Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Hoje à(s) 17:16 por EduardaRibeiro

» Doação de 2 tigres
Sex 22 Set 2017 - 12:05 por MightyCucumber

» Ficha: Chinemys Reevesii (Tartaruga Chinesa de 3 Quilhas, Reeve's Turtle)
Qui 21 Set 2017 - 14:49 por norby

» Qual a espécie da minha Nikita??
Qui 21 Set 2017 - 14:46 por norby

» Ajuda - tartaruga doente
Qui 21 Set 2017 - 10:35 por norby

» Pseudemys concinna hieroglifica
Seg 18 Set 2017 - 17:48 por norby

» Pálpebras inchadas e peles
Sex 15 Set 2017 - 17:03 por norby

» Carlão ou Carlinha? Dúvidas com o sexo da minha pequena
Sex 15 Set 2017 - 15:45 por norby

» Fungos ou troca de carapaça?
Sex 15 Set 2017 - 15:11 por Jotemalo

Compartilhe | 

Tigre D'agua só come maça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Tigre D'agua só come maça   Sab 12 Dez 2015 - 10:23

Tenho uma tigre d'agua com em torno de 6cm de casco. Não sei a idade dela mas imagino que não tenha mais de 1 ano.

Eu tento dar RaptoLife Baby para ela mas ela cheira cheira, e não come. Ficou nisso 2 dias.
Ai preucupado por ela não comer resolvi experimentar uma fruta.

Peguei uma maça na geladeira, cortei uma fatia fina e depois cortei em cubinhos de menos de 0,5x0,5cm.

Ela cheirou e ignorou tambem.

Fui fazer outras coisas e deixei as maças boiando na água. Mais tarde quando voltei, percebi que ela tinha comido.

No dia seguinte dei maça de novo, e ela foi pra cima e comeu ela em questão de segundos.

Hoje pela manha tentei dar a RaptoLife Baby, e ela ignorou de novo, ofereci maça e ela comeu.

Sei que não é recomendável alimenta-la só com maça. Queria saber oque posso fazer para corrigir isso.

Obrigado. Very Happy
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3229

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 12 Dez 2015 - 11:02

Boas

Se queres introduzir novos alimentos da-lhes 1 ou 2 dias de jejum e oferece em exclusivo o alimento a introduzir. Podes e deves dar outros alimentos, couve, cenoura, outras frutas (excepto as citricas)...

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 12 Dez 2015 - 11:12

norby escreveu:
Boas

Se queres introduzir novos alimentos da-lhes 1 ou 2 dias de jejum e oferece em exclusivo o alimento a introduzir. Podes e deves dar outros alimentos, couve, cenoura, outras frutas (excepto as citricas)...

Então, deixo ela sem comida por dois dias, ai dou os sticks pra ela? (Se ela não comer, tem algum problema aumentar pra 3 dias ou volto dar maça?

Qual a quantidade de fruta/sticks que devo dar para ela?

Depois de introduzir os sticks na dieta. De quantos em quantos dias dou frutas? Eu substituo pelos sticks ou faço meio a meio?

Obrigado.
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 12 Dez 2015 - 19:39

Descobri hoje que ela é uma Tartaruga-do-ouvido-vermelho, essas informações ainda valem?
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Seg 14 Dez 2015 - 12:10

Boas

Para já, e se tem 6cm,podes alimentar diariamente. Daqui a uma ano podes e deves começar a alimentar a cada segundo dia.

A alimentaçao base deve ser sempre os sticks.

Sim podes dar 3 dias de jejum.

Deves alimentar em exclusivo cada alimento (se bem que nao vejo problema em dar meio meio se ela comer dessa forma. Um dia um outro dia outro, por ex.º.

O correspondente ao tamanho da cabeça.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Ter 5 Jan 2016 - 11:09

Estou pegando o jeito de alimenta-la.

Hoje em dia eu dou sticks pela manha, em torno de 20, ela come todos mas vezes sobra.
Se sobrar sei que ela não vai comer a tarde, só a noite, ai dou uma fruta(maça)
Se ela come tudo eu dou maça pela tarde ai ela não come a noite.

Quando vou fazer a limpeza do aquaterrario eu a coloco em uma bacia com agua do próprio aquaterrario e boto 3 bolinhas de carne bovina moída em pedacinhos. Ela sempre come tudo.

Eu comprei R$2 em carne bovina moida, da em media de 50g... Fiz em torno de 50 bolinhas numa forma e congelei. Apos congelar coloquei todas elas num pote no congelador. Funciona perfeita.

Falando nas bolinhas de carne moída... Foi desse modo que a acostumei a comer sticks.
Esmaguei os sticks formando um farelo, misturei o farelo na carne moída e congelei apenas alguns assim, alimentei ela com eles por 3 vezes. Hoje em dia ela come os sticks que é uma beleza, como falei a cima. Very Happy

Uma duvida... Estou cansado de dar maça pra ela, ja tentei dar banana mas ela come só caso esteja desesperada de fome. Ja dei melão e ela come muito pouco também.
Queria dar outras frutas, folhas, legumes... O que me indica?
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Ter 5 Jan 2016 - 12:38

Boas

Atençao alimentar só uma vez por dia!

Nao sei que sitcks é que estas a oferecer, mas 20 sticks equivalem ao tamanho da cabeça? Isso nao é muito para um animal de 7cm? Nao sobre alimentes o animal.

Ela vai crescer, mas é importante que o crescimento seja sustentavel, isso vai aumentar a sua longevidade.

Pessoalmente nao sou apologista de 'carne' a nao ser que estejamos a falar de grilos, gafanhotos, caracois,...

Podes dar couve, cenoura, repolho, cenoura, todas as frutas menos as citricas, e por ai fora.

Aconselho a retirar os restos de comida uns 5 ou 10m depois de alimentares. Isso vai ajudar a manter a qualidade da agua.

tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Ter 5 Jan 2016 - 19:31

Existe algum metodo para saber se ela esta com fome ou não?

Ja que so deve alimenta-la uma vez por dia, eu posso revesar entre sticks/frutas/carne? Ou tenho que dividir, por exemplo, metade stick metade fruta, mas ao mesmo tempo.

Não posso dar porções menores mas 2 vezes por dia?

Imagino que 20 passe um pouco do tamanho de sua cabeça.
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Qua 6 Jan 2016 - 3:58

Hoje dei comida só pela manha e ela esta desesperada, normalmente esta hora(00:40) ela ja esta dormindo, porem ela esta nadando na minha direção parecendo querer algo.

Sei que ela não vai morrer por ficar um dia sem comer mas ela vai se acustumar a comer apenas uma vez ao dia?

Dei um pouco de ração pra ela agora por que vou alimenta-la apenas amanha a tarde.
Quero acostuma-la a comer apenas no período da tarde.

Tirei uma foto do que dei pra ela, normalmente dou o dobro do que tem na foto. (Tem mais ou menos 40 na foto)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Obs: Medi ela e a pesei, ela esta com exatos 60g e 6,5cm com aproximadamente 1 ano de vida.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Qua 6 Jan 2016 - 9:46

Boas novamente Tiago,

O problema nao é com a tartaruga é teu. Nós é que temos tendencia de humanizar as tartarugas. Nós somos mamiferos, as tartarugas sao repteis. Ao contrario de nós nao se alimentam todos os dias na natureza (nem precisam) e tem mecanismos que lhe permitem ultrapassar essas contrariedades.

Como referi deves alimentar, com esta idade, apenas uma vez por dia. Se conseguires que ela aceite metade sticks, metade vegetais ou metade fruta, muito bem nao vejo problema nenhum. Pessoalmente prefiro alimentar apenas com um alimento, evita a sujidade.

Um dia de jejum por semana tambem só lhe fará bem. Nao esquecer que a partir dos 2-3 anos deves alimentar a cada segundo dia, e em adultas a cada terceiro dia ( 2 a 3x semana).

tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Qui 7 Jan 2016 - 0:28

norby escreveu:
Boas novamente Tiago,

O problema nao é com a tartaruga é teu. Nós é que temos tendencia de humanizar as tartarugas. Nós somos mamiferos, as tartarugas sao repteis. Ao contrario de nós nao se alimentam todos os dias na natureza (nem precisam) e tem mecanismos que lhe permitem ultrapassar essas contrariedades.

Como referi deves alimentar, com esta idade, apenas uma vez por dia. Se conseguires que ela aceite metade sticks, metade vegetais ou metade fruta, muito bem nao vejo problema nenhum. Pessoalmente prefiro alimentar apenas com um alimento, evita a sujidade.

Um dia de jejum por semana tambem só lhe fará bem. Nao esquecer que a partir dos 2-3 anos deves alimentar a cada segundo dia, e em adultas a cada terceiro dia ( 2 a 3x semana).

Realmente é difícil de se acostumar a isso, por que como você falou somos mamíferos e comemos mais de uma vez por dia, apesar de eu nunca almoçar Razz

Hoje não a alimentei pela manha e de tarde dei a mesma quantidade de sticks da foto.

Eu não gosto da ideia de dar apenas um alimento(sticks) ainda vou alimenta-la com frutas/vegetais/carne uma vez que outra. Ja que não tem nada de errado com isso.

Uma duvida: Se ela começar a perder peso devo me preocupar? (Começarei a pesa-la todas semanas)
Como falei ela esta com 6,5cm, 60g, 1 ano+-.

Muito obrigado.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sex 8 Jan 2016 - 18:28

Boas

Sim deves preocupar-te.

No entanto nao me acredito que perca peso, a nao ser que hiberne.

tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 9:34

Ate ela se acostumar a comer apenas uma vez por dia, eu estou a alimentando duas vezes por dia, mas em quantidade bem pequena. Equivalente a 1/2 cabeça em quantidade de alimento.

Percebi que agora sempre que a alimento ela esta morrendo de fome, comendo tudo rapidamente... Quando pego ela na mão para limpeza do aquário ela morde meus dedos, imagino que seja por causa da fome...

Ela deveria reagir assim, sempre demonstrando fome?
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 10:18

tiago_gazzola escreveu:
Ela deveria reagir assim, sempre demonstrando fome?

Se é uma tartaruga saudavel sim.

Não acho normal é continuares a alimenta-la duas vezes por dia.

tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 11:05

Vou parar, estou acustumando gradativamente ela a comer menos, por que ela comia o triplo do que come hoje.

Olha só, reparei que ela esta mordendo a folhagem(falsa) e ate mordendo as pedras.

As suas fazem isso?

Outra coisa que reparei, tinha uma feze/coco/dejeto(não sei como falam em portugal) dentro do tartarugario, quando dei a ração pra ela hoje, olhei alguns minutos depois e sumiu com tudo, comida feze/coco/dejeto tudo...

Algum problema ela comer a própria feze/coco/dejeto?
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 11:09

Pra eu saber a quantidade que ela come eu não posso ficar dando comida pra ver ate quanto ela come e nas próximas vezes da a mesma quantidade?

Por que tenho a impressão que ela esta sempre com fome.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 14:30

Tiago uma opção é dar algum outro alimento tipo couve, é grande a chance dele não comer com tanta voracidade, é que nem uma criança se você der chocolate ele vai comer mesmo estando cheio já, e se der uma folha de alface é outra história haha, cuidado pra não deixar a tartaruga obesa, veja nas patas traseiras se não tem umas gordurinhas quando ela se esconde no casco.
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Sab 9 Jan 2016 - 21:50

Então eu posso deixar uma folha de couve sempre que eu ver que ela aparenta estar com fome?

Largo a couve dentro da agua mesmo? Em pedaço grande?
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   Seg 11 Jan 2016 - 11:51

tiago_gazzola escreveu:
Vou parar, estou acustumando gradativamente ela a comer menos, por que ela comia o triplo do que come hoje.

Olha só, reparei que ela esta mordendo a folhagem(falsa) e ate mordendo as pedras.

As suas fazem isso?

Outra coisa que reparei, tinha uma feze/coco/dejeto(não sei como falam em portugal) dentro do tartarugario, quando dei a ração pra ela hoje, olhei alguns minutos depois e sumiu com tudo, comida feze/coco/dejeto tudo...

Algum problema ela comer a própria feze/coco/dejeto?

O acto de comer as proprias fezes chama-se coprofagia, e é muitas vezes relatado com tartarugas. Um bom filtro, ou a retirada das fezes com um camaroeiro é recomendavel.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tigre D'agua só come maça   

Tigre D'agua só come maça
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: