Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Lâmpada UVB da marca nomoypet alguém conhece?
Ontem à(s) 11:34 por Ronaldo Coutinho

» Adoção / Adotar / Doar / Doação
Seg 27 Mar 2017 - 22:33 por Ulisses

» Identificar especie
Sab 25 Mar 2017 - 10:44 por norby

» Nova casa para a Tuxa
Sex 24 Mar 2017 - 10:08 por norby

» Preciso de ajuda!!
Qui 23 Mar 2017 - 16:46 por Ronaldo Coutinho

» Alimentação Graptemys
Qui 23 Mar 2017 - 13:52 por andre99amaral

» [DIY] Projeto com Caixa de Arrumação Grande - Área Exterma
Seg 20 Mar 2017 - 7:38 por Ronaldo Coutinho

» Aquário e filtro conselho
Sex 17 Mar 2017 - 16:55 por FlávioCorreia

» Lâmpada para tigre d'Água
Sex 17 Mar 2017 - 16:50 por Ronaldo Coutinho

Compartilhe | 

Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
snopkstill
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Qua 22 Abr 2015 - 12:51

Prezados,

Bom dia.

Hoje fui higienizar o aquário da minha tigre d'agua (orelhas vermelhas) e notei os seguintes ferimentos no plastrão (os fiapos que aparecem na imagem são do pano que a sequei para tirar a foto):
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O aquário dela possui duas plataformas, conforme se verifica nas fotos abaixo:

O que acham? Pode ser algum fungo? Eu suponho que possam ser ferimentos pelo contato com as pedrinhas e o cimento das plataformas (estava colocando alguns sticks na plataforma mais alta para ela se movimentar).

Indicam algum tratamento paliativo?

Desde já obrigado.

Abraços.

Última edição por snopkstill em Qui 23 Abr 2015 - 10:33, editado 2 vez(es)
Turtles
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Qua 22 Abr 2015 - 19:01

A tartaruga tem a carapaça ligeiramente enfraquecida, experimenta coloca-la com mais Sol, e ajuda se tirares pedras afiadas e duras, experimenta também colocar a comida na agua de modo a que a tartaruga nao tenha de se arrastar pelas pedras,....
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3045

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Qui 23 Abr 2015 - 9:45

Boas

Apostaria se calhar nos fungos... scratch

A higiene do aquario é muito importante bem como a alimentaçao variada e radiaçao Uvb ou sol directo. Reparei que nao tens lampada Uvb.

Lê os seguintes tópicos:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
snopkstill
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Qui 23 Abr 2015 - 10:24

Prezados,

Obrigado. Ela fica por volta de 2h no Sol, mas, tendo em vista os ferimentos, irei comprar uma PT2159/Repti Glo/5.0/T8/15”/38cm/14W. Acham suficiente para substituir a luz do Sol?

Com relação à plataforma, estou pensando em retirá-la e substitui-la por uma flutuante. Uma outra opção seria forrá-la com silicone de aquário. Acham que isso traria problemas à tartaruga? Como são animais esfomeados, fico com medo que ela tente comer o silicone... Laughing

Deixar a água um pouco salobra a debilitaria ainda mais? Estava pensando em utilizar sal para controle de eventuais fungos. Além disso, irei passar no plastrão um antisséptico vendido no Brasil chamado Povidine.

Obrigado e abraços.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Qui 23 Abr 2015 - 23:40

As minhas tartarugas tiveram ferimentos parecidos. Eu levei elas ao veterinário e ele disse que foi alguma lesão e acabou entrando bactérias e que se não fosse tratado poderia evoluir para septicemia, ele me recomendou passar Povidine!
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 269

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Sex 24 Abr 2015 - 20:16

O melhor seria mesmo veres-te livre dessas plataformas. Isso é extremamente abrasivo para o plastrão da tua tartaruga, e como o Monegascos disse, isso pode dar para o torto. :/

Consulta um veterinário e ele vai te dizer o que fazer, e entretanto segue os conselhos dos outros membros. Smile
Monegascos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Sab 25 Abr 2015 - 1:52

No meu tanque eu retirei todas as pedras que pudessem magoar o casco das tartarugas, optei por colocar pisos com o lado não abrasivo e troncos. No seu caso acho que é melhor colocar a plataforma flutuante mesmo, o silicone é bem capaz dela comer...

Concordo com MightyCucumber, o melhor é sempre consultar um veterinário.
snopkstill
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Dom 26 Abr 2015 - 23:34

Amigos,

Comprei uma plataforma flutuante, lâmpadas UVB e UVA e estou aplicando o antisséptico!

Só estou matutando aqui em como arrancar essas plataformas sem quebrar o aquário... scratch

Atualizarei o tópico com progresso da recuperação dela.

Obrigado pela ajuda!

Abs.,
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   

Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: