Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O Meu Aquaterrário ( E algumas dúvidas )
Ontem à(s) 21:02 por Simão Duarte

» Tigre d'água
Ter 17 Out 2017 - 22:13 por Klenerjf

» O meu lago
Seg 16 Out 2017 - 14:44 por Ronaldo Coutinho

» Aquario - Rasmpa e Lampadas
Seg 16 Out 2017 - 13:50 por norby

» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Sex 13 Out 2017 - 22:44 por thiagoelazzi

» Água Turva
Qua 11 Out 2017 - 22:07 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga Lucky não come
Qua 11 Out 2017 - 22:01 por Joana Lope

» Plantas silvestres - alimentação Trachemys scripta elegans
Qua 11 Out 2017 - 14:48 por thiagoelazzi

» A minha tartaruga não come
Ter 10 Out 2017 - 16:24 por Joana Lope

Compartilhe | 

Mancha estranha na carapaça!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Monegascos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 129

MensagemAssunto: Mancha estranha na carapaça!   Dom 29 Mar 2015 - 14:34

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda a minha trachemys dorbigni tinha umas manchas brancas na carapaça quando ela trocou as placas sumiu, mas agora essa mancha apareceu na minha tartaruga bebê de 2 anos, alguém saberia dizer o que poderia ser?
A uns meses as minhas tartarugas tiveram um inicio de septecemia o veterinário receitou passar iodopovidona(acho que ai em Portugal vocês chamam de Betadine) e depois uma pomada, eu perguntei o que poderia ser essa mancha mas ele não soube explicar.
Obrigado!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3258

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 8:37

Em que condiçoes as mantens?

Ela tem acesso a luz solar directa ou Uvb?

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 83

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 15:05

Olá!

O que é septicemia?

E como assim o vet não soube explicar as manchas??

Olhando assim acredito ser manchas de crescimento (troca de placas). Manda mais foto, e se possível, mande também do aquário dela.
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 290

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 15:19

As manchas na carapaça podem ser do mais variado tipo, e podem formar-se devido a tantos factores que às vezes nem aquariofilistas experientes sabem explicar. No entanto, e dado o aparente historial de septicémia (o qual eu duvido, isso não se trata simplesmente com Betadine... :/), penso que as condições em que a mantens possam não ser as melhores.

O Norby referiu a luz UVB, que é muito importante para o metabolismo das tartarugas, e caso em falta, pode levar a desregulações do metabolismo mais visíveis na carapaça.

Outra coisa, que por vezes escapa: já tentaste esfregar a mancha com uma escova de dentes velha por exemplo? Às vezes podem ser só depósitos minerais... Smile
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 16:25

Mas o que é septicemia????
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 290

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 17:14

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Uma simples pesquisa no Google dá as respostas, mas aqui vai - é uma infecção generalizada (ou seja, as bactérias não estão confinadas a um sítio, estão por toda a corrente sanguínea), normalmente bacteriana, que nas tartarugas se manifesta por manchas e feridas rosadas, entre outros sintomas.
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 18:46

Obrigada.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Seg 30 Mar 2015 - 22:49

Então, ela junto com as outras adultas ficam em um tanque externo, já a bebê tem um aquário dentro de casa, mas todas as manhãs meu pai coloca ela em uma parte separada do lago e eu só retiro de noite.
Me expressei mal na verdade elas tiveram varias feridas no casco mas o veterinário disse que ainda estava num estágio inicial e que não havia septicemia.

Já tentei passar uma escova mas não sai, só saiu mesmo depois da troca de placas, mas agora como apareceu também na bebê fiquei preocupado.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Ter 31 Mar 2015 - 11:13

Boas,

Pode ser resultado da falta de sol, alimentaçao desiquilibrada, ou eventualmente algum fungo. Apesar de nao serem particularmente sensiveis as condiçoes da agua, a qualidade da agua é importante. Muitas vezes são a explicaçao destas situaçoes...

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Ter 31 Mar 2015 - 13:29

Eu ainda acho que é de crescimento....
Qual ração você da para elas? Da folhas?
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qua 1 Abr 2015 - 22:54

Sim Norby, depois que eu descobri que elas poderiam contrair septicemia comecei a cuidar melhor da qualidade da água, de duas em duas semanas faço uma limpeza completa no lago com água sanitária para matar todas as bactérias, pois eu ainda não consegui comprar um filtro...

Tamires, dou a ReptoLife da Alcon, couve, folha de amora, agrião
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qui 2 Abr 2015 - 13:55

Olá!

Quando levei a minha pequena no veterinário ele orientou a dar outra ração, pois a da Alcon é muito fraca...
Agora com a alta do dólar ficou quase impossível comprar a da Tetra, eu sei... Ainda mais se as suas comem muito igual a minha...Então ele orientou a dar mais folhas e dar salmão, porque só essa ração não supre as necessidades delas.

Ele deu outras opções de marcas de ração, depois se quiser eu passo.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qui 2 Abr 2015 - 22:57

Bem eu tenho 4 tartarugas adultas, mais a bebê, e elas comem muito sim, to até tentando arrumar potes da Alcon maiores porque sai mais em conta
Já cheguei a comprar uma vez o Sera Raffy P, mas até hoje achei só em uma petshop aqui da cidade...

Nunca dei peixe pra elas, só caracóis de jardim e caramujos de aquario, minhocas e bem raramente frango e elas adoram plantas aquáticas também, agora eu trabalho e estudo e só volto pra casa de noite, então não acompanho direito a alimentação delas, mas meu pai da principalmente a ração e folhas de amora...

Quais são as marcas das rações??
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sex 3 Abr 2015 - 8:43

Boas

Admito que possa haver marcas melhores a nivel de qualidade nutricional em relaçao a outras. Pessoalmente nao tenho preferencia, ou uma opiniao formada em relaçao ao tema.

Costumo optar tambem por um pote maior que me costuma dar quase quase para a alimentaçao de um ano.

A alimentaçao que descreves parece-me bem. Os insectos tambem costumam fazer parte da sua alimentaçao na natureza.

Tenho um aquario de peixes, onde tambem tenho caracois que são até tipo praga. Nao tenho oferecido porque nao quero transferir a 'praga' para o aquaterrario... a nao ser que os ofereça esmagados... scratch

Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sex 3 Abr 2015 - 16:59

Eu já vi uma postagem que mostrava os valores nutricionais de varias marcas e realmente a Alcon não estava entre as melhores, mas é a unica marca que consigo com facilidade aqui...

Norby este pote é de quantas gramas? e quantas tartarugas você tem e a quantidade de ração que você da a elas? Até agora o maior pote que encontrei é de 270g mas já achei na internet potes de até 1kg

Os caramujos que tenho aqui são os Physas, não sei se ai em Portugal são os mesmos, realmente eles são bem proliferos, comecei com três que vieram juntos com as plantas flutuantes e hoje tenho muitos,no aquaterrario eles não se criam pois a bebê devora todos, já no lago as adultas geralmente não dão muita bola pois eles são muito pequenos e elas não os enxergam, mas eles não conseguem se tornar pragas por causa das limpezas que faço.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sex 3 Abr 2015 - 17:10

Boas

Nao te sei dizer o tamanho, mas amanha já te confirmo.

Ofereço talvez o equivalente ao tamanho da cabeça.

Sim por cá tambem existem Physas. Os que eu tenho são Planorbis corneus.

Curiosamente foi assim mesmo que os caracois chegaram ao meu aquario, vieram com as plantas.

Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sex 3 Abr 2015 - 18:49

Muito obrigado Norby, fico aguardando a resposta

Nunca entendi direito isso do tamanho da cabeça, a minha bebê come muito mais que a cabeça dela e continua
pedindo comida...

Quando eu fui comprar as plantas fiquei interessado nas Ampularias(Pomacea) mas como eu não tinha condições acabei não levando, depois fiquei surpreso quando apareceram os Physas, agora crio eles junto com as plantas aquaticas, até que são animais interessantes, além de serem uma fonte de cálcio para as tartarugas
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sex 3 Abr 2015 - 18:52

Acho que na maioria das vezes eles chegam assim acidentalmente nos aquários
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sab 4 Abr 2015 - 8:34

Concordo contigo, chegam mesmo á boleia da maior parte das vezes. Apesar do que li de que nao comem as plantas, acho que tem um efeito negativo sobre elas e as mordiscam...

Peço desculpa hoje sai cedo, nao alimentei a tartaruga, e esqueci-me por completo de ver a gramagem...

A 'tecnica' da quantidade equivalente ao tamanho da cabeça é apenas mais uma referencia, e tem a ver com o tamanho do estomago, que será equivalente á cabeça. Mas o estomago é um musculo tambem se treina, é como nos humanos, quanto mais ofereceres mais ele vai crescer. As tartarugas na natureza podem nao comer todos os dias.

Existe uma referencia alimentar que consiste no seguinte: bébés alimentar todos os dias, juvenis a cada segundo dia e adultos a cada terceiro dia, cerca de duas a tres vezes por semana. Por aqui se vê que temos tendencia a humaniza-las ao alimenta-las todos os dias e somos possuidos pelo sentimento que estarao com fome. Temos que ter cuidado para nao sobrealimentar.

Uma coisa é certa elas estão sempre com fome!

Tambem não é nada invulgar nos iniciantes de aquariofilia de perderem peixes por essa mesma razao. Eles estao sempre cheios de fome e acabam por comer até arrebentar...

A ver se te ponho aqui a indicaçao da gramagem e já agora a marca.

Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Sab 4 Abr 2015 - 15:23

Bem como eu só tenho flutuantes acaba que eles não fazem mal algum, mas acredito que em aquários a superpopulação deles deve ser realmente desagradável...

Realmente nunca havia pensado nessa possibilidade do estomago se expandir

Essa referencia vale apenas para a ração ou para todos os alimentos? Realmente as minhas são alimentadas todos os dias e a minha t.s. elegans está cheia de gordurinhas na parte das patas traseiras

Eu já reparei também principalmente na bebê que ela não liga muito para as plantas aquáticas que ficam no aquário, mas é só balançar o pote de reação que parece que ela não come a um ano Laughing

De peixes só tive Bettas e lembro que minha mãe sempre dizia para colocar somente alguns bagos de ração pois se ele comesse de mais poderia morrer...

Tudo bem Norby, não tem pressa quanto a gramagem!
Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Ter 7 Abr 2015 - 13:50

Olá!

A minha tartaruga também parece sentir fome o tempo todo rs
Ela come quase uma tampinha de ração, como no momento ainda estou dando a da Alcon (pretendo trocar assim que essa acabar) sempre suplemento a alimentação dela com folhas, e agora irei adicionar o salmão.
Nunca dei nenhum tipo de inseto, molusco, verme e afins...e graças a Deus nunca veio um de "brinde" nas plantas aquáticas rs

Sei que ela anda comendo demais....mas o veterinário disse que ela esta em um peso bom para a idade e tamanho dela (pesa quase 800 g). Eu me recuso a não dar comida todos os dias! Sei que esta errado se observamos a natureza..mas coitadinha!
Dou comida de manhã e a noite.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qua 8 Abr 2015 - 0:04

A minha é bem gulosa mas não dou tanta comida assim, até porque se eu for fazer isso vou acabar falindo Laughing

Salmão não é meio caro? Não seria mais fácil dar alguma outra espécie de peixe mais comum?

Eu acho nojento dar caramujo, quer ver lesmas então, mas elas adoram, então quem sou eu para contrariar

Qual é o tamanho dela?

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qua 8 Abr 2015 - 8:52

Boas,

Ontem passei por cá mas esqueci-me de confirmar em casa ao certo o peso. A comida que costumo oferecer é da vitakraft 460g, 1000ml.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Tambem costumo oferecer da zoomed. Costumo comprar acho que de 120g. Um frasco de 460g e este de 120g costuma chegar e sobrar para um ano. A minha tartaruga hiberna.

É importante referir tambem que nao ganho nada com isto. E simplesmente uma questao de opçao.

Tamires Fontes Rodrigues
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qua 8 Abr 2015 - 18:08

Olá!

Ela esta com quase 20 cm, tem 2 anos e 6 meses.
Monegascos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   Qui 9 Abr 2015 - 2:02

Boa noite!

Muito obrigado pela informação Norby, vou ver se encontro alguma destas marcas na minha cidade, só mais uma pergunta, quantas tartarugas você tem?

Tamires, acho que então a minha está muito pequena, ela está com 2 anos e 1 mês e tem só 10 cm, apesar de que de agosto do ano passado pra cá ela cresceu bastante, mas acho que com o inverno ela vai dar uma desacelerada...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mancha estranha na carapaça!   

Mancha estranha na carapaça!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: