 20:09 por Thalysson

» Duvidas gerais sobre a minha Tartaruga
Hoje à(s) 17:53 por norby

» Tartarugas ao Sol
Hoje à(s) 17:08 por Didi.A.A

» Alimentação
Hoje à(s) 15:43 por norby

» Ajuda na espécie
Hoje à(s) 15:35 por norby

» Entrada de Tartaruga em Portugal
Ontem à(s) 11:59 por norby

» Tartaruga de três quilhas
Ontem à(s) 11:50 por norby

» Idade de uma tartaruga chinesa de três quilhas (6cm)
Ontem à(s) 11:48 por norby

» Angola.. Que especie é?
Ontem à(s) 11:45 por norby

Compartilhe | 

Nova casa para a Tuxa

Ir em baixo 
AutorMensagem
Teca
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 24

MensagemAssunto: Nova casa para a Tuxa   Ter 21 Mar 2017 - 22:56

Boa noite,
Surgiu um contratempo no aquário da minha Tuxa que nos fez tomar a decisão de (finalmente) arranjar uma nova casa para ela.
Neste momento, ela está numa caixa de arrumação de 65L com cerca de 2/3 de água, mas já é demasiado pequena para ela.
O filtro avariou-se (ficou com o cabo de alimentação cortado) e foi este contratempo que nos fez decidir que era altura de mudar e assim compraríamos um filtro mais adequado possivelmente.
Já andamos à procura de um aquário mas tudo o que encontramos tem no máximo 40cm de altura. Colocando a plataforma, parece-me demasiado baixo.
A Tuxa tem 4 anos e meio e está com cerca de 21cm de comprimento (carapaça) e 1,250kg.

https://i58.servimg.com/u/f58/19/65/29/01/20170310.jpg
https://i58.servimg.com/u/f58/19/65/29/01/20170311.jpg

Qual será a melhor opção? Comprar um aquário por medida? Quais seriam as medidas aconselhadas para o tamanho dela?
Ou fazer um aquaterrário com duas zonas distintas, do género deste (retirei a foto há algum tempo daqui do fórum, mas não tenho registo do autor, peço desculpa) mas aproveitando a capacidade máxima da caixa com água?
https://i58.servimg.com/u/f58/19/65/29/01/f74m10.jpg

E a nível de filtro? O meu é interno, da Sera, para 120L. O que é aconselhável?
Aproveito também para esclarecer uma outra preocupação que tenho. Vivo num apartamento, mas tenho uma varanda que poderia adaptar para a Tuxa. No entanto, vivo em Bragança e as temperaturas são extremas, muito quentes no Verão e muito frias no Inverno. A Tuxa sempre viveu no interior (nunca hibernou). Será conveniente coloca-la no exterior?
Obrigada desde já pela ajuda.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Ter 21 Mar 2017 - 23:45

Dentro do possível um local grande, já está grande a tartaruga, se conseguires um pequeno laguinho melhor. Se for ao ar livre é bom ter uma boa profundidade para não esquentar muito no verão.

Aqui tem fotos do laguinho.http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/t7131-o-meu-lago
andre99amaral
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 9:37

Se preferires tela num aquario como eu tenho a minha a 6 anos, aconselho te o filtro da eihm power 45 é o que eu tenho e mantem sempre a agua limpa sem restos de dejetos da tartaruga.. se quiseres gastar um pouco mais de dinheiro podes comprar aqueles que fazem filtragem tripla (mecanica, biologica e quimica) se n estou em erro.. fica ao teu criterio. Quanto ao tamanho do aquario convem ser grande.. já agora qual é o maximo que uma tartaruga pode crescer?
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3436

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 10:20

Boas

O ideal será sempre o exterior com um lago generoso.

Na minha opinião deves optar por um aquario feito á medida, sai mais economico e adaptado as tuas necessidades.

Já leste este tópico?

Recomendo as seguintes medidas:
"o aquaterrario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa. "

Há uns anos atrás optei pelas medidas 150*60*75, e tenho a agua nos 55cm.

A nivel de filtragem aconselho um topo de gama da fluval ou da eheim, por exemplo. Pessoalmente tenho um Fluval FX5, a uns 10 anos quando montei o meu aquario era do melhor que havia no mercado.

O meu feedback é que as vezes custa dispender o dinheiro mas com certeza que já poupei muito em manutençoes e no bem estar do animal.

(As fotos do tópico que referi sao do meu aquario)

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 10:53

Se tiver água a disposição, uma nascente, seria o ideal. Se for casa aproveitar a água do telhado (1 mm = 1 litro por metro quadrado).

Do telhado o problema é o volume de chuva, creio que a região de vocês não de boa chuva no verão, diferente daqui, chove bem e com constância, raramente temos mais de 10 dias seguidos sem chuva.

Teca
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 19:43

Ronaldo Coutinho escreveu:
Dentro do possível um local grande, já está grande a tartaruga, se conseguires um pequeno laguinho melhor. Se for ao ar livre é bom ter uma boa profundidade para não esquentar muito no verão.
Obrigada pela resposta.
Vivo num apartamento e, apesar de ter varanda, não é espaço suficiente para um lago.
Teca
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 19:45

andre99amaral escreveu:
Se preferires tela num aquario como eu tenho a minha a 6 anos, aconselho te o filtro da eihm power 45 é o que eu tenho e mantem sempre a agua limpa sem restos de dejetos da tartaruga.. se quiseres gastar um pouco mais de dinheiro podes comprar aqueles que fazem filtragem tripla (mecanica, biologica e quimica) se n estou em erro.. fica ao teu criterio. Quanto ao tamanho do aquario convem ser grande.. já agora qual é o maximo que uma tartaruga pode crescer?
Obrigada pelas sugestões.
Teca
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 19:53

norby escreveu:
Boas

O ideal será sempre o exterior com um lago generoso.

Na minha opinião deves optar por um aquario feito á medida, sai mais economico e adaptado as tuas necessidades.

Já leste este tópico?

Recomendo as seguintes medidas:
"o aquaterrario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa. "

Há uns anos atrás optei pelas medidas 150*60*75, e tenho a agua nos 55cm.

A nivel de filtragem aconselho um topo de gama da fluval ou da eheim, por exemplo. Pessoalmente tenho um Fluval FX5, a uns 10 anos quando montei o meu aquario era do melhor que havia no mercado.

O meu feedback é que as vezes custa dispender o dinheiro mas com certeza que já poupei muito em manutençoes e no bem estar do animal.

(As fotos do tópico que referi sao do meu aquario)

Obrigada pela ajuda. O teu aquário está fantástico.
Tenho duas opções:
Comprar um aquário à medida (tendo em conta as dimensões que referiste) e mantê-la dentro de casa. Será impossivel conseguir que ela hiberne por exemplo, porque mesmo no inverno a casa não fica fria por causa do aquecimento.
Ou criar uma estrutura no exterior (varanda) para a qual tenho de fazer muita pesquisa. É viável mas preocupa-me essencialmente o facto dela nunca ter estado no exterior. Não serão condições agressivas para ela? Hoje por exemplo fartou-se de nevar. No verão as temperaturas passam os 40 graus...
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qua 22 Mar 2017 - 20:11

Em termos de frio, tendo bom volume de água não será problema, ela hiberna. No caso do verão se o sol não bater direto o dia todo, a água ficará um pouco mais fria que o ambiente.

em 1977 ou 78 quase perdi as minhas devido a água ter ficado bem quente, sol o dia todo e a água deve ter ido a 38/40°C, quando cheguei em casa estavam bem apáticas. Era numa bacia bem pequena. Nesta época morava em Florianópolis. Hoje, 98 até hoje, moro em S.Joaquim onde o verão é quase inexistente, o sol pega o tanque o dia todo e vai a 28/30°C nos dias mais quentes, no inverno congela em alguns dias. No seu caso o cuidado maior é com o verão, caso pegue sol o dia todo, se for por algumas horas não terá tanto problema, o sol daí é bem mais fraco que aqui. Veja as fotos; http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/t7131-o-meu-lago

Tendo bom volume de água, o problema do verão fica resolvido.
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qui 23 Mar 2017 - 10:04

Boas

Subscrevo inteiramente o que foi dito pelo Ronaldo.

A hibernação não preocupa minimamente, nem as temperaturas negativas.

Existem aliás autores que afirmam que a hibernação é um factor positivo na vida das tartarugas e que pode mesmo trazer beneficios, a nivel reprodutivos.

É algo que é descrito como uma especie de 'reset' anual.

É importante um bom volume de agua, para que mesmo que o lago gele a superficie a agua nao baixe de uns 3, 4 ºC na parte mais funda. Inclusivé podem 'respirar' debaixo de agua - mesmo que o lago gele á superficie, atraves de um mecanismo que lhes permite retirar oxigenio da agua.

Atençao aos lagos/aquarios em marquises no Verão. Podem atingir temperaturas exorbitantes sobretudo se em pouca agua.

Se optares pelo aquario indoor aconselho o uso de um termostato para manter as temperaturas estaveis.

Pessoalmente nao uso termostato, mas a divisao onde esta o aquario nao tem aquecimento, apesar de nao ser uma verdadeira hibernação as temperaturas rondam os 12ºC. Penso que a temperatura mais baixa que registei foi 9.7ºC.

Boa sorte para as tuas opçoes. Wink

Teca
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qui 23 Mar 2017 - 14:12

Tenho um aquecedor com termostato no aquário. A temperatura da água ronda os 25/26 graus. A temperatura do espaço onde está nunca baixa dos 18.
Acabei por comprar um filtro igual ao que tinha para desenrascar enquanto não faço as mudanças. Aqui também estou um pouco limitada nas lojas que existem para animais.
Mas vou começar a elaborar um projeto para a varanda. A varanda é aberta mas tem uma zona mais resguardada onde dá sombra durante parte do dia mas é numa frente onde bate o sol o dia todo, daí a minha preocupação com as temperaturas. Mas com alguma profundidade de água e uma espécie de proteção para dar sombra, talvez consiga baixar um pouco a temperatura ambiente.
E a nível de equipamentos no exterior? Filtro externo será o melhor claro. E lâmpada e aquecedor mantenho?
No exterior provavelmente a água ficará mais suja, não?
Obrigada mais uma vez por toda a ajuda.
Teca
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qui 23 Mar 2017 - 14:15

A minha preocupação com a hibernação tem mesmo a ver com a impossibilidade de baixar a temperatura do aquário dentro de casa. Já li que beneficiam com a hibernação mas, no caso do meu apartamento, só na rua é que conseguia as temperaturas ideais.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Qui 23 Mar 2017 - 15:12

Lâmpada para elas não terá necessidade, a não ser que o sol não pegue direto (pelo vidro no caso), tendo sol direto é o suficiente. pegar sol o dia todo no tanque poderá ser problema no verão (nos dias mais quentes) até 32/34°C na água não terá problema. Algumas horas de sol (não passando das 6 horas no pico do verão).

Aqui, apesar do sol ser mais intenso, estou a 28 sul e vocês a 40/42 norte, dá uma boa diferença, não me preocupo pois estou a 1350 m e o verão é muito ameno, raramente passamos dos 27/28°C de máxima (5/10 dias/ano), o laguinho tem até 80/90 cm na parte funda e fica entre 28/30°C nos dias mais quentes a água. Pega sol das 7/8 h até as 17/18 h.

As laterais do tanque, se der por dentro, use o branco.

Os extremos daqui, ar, foram; -8,6 a 31,0°C, o normal é entre -4/-6 a 27/29°C entre 1998/2016, eventualmente abaixo e acima destes valores podem ocorrer esporadicamente.
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   Sex 24 Mar 2017 - 10:08

Boas

Se a tartaruga apanhar umas 2 horas de sol por dia será o suficiente. A lampada Uvb é uma imitação (entenda-se fraca e de recurso) do sol, não á nada como o original!

A agua em contacto com o sol vai ficar esverdeada. A solução é uma filtro uvc acoplado ao filtro (que deve ser externo e de boa capacidade), ligado apenas umas horas por dia (o filtro uvc - o outro tem que estar ligado 24h sobre 24h ).

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Nova casa para a Tuxa   

Nova casa para a Tuxa
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: