Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tenan
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 94
Idade : 21
Localização : Santo André - SP

MensagemAssunto: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Seg 20 Fev 2017 - 18:26

Estou planejando construir um novo lar para minha tartaruga. Como moro em apartamento e não possuo muito espaço vou montar na sacada.

1º Local:



O local possui 0,8m de largura e pretendo fazer neste espaço onde estão as plantas e a caixa de terra que fiz há algum tempo para a tartaruga.

2º A caixa (o "aquário):



Pretendo utilizar uma caixa igual a foto, com as medidas internas de 0,81M x 0,51M x 0,47M (comprimento x largura x altura), feita em pp (polipropileno).

DÚVIDAS:
1- Pela pesquisa que fiz em outros sites e projetos vistos, esse material não é tóxico, certo?
2- Há alguma diferença para a tarta se a caixa for branca/preta ou transparente? Deste tamanho não consigo encontrar nada feito em transparente.

3º Parte Seca e rampa para saida:

Como parte seca planejo utilizar essa mesma caixa de terra da primeira foto (com medida de 0,55M x 0,48M e 5cm de profundidade).
Ficando mais ou menos desse jeito no espaço:



Vou cortar o lado da caixa plástica que ficará voltado para a parte seca  7cm (deixando com 40cm de altura) e posicionar a caixa com terra ao lado.



O desenho a esquerda monstra o corte que planejo fazer, e a direita como espero posicionar a caixa de terra sobre algum apoio a dar a altura correta. Porém estou com dificuldade em pensar como posso fazer a rampa, já olhei os posts sobre isso porém não consigo ver nada que se encaixe aqui. Alguém pode me ajudar nessa parte?

Como pode ser visto na primeira foto, irei cobrir o vidro em frente o aquário da vidraça de proteção evitando sol direto na água, porém aonde a caixa de terra ficará o sol irá de forma direta.

4º Filtro:

Com água até próximo a borda da área cortada (0,81m x 0,51m x 0,35) o aquário vai possuir cerca de 145 litros. Para tartarugas o ideia é cerca de 10x a litragem, correto? Com isso devo comprar uma bomba entre 1000 e 1500L/H.
Irei construir um filtro de acordo com esses 2 vídeos:




5º Aquecimento:

Minha tartaruga ( tigre d'agua brasileira/trachemys dorbigni) é uma fêmea de 12 anos e sou de São Paulo, onde as temperaturas mais baixas durante o inverno não vão abaixo dos 8º/10º C.
É necessário comprar um termostato? Se sim,dois de 50W em lados opostos do aqua ou um de 150W está de bom tamanho?

6º Segurança:

Para evitar fugas tanto pelo aquário quanto pela caixa de terra, irei cercas toda a lateral e parte superior (elas adoram escalar heheheh) com tela de arame ou plástico (aquelas usadas em viveiros de pássaros), pois se colocar alguma coisa como vidro ou que tampe todo o espaço iria impedir que os raios solares cheguem de forma direta até a parte seca.

O que acham do projeto? Alguma dica? sugestão?

Se gostarem digam nos comentários que assim que começar a construir posso ir postando um "passo a passo" de como será feito. E se for de interesse, posso indicar aonde vou comprar os materiais e os valores para quem desejar fazer algo parecido (e ajudar os brasileiro, como é difícil encontrar caixas deste tamanho!).

Obrigado Laughing Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Moderador
Moderador
avatar

Masculino Mensagens : 3299
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Ter 21 Fev 2017 - 12:46

Boas

Dou-te os parabéns pelo teu projecto e pela iniciativa de dares um lar melhor a tua tartaruga.

Não me parece que o material seja toxico.

Aconselho o termostato de 150w. Uma cobertura até 2/3 pode ser aconselhada para evitar a perca termica e poupar na factura.

Estou curioso por ver o desenrolar do projecto.

Boa sorte e vai-nos mantendo informados! Wink

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Tenan
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 94
Idade : 21
Localização : Santo André - SP

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Ter 21 Fev 2017 - 13:15

Muito obrigado pela resposta, e pelo jeito trabalho terei de monte Cool

Como você parece ser mais experiente talvez possa me ajudar. Desde que usado impermeabilizante para evitar vazamentos/rachaduras, é viável fazer um lago de cimento (não é tóxico para as tartarugas)?
Já procurei neste fórum e em outros lugares sobre fazer um lago de alvenaria (cimento), porém ou não sabem informar ou dizem que eleva o pH da água para cerca 8,0. Mas até onde sei devido as sujeira delas (alimento, fezes...) o pH tende a cair, ficando o balanço assim até certo ponto equilibrado.
Isso seria bem mais fácil, barato e ficaria até mais prático e bonito quando pronto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Moderador
Moderador
avatar

Masculino Mensagens : 3299
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Seg 27 Fev 2017 - 18:11

Boas

Pelo que sei o cimento eleva sim o Ph da agua mas o impermeabilizante pode ajudar nesse sentido.

Não me parece bem o raciocinio do contrabalançar dos restos e sujidade para equilibrar o ph. Deves pensar sim num sistema filtrante que evite ao maximo a sujidade e promova a limpeza.

Acrescento que as tartarugas ao contrario dos peixes não são particularmente sensiveis as condiçoes da agua (o que não quer dizer que não devamos proporcionar-lhe as melhores condições poossiveis nesse sentido).

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Tenan
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 94
Idade : 21
Localização : Santo André - SP

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Seg 6 Mar 2017 - 14:32

Olá pessoal, desculpem pela demora para postar aqui novamente mas hoje venho dar notícias sobre o andamento do projeto.

Aqui vai uma foto da caixa comprada já em seu lugar definitivo, e a frente esta um gaveteiro plástico que já possuía que vai servir de apoio para a parte seca (caixa com terra):



Estou com a preocupação de que a caixa não suporte o peso dos 150 litros de água, e de que as paredes laterias venham a se romper. Como podem ver na foto tentar fazer um suporte/travamento de arame, porém o que utilizei era de 3mm e muito difícil de manusear e molda-lo de acordo a caixa. Alguém possui outra sugestão do que posso fazer?

Aqui está a caixa, que já havia montado há algum tempo com madeiras de alguns caixotes. Ela está praticamente alinhada (na hora da foto ela estava torta sobre o apoio hehehehe) com a caixa de água, e nas suas extremidades deixei 4 pedaços de madeiras que serviram de base para a tela de proteção:



Para evitar que a terra caia pelas frestas da madeira coloquei um saco plástico, e algumas pedras plainas para evitar que a tartaruga jogue muita terra no aquário quando for voltar a água:



Como rampa comprei esta espécie de estrado plástico, que possui a mesma largura da caixa e vários buracos, com isso acho que a tartaruga não terá dificuldades em andar por ele:



Para montar o filtro foi utilizado 1 "T" de tubo PVC para esgoto de 100mm, 2 caps de 100mm, 1 pedaço de tubo 100mm para fixar o cap em um dos lados, 3 aneis de vedação 100m para evitar vazamentos no cano, 2 flanges (uma de 1/2" onde se encaixa a mangueira para entrada de água, e outra onde se encaixa o tubo de pvc marrom para a saida de água que, se não me engano também é 3/4".

Para a montagem pergurei os 2 caps da medida correta para posicionar as flanges, 1 deles para o tubo de pvc da saída de água do filtro, e o outro com um adaptar de mangueira para a entrada:







Para a parte de cima do "T" não utilizei um cap mas sim uma espécie de "tampa" (me esqueci o nome), pois como as laterais já estão com anel de vedação e para não ter que desmontar o filtro irei utilizar esta abertura para fazer a limpeza do filtro.



E aqui duas fotos do filtro praticamente pronto, faltando apenas fazer alguns furos no tubo marrom para a saída de água.



A bomba utiliza será uma Sarlo Better SB1000, e um termostato de 150W.

Ainda falta fazer os furos para a saída de água do filtro, fixar o filtro na parede um pouco a cima da caixa organizadora, comprar e instalar a rede de proteção.
Espero acabar essa semana ainda, e logo posto as fotos finais do projeto.


Última edição por Tenan em Seg 6 Mar 2017 - 18:50, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 195
Idade : 53
Localização : S.Joaquim

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Seg 6 Mar 2017 - 16:20

Uns 20 anos atrás fiz um tanque de fibra com capacidade de 800 l, durou uns 10 anos. Creio que não terá problemas. Bom se o local pegar bastante sol, elas gostam bem. Hoje estão num tanque, grande, uns 10/15 mil litros que recebe água do telhado a toda chuva, assim renova bem a água, pegam sol quase o dia todo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Tenan
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 94
Idade : 21
Localização : Santo André - SP

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Dom 19 Mar 2017 - 22:57

Desculpem a demora a postar novidades, mas só consigo fazer isso aos finais de semana e estava sem tempo para isso.

Para que a caixa não se rompa com a pressão da água (aproximadamente 150 litros) fiz essa espécie de travamento com sarrafos de madeira, que ao passar de 3 semanas não ha sinais de nenhuma dano tanto nas madeiras quanto na caixa para se preocupar.



E aqui vai uma foto do projeto "pronto":



Porém estou com problema em relação a rampa e parte seca. A tartaruga não vai lá de modo algum :/
Para fazer a foto abaixo, em que foi a unica vez que ela subiu para a terra, tive que faze-la seguir um pedaço de frango.
Como pode-se ver na foto abaixo, utilizei um pedaço de plástico e como suporte alguns blocos de cerâmica. Será que pelo plástico ser da mesma cor da caixa ela talvez de confunda?



Estou com a ideia de fazer uma rampa com os blocos de carâmica (empilhar encostado na borda da caixa 4 blocos, ficando com a mesma altura da caixa, logo após 3 blocos e 2... e cobrir os vãos entre os blocos utilizando pedras de rio. Algum sabe informar se consegue aderir as pedras ao bloco de cerâmica utilizando silicone próprio para aquário? Ou se algum problema um utilizar cimento para isso?
Pretendo algo semelhante ao esquema abaixo, porém com a inclinação entre os blocos bem menor do que meu super desenho hahahaha




Espero que tenham gostado, e aguardo sugestões o/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 195
Idade : 53
Localização : S.Joaquim

MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   Seg 20 Mar 2017 - 7:38

Ficou bom. Paciência que com o tempo ela acostuma.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: