Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ontem à(s) 13:14 por Ronaldo Coutinho

» Rabo da minha tartaruga com problema
Sex 15 Dez 2017 - 18:59 por norby

» Marca branca num dos olhos
Qui 7 Dez 2017 - 17:09 por LinoAlves

» Ajuda por favor , bolha branca na pata
Seg 4 Dez 2017 - 15:46 por norby

» Tartaruga tigre perdendo cor do casco
Seg 4 Dez 2017 - 15:45 por norby

» Doença nas patas
Seg 4 Dez 2017 - 15:31 por norby

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Seg 4 Dez 2017 - 15:29 por norby

» AJUDA!! DUVIDA SOBRE UMA COISA PRETA SAINDO DO RABO!!!
Qua 29 Nov 2017 - 15:42 por Glaucia109

» Tartaruga não come
Sex 24 Nov 2017 - 16:06 por arq.sousapedro

Compartilhe | 

Tuguinha 20-04-2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 44

MensagemAssunto: Tuguinha 20-04-2015   Dom 24 Maio 2015 - 22:44

Boa noite..
Eu à cerca de 3/4 semanas adoptei uma Tuguinha linda, linda.. Mas infelizmente como é a minha primeira não consigo determinar com clareza o seu sexo nem a sua especie.
Pelo que li aqui no Forum e pelas minhas observações a minha Tuguinha é um menino e uma Tartaruga Corcunda do Mississipi. Mas tambem já pensei numa false map mississipi. Estou confusa e preferia ter a vossa opiniao para ter a certeza. Vou colocar algumas fotos que tirei à bichaninha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
norby
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 3333

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Seg 25 Maio 2015 - 9:14

Boas

Gostei de ver!

Posso perguntar o que é que leste no forum que te levou a concluir que é macho?

Lamento desiludir-te mas so daqui a uns anos é que vais poder confirmar isso, a não ser claro que saibas a temperatura de incubaçao.

Umas fotos melhores ajudavam a confirmar a especie, mas vê [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Sab 13 Jun 2015 - 23:57

Oii estive um pouco ocupada com exames. E só tenho conseguido dar uma olhadela pelos tópicos. Na verdade nem me tinha apercebido que tinha obtido uma resposta.
Bem a conclusão foi ao que tenho lido em relação à grossura da cauda e da localização da abertura anal. (Acabei de perceber que a temperatura da incubação deve influênciar de alguma maneira o sexo dos hatchlings, tenho que admitir que a natureza é espantosa.) Mind you, não sou nenhuma expert visto que é a minha primeira tartaruga e o que sei neste momeno o devo a este fórum. Que é o máximo em relação a informação pertinente.
No início quando a recebi admito, com muita vergonha, que a coloquei numa daquelas tartarugueiras de supermercado com a ilha no meio (esteve lá cerca de 1 semana). Quando me apercebi que ela praticamente não se mexia comecei a procurar informação referente aos cuidados a ter e digo-vos fiquei chocada com o quão mal preparada eu estava e o quão mal eu estava a tratar o Sparkie. Arranjei logo um aquário, filtro, as lâmpadas adequadas e uma plataforma.
Hoje é Super activo, já come bem os sticks de ração e adora estar no quentinho da plataforma. Nem parece a mesma.
Obrigada gente.. Vocês são o máximo. (X
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Dom 14 Jun 2015 - 0:01

Como o aquário está neste momento.
O tamanho é provisório. Até ao final do ano espero conseguir comprar o definitivo.

O Sparkie encontra-se a fazer a esparguata. A ginástica é importante na sua vida. Wink
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 293

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Dom 14 Jun 2015 - 17:31

Muito bom o layout do aquário. Razz Gosto especialmente dos esconderijos que lhe arranjaste, por enquanto ainda tem bastante espaço para esticar as pernas.

Não tarda nada vais ter aí um mostrinho, a minha também era assim pequena quando veio e agora parece uma panqueca ahah.

Só um conselho - tenta passar algum tempo com ela e manuseá-la de tempos a tempos (uma vez por dia é o ideal): sendo as Graptemys mais tímidas por natureza, podem ter mais receio de humanos, mesmo dos donos que vêm diáriamente. Como não fiz isso com a minha, ela agora é a mais assustadiça e não se sente tão à vontade como as outras quando a manuseio. Wink

Última edição por MightyCucumber em Dom 14 Jun 2015 - 20:28, editado 1 vez(es)
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Dom 14 Jun 2015 - 20:09

Eu já estou a ver que sim.
Vai fazer dois meses que tenho o Sparkie, quando chegou não a medi, mas ainda assim já noto uma diferença enorme. Media mês passado e tinha 4,6 cm de carapaça e da cauda à cabeça tinha 6,6. Já tenho medições marcadas no calendário. (X
Já escamou a pele do corpo completa, o que pelo que li é normal.

Eu li que as False Map são super tímidas e "antisociais", exactamente como a minha, mas todos os dias pego nela. Até porque a comida não a dou no aquário prefiro tirar uns minutinhos por dia para estar com o Sparkie, no início sentia-se pressionado e só comia quando a fome apertava a sério. InsistI neste método e agora já me vem buscar a comida à mão. Very Happy
Ainda não a convenci é a ficar na plataforma enquanto estou perto dela. Sempre que vê movimento faz um mortal à carapau para a água (por assim dizer). (X
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Dom 14 Jun 2015 - 21:08

Obrigada. Deu um pouco de trabalho mas achei que conseguia fazer uma coisa mais bonita e estéticamente agradável que as plataformas comerciais. E também o caso de achar que 10€ por uma daquelas plataformas que colam com ventosas no canto do aquário ser meio sem graça e sem noção.
Ainda para mais era um material muito áspero parecia esfregão da banca.
Dei cabo do abajur horrível vernelho, que tinha por casa, cortei-o a meio sequei durante 12h as pedras que tinha amontoadas no aquário, com a plataforma provisória, comprei silicone de aquário por 3/4€ e colei tudo. Deixei secar 24h e voila!!! Tive é que por um pouco de tubo pvc no centro do vaso para ajudar a suportar o peso.
Mas acho que vou trocar o abajur de plástico por um vaso de barro. Ainda não sei bem.. :s
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Seg 15 Jun 2015 - 11:22

Boas,

Boas,

Não sou particularmente apologista do manuseamento, nem o aconselho.

Considero que o seu manuseamento deve ser limitado ao essencial, como por ex.º para manutençoes do habitat, ou observação de enfermidades.

Não me interpretes mal MightyCucumber, mas as tartarugas, e aliás os repteis em geral nao sao os animais mais indicados para serem manuseados ou acariciados, para isso deve-se optar por ex.º por mamiferos (cães, gatos, hamsters, esquilos, chinchilas,...), eles apreciarão e o retorno será com certeza muito maior.

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 293

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Ter 16 Jun 2015 - 8:37

Respeito a tua opinião Norby, mas acho que habituar os nossos repteis ao toque humano, pelo menos uma vez por dia, é algo que não lhes seja prejudicial. Wink

Tens exemplos de cobras por exemplo que se não forem manuseadas regularmente podem tornar-se mais agressivas; outros exemplos mais recentes são os geckos, que ganham cada vez mais popularidade e que estão a ser criados precisamente para serem o mais dóceis possíveis de modo a permitir o manuseio.

Na minha opinião um manuseio regrado (ou seja, não estar constantemente a andar com elas de um lado para o outro lol) pode mesmo acabar por diminuir possíveis níveis elevados de stress aquando de mudanças de local para alimentação, limpezas do aquário, etc... - claro que há gostos e gostos, e há sempre quem goste mais do bicho o mais "selvagem" possível, tentando simular as condições do seu habitat natural.

Eu pessoalmente gosto e tento que os meus animais se sintam o mais à vontade possível na minha presença - mas já estamos a ir um bocado offtopic, eheh. Smile
norby
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Ter 16 Jun 2015 - 11:44

Boas MightyCucumber,

Há uma uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais,sentimentos ou ações próprias dos seres humanos (Personificaçao).

É importante nao humanizar, nem atribuir emoções, desejos e sensações a animais selvagens.

Como referi o seu manuseamento deve ser limitado ao essencial, como por ex.º para manutençoes do habitat, ou observação de enfermidades. Nao um manuseamento diário.

Dado que este é forum dedicado ao tema das Tartarugas, essa é a mensagem que tem que passar.

Existem as mais diversas opçoes de animais em pet-shops, que gostam e precisam de ser acaraciados e manuseados.

Se pretendem animais que gostem de dar e receber esse é o caminho.

CristianaBarros
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   Dom 9 Ago 2015 - 19:06

A minha lindona cresceu tanto que já não cabe no aquario onde a tinha desde que a fui buscar.

Bebe à duas semanas comigo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A semana passada: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Actualmente estou á espera do meu aquario de 150L e por esse motivo tenho a minha lindona numa caixa de arrumações de 41L.

Em relação a iluminária tenho uma Trixie Tropic Pro Compact 6.0 Compact Lamp. UV-B compact lamp e uma Trixie Neodymium Basking Spot-Lamp. Broad spectrum reflector spotlight.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/center]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tuguinha 20-04-2015   

Tuguinha 20-04-2015
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: