Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Instalação da lâmpada UVB
Ontem à(s) 19:06 por herpez

» *... o aquário das minhas bebés ...*
Ontem à(s) 18:57 por olga assis 53

» Filtro Externo EHEIM classic 300
Ontem à(s) 18:25 por herpez

» Phrynops geoffroanus filhote como cuidar
Ter 21 Fev 2017 - 22:02 por diegonfp

» A minha Idália
Ter 21 Fev 2017 - 19:17 por VCASTRO

» Chinemy Reevesi (Chinese pond turtle)
Ter 21 Fev 2017 - 18:58 por VCASTRO

» [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma
Ter 21 Fev 2017 - 15:19 por norby

» Lago de alvenaria ou de piscina retangular?
Ter 21 Fev 2017 - 14:54 por Tenan

» Minha tartaruga está comendo de mais
Ter 21 Fev 2017 - 12:36 por norby

Compartilhe | 

Tartaruga ficou apática...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mondrian
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Tartaruga ficou apática...   Qua 6 Abr 2016 - 8:53

Bom dia!
Se alguém me pudesse ajudar, agradecia... A situação é a seguinte:

Tenho 2 tartarugas aquáticas (tigre) há cerca de 5 anos. Até ontem, nunca tive nenhum problema com elas.

Nos 2 primeiros anos, elas estiveram num aquário, correu sempre tudo bem.

A partir do 3º ano, passei a colocá-las num lago exterior que construi para o efeito no meu jardim. Colocava-as no lago na Primavera (Abril) e retirava-as para o aquário antes do Inverno (Novembro).

Nunca tive problemas com esta prática durante o 3º e 4º anos.Pelo contrário, desde que foram para o lago o tamanho delas quase que duplicou, ficaram enormes e respiravam saúde!

Este Inverno, no aquário, elas não hibernaram completamente. Deixaram de comer, como é habitual, mas estavam acordadas e mexiam-se normalmente, embora sem a genica que exibem no lago - o que é normal, porque no aquário nem têm grande espaço para isso.

Antes de ontem, porque o tempo já o permite, coloquei-as no lago. Uma delas, a que é mais "dada", andava satisfeita pelo lago e quando me via vinha ter comigo. A outra, mais introvertida, não me aparecia à superfície. O que também é normal, porque é mais esquiva.

Porém, ontem reparei que ela (a introvertida) estava no fundo do lago e mal se mexia, o que não é normal... retirei-a e constatei que ela nem encolheu a cabeça nem mexia energicamente as patas, como costumava fazer quando lhe pegava... Mas voltei a colocá-la no lago. E ela ficou onde a coloquei e não fugiu a alta velocidade como sempre fazia.

Hoje de manhã, fui ao lago e ela estava no mesmo sítio onde a havia colocado e a flutuar no fundo do lago, mas de lado, quase com a barriga para cima... Pensei que tivesse morrido; retirei-a e mexe as patas e a cabeça mas muito lentamente... ficou apática...

Voltei a pô-la no aquário porque pensei que ela poderia precisar de respirar e não conseguir vir à superfície do lago, já que ela mal se mexe - e no aquário sempre pode por cabeça de fora sem esforço...

Não percebo o que se passou... de um dia para o outro ter ficado assim... Entretanto, a outra está normal...

O meu lago, porque é exterior, tem lá muita bixarada, muitas rãs grandes e pequenas que por lá andam (criam-se lá), insectos, plantas aquáticas, etc... Mas sempre foi assim o lago e nunca houve problemas...

Será que algum bichito do lago a atacou? Ou ela comeu algum bicho que lhe fez mal?

O que é estranho é que ela estava bem e de um dia para o outro ficou assim...

Em termos de aspecto exterior, não consegui ver nada de anormal...

Se alguém se quiser pronunciar, agradecia...

O meu lago é assim:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por mondrian em Qua 6 Abr 2016 - 9:10, editado 1 vez(es)
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3002

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qua 6 Abr 2016 - 10:03

Boas,

Na minha opiniao a partir do 2.º ano de vida podes deixa-las todo o ano dentro do lago, será até mais saudavel para elas, porque é uma hibernaçao correcta, dentro de casa apenas semi-hibernam.

O tempo ainda está frio, provavelmente a agua está mais fria fora de casa que dentro de casa, o que quer dizer vai ficar mais tropega do que estava.

Aconselho uma visita a um veterinario para uma visualizaçao directa e uma opiniao especializada.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
mondrian
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qua 6 Abr 2016 - 11:18

Norby,
Obrigado pela resposta.

Pelo que pesquisei, também me parece que elas aguentavam no lago durante o Inverno. Mas como na minha zona (Viseu) o Inverno é bastante agressivo, durante a noite chegam a estar temperaturas negativas e, por vezes, até se formam placas de gelo à superfície, não quis arriscar e tirei-as do lago...

A causa do problema da tartaruga tem que estar relacionada com a ida para o lago, porque ela estava bem e passado um dia de estar no lago ficou assim... sendo certo que ontem até esteve sol e bastante calor (para a época) todo o dia... A outra tartaruga até esteve a apanhar sol e tudo...
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qui 7 Abr 2016 - 15:28

Boas

Se o lago tem, pelo menos alguma extensao, alguns 45, 50cm de profundidade nao tens qualquer problema. Mesmo que o lago gele á superficie elas tem a capacidade de retirar da agua o oxigenio que necessitam. Elas habitam rios, nomeadamente nos EUA, que gelam totalmente á superficie.

As temperaturas estão a subir, se ela nao mostrar sinais de melhoria rapidamente, tens mesmo que recorrer a um veterinario.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
mondrian
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qua 13 Abr 2016 - 8:37

Quanto à tartaruga, esteve 2 dias no aquário e melhorou. Voltei a colocá-la no lago e, embora ela passe grande parte do tempo escondida, pelo que pude observar já está normal Smile

Quanto à hibernação no lago, quero ver se ganho coragem para, no próximo inverno, as manter no lago...

Obrigado pelas respostas!
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qua 13 Abr 2016 - 11:36

Boas

Ainda bem que está bem. Wink

Cheguei a pensar que a fosses perder...

zyrud
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 14

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Qui 14 Abr 2016 - 13:30

Tens aí um lago de sonho!
Estou a planear o meu Very Happy
Parabéns!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   

Tartaruga ficou apática...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: