Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Instalação da lâmpada UVB
Ontem à(s) 19:06 por herpez

» *... o aquário das minhas bebés ...*
Ontem à(s) 18:57 por olga assis 53

» Filtro Externo EHEIM classic 300
Ontem à(s) 18:25 por herpez

» Phrynops geoffroanus filhote como cuidar
Ter 21 Fev 2017 - 22:02 por diegonfp

» A minha Idália
Ter 21 Fev 2017 - 19:17 por VCASTRO

» Chinemy Reevesi (Chinese pond turtle)
Ter 21 Fev 2017 - 18:58 por VCASTRO

» [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma
Ter 21 Fev 2017 - 15:19 por norby

» Lago de alvenaria ou de piscina retangular?
Ter 21 Fev 2017 - 14:54 por Tenan

» Minha tartaruga está comendo de mais
Ter 21 Fev 2017 - 12:36 por norby

Compartilhe | 

Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Malagoli
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 17

MensagemAssunto: Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer   Qua 23 Dez 2015 - 16:23

Meu casal de tigre-d'água brasileiras, que estão perto de completarem dois anos, andam com umas manchas brancas nas carapaças que só aumentam com o tempo. Vocês já viram algo parecido? Pergunto porque nas trocas de placas anteriores isso não aconteceu com a severidade atual.

A maioria das pessoas pra quem eu mostrei fotos não acham que essas manchas seriam por causa de fungos. Conversei em junho com uma veterinária que trata de tartarugas da Fazenda Reserva Romanetto, um criatório legalizado dessa espécie no Brasil. Devido à distância geográfica, elanão pôde fazer um exame clínico dos meus animais. Porém, julgando pela aparência visual, ela levantou a hipótese de ser um caso de ecdise incompleta (quando a troca de pele, neste caso, dos escudos que compõem a carapaça, não ocorre até o final), possivelmente por deficiência vitamínica. Segundo ela, quando isso acontece, é comum que se proliferem bactérias em baixo das placas que não se soltaram por completo, gerando manchas esbranquiçadas.

Porém, elas são alimentadas com a ração Reptolife, fabricada pela Alcon, própria para tartarugas aquáticas. Muito raramente, ofereço outras coisas, como couve, aguapés, peixes vivos ou gammarus.

Minhas tartarugas ficam ao ar livre, com exposição direta ao sol durante parte do dia. Organizei o aquaterrário numa grande caixa plástica (dessas que se usa para preparar concreto em obras) com capacidade para 180L. Dentro dessa caixa há pedras naturais posicionadas para que elas possam sair da água para os banhos de sol. A água é filtrada com um filtro submerso com capacidade para 1200L/h, fabricado pela SUNSUN.

Antes de irem para esse tanque, elas eram totalmente saudáveis e ficavam num aquário, sob iluminação UVB. Porém, o espaço foi se tornando muito pequeno à medida que cresciam. Por isso, decidi deixá-las fora de casa, com mais espaço para nadar e à luz solar natural. Como fiz tudo o que se recomenda a respeito do manejo desse tipo de animal, eu realmente não sei o que posso estar fazendo de errado para provocar essa situação.

Sei que o melhor é procurar um veterinário que atenda animais silvestres, porém pela ansiedade de saber o que pode ser, gostaria de receber aqui seus palpites.

Desde já, agradeço.

Aqui, vocês vêem fotos de como elas estavam em junho de 2015.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Aqui, fotos deste mês, dezembro de 2015.

E aqui, imagens do aquaterrário que montei numa caixa de preparar concreto.
RP
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2479

MensagemAssunto: Re: Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer   Sex 25 Dez 2015 - 21:25

Escamas que precisam de se soltar e não conseguem. Tem que estar mais tempo em seco e com temperatura mais alta. Wink
Monegascos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer   Ter 29 Dez 2015 - 12:45

Isso também já me aconteceu várias vezes Malagoli, mas não nessa intensidade, tentei descobri mas nunca soube o que era, inclusive levei em um veterinário de exóticos e ele também não sabia.

RP, mas se for ao ar livre, quais seriam as opções? Afinal ficamos dependentes do clima, e sabe se são prejudiciais as tartas?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer   

Carapaças com manchas - dêem opiniões sobre o que fazer
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: