Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos

Compartilhe | 

minha tarta esta com manchas brancas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
maiara natally
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: minha tarta esta com manchas brancas   Seg 19 Jan 2015 - 16:02

minha tarta esta com manchas brancas na cabeça e casco, ela esta trocando as placas do casco ou seja crescendo;

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 280

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Ter 20 Jan 2015 - 1:19

Parece-me fungo. Tratar com Betadine (limpar bem primeiro e depois passar um cotonete embebido em Betadine sobre as lesões) e manter a tartaruga seca durante o mais tempo possível ajuda a curar este tipo de doença.

Normalmente quando estes casos acontecem só se deve deixar a tartaruga ir à água para comer, defecar e "esticar as pernas", isto porque quanto maior a humidade, melhor para os fungos - entre 3 a 6 horas de água por dia parece-me bem (mas como nunca lidei pessoalmente com esta doença estou-me só a basear em artigos que li! Smile). O resto do tempo deve estar numa zona seca, de preferência com uma luz quente a incidir sobre ela, mas ter também cuidado para providenciar uma sombra para a qual possa fugir para evitar sobreaquecer.

É também de ter em atenção o setup actual do aquário, pois os fungos "não aparecem do céu". Têm que haver condições propícias para eles se desenvolverem - tens filtro no aquário? Com que frequência o limpas? Tem luz UVB? Termostato? Tudo coisas a considerar se quiseres evitar futuros surtos e sobretudo curar este. Wink
Daniel Augusto
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Ter 20 Jan 2015 - 3:21

De fato essa mancha na cabeça não me parece normal. Nunca usei o Betadine, mas parece que é uma boa solução. Outra alternativa, e isso eu falo por experiência própria, é utilizar uma cartela de permanganato de potássio diluído em água, pois tem ação anti-séptica e você encontra em qualquer farmácia. De qualquer forma o mais indicado é procurar um veterinário de animais silvestres, pois ele saberá o que fazer. Você pode até arriscar ir em uma clínica veterinária comum, mas a probabilidade de conseguir um profissional para tratar esse caso é pequena. Não sei qual é a realidade aí em Curitiba, mas aqui em Belo Horizonte, qualquer animal que não seja gato ou cachorro, já é considerado animal silvestre.
Daniel Augusto
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Ter 20 Jan 2015 - 3:43

Esqueci de informar, que caso você decida procurar uma clínica veterinária de animais silvestre, tenha em mãos a nota fiscal de compra da tartaruga e o certificado indicando que o animal é legalizado, pois tais documentos poderão ser exigidos na consulta.
maiara natally
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Seg 26 Jan 2015 - 10:16

Usei permanganato de potassio e ja esta sumindo valeu galera
maiara natally
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Seg 26 Jan 2015 - 10:18

Fiz o permangato duas vezes e ja vi melhora, devo repetir?
Daniel Augusto
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   Seg 26 Jan 2015 - 14:04

Sim continue a fazer as imersões em solução de permanganato, até as manchas desaparecerem. Não exagere muito nessas imersões, 1 vez ou 2 vezes ao dia já está de bom tamanho. No mais, procure também seguir as recomendações de MightyCucumber quanto a humidade.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: minha tarta esta com manchas brancas   

minha tarta esta com manchas brancas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: