Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos

Compartilhe | 

Apareceu uma Salamandra no lago...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mondrian
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Apareceu uma Salamandra no lago...   Qua 13 Abr 2016 - 9:02

Ontem dei conta que o meu lago tem um novo habitante: uma salamandra...

Andei a investigar e cheguei à conclusão que se trata de uma sub-espécie de salamandra, um tritão-marmoreado ou tritão-verde. Podem ver o bicho aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O ano passado trouxe de uma lagoa natural uns jacintos de água que coloquei no lago e deviam trazer nas suas raízes/folhas ovos desse animal - que durante o inverno lá foi medrando, já que teve o lago por sua conta...

Pelo que pesquisei, ele apenas se alimenta de pequenos insectos e bicharada menor que se encontre no lago, não correndo o perigo de atacar as tartarugas. No entanto, algumas salamandras têm a capacidade de expelir pequenas quantidades de veneno para afastar os predadores, veneno esse que não será letal. No limite, se as tartarugas atacarem a salamandra ela poderá defender-se dessa forma...

O episódio que aqui relatei, na secção doenças, onde dava conta que após colocar as duas tartarugas no lago no início do mês, uma delas demonstrou-se apática e sem reacção, quase a flutuar no fundo do lago, no dia seguinte a tê-las colocado lá. Terá a tartaruga tentado atacar a salamandra e ela expeliu-lhe veneno e a deixou assim?... É uma hipótese...

O que me dizem, deixo andar a salamandra por lá (o que até seria fixe, dava bio-diversidade à coisa) ou poderá ser perigoso para as tartarugas e devo tentar retirá-la de lá (tarefa que se não afigura fácil)?...
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3002

MensagemAssunto: Re: Apareceu uma Salamandra no lago...   Qua 13 Abr 2016 - 11:40

Boas

O que relatas pode ser uma hipotese.

Nao tenho conhecimentos suficientes para te confirmar se pode ou nao estar relacionado uma coisa com a outra.

É muito provavel que com o aumento das temperaturas e consequente aumento do metabolismo e apetite elas tentem atacar a salamandra.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Pedro67
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Apareceu uma Salamandra no lago...   Qua 13 Abr 2016 - 14:11

Bem, a salamandra não deve lá querer ficar por muito tempo Basketball . Elas gostam de locais húmidos e com a chegada do verão deve ir embora... Infelizmente não tenho informação suficiente sobre salamandras,...

Como o Norby disse as tartarugas vão tentar atacar a salamandra mas se significa perigo ou não,... Não sei! Até seria bom ter uma salamandra pois significa que o lago é bonito lol!
mondrian
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Apareceu uma Salamandra no lago...   Dom 24 Abr 2016 - 23:22

Tenho andado atento e nunca mais vi a Salamandra... No fundo do lago existe bastante lodo (que eu mantenho porque cria bicharada para as tartarugas se alimentarem também), ela pode andar por lá escondida ou pode ter-se sentido ameaçada e ido embora...

Entretanto, reparei que andam por lá uns girinos que me parecem diferentes daqueles que se transformam em rãs - palpita-me que possam ser novas salamandras... A bicharada vai aumentar! HE He

Quanto aos girinos, é um espectáculo ir acompanhando a sua metamorfose até chegarem a rãs!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apareceu uma Salamandra no lago...   

Apareceu uma Salamandra no lago...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: