Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» 2 Tartarugas
Ontem à(s) 23:24 por EduardaRibeiro

» Manchas na carapaça
Ontem à(s) 18:11 por DiogoFreitas132

» Tartaruga não come
Ontem à(s) 14:44 por arq.sousapedro

» Ofereço tartaruga
Ontem à(s) 13:25 por Filipe Cruz

» Tartaruga terrestre
Ontem à(s) 13:20 por Filipe Cruz

»  Como faço para viajar com uma tartaruga?
Ontem à(s) 11:28 por norby

» Como faço para viajar com a tartaruga?
Ontem à(s) 11:24 por norby

» Achamos uma Tartaruga
Ontem à(s) 11:23 por norby

» Ph da água
Ontem à(s) 11:20 por norby

Compartilhe | 

A minha Ugabuga e a sua casinha!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Nair
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 41

MensagemAssunto: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Qui 11 Dez 2014 - 21:56

Olá a todos!

Eu sou a Nair e esta é a Ugabuga.

Adotei esta tartaruga, e comprei um aquário usado, termostato, filtro e instalei a bichinha na sua casa nova.
Como está frio e a temperatura da água não passava dos 25º, regulei o termostato para 27º e aparentemente a tartaruga gostou, anda quase sempre na água, nada bastante, está contente!

Juntei umas pedrinhas, adaptei o filtro para ter maior capacidade de filtragem e hoje finalmente comprei lâmpada uvb e uva e montei-a num candeeiro de mola.

Futuramente quero fazer outra adaptação do filtro porque a garrafa de água fica pirosa, e arranjar uma plataforma seca mais jeitosa. Um dia mais tarde, quando tiver mais uns trocos, arranjo um suporte em condições para a lâmpada, porque quero por mais água e assim não dá.

E pronto, por agora é tudo.
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3311

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 12 Dez 2014 - 9:43

Boas Nair,

Está bonita!

Nota-se ai o teu esforço DIY.

Em relação á temperatura aponta sempre para os 24C. Temperaturas acima disso vão estimular o metabolismo e por norma reservam-se para a recuperaçao de enfermidades.

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 12 Dez 2014 - 11:49

Bom dia!

Penso que terei de adquirir um termómetro diferente, este é dos que se colam no vidro por fora e apresenta sempre 3 valores em diferentes tons de verde. Tinha momentos em que a água está fria (22º/23º) e outros em que estava quente (25º), nunca estando à mesma temperatura, chegando mesmo a duvidar da eficiência do termostato. Com a regulação para 27º (antes estava a 26º e a 25º) o termómetro marca 24º/25º e não noto tanta oscilação de temperatura ao longo do dia. Penso que a temperatura exterior ao aquário influencia a forma como a água aquece, daí não me regular apenas pelo termostato.

Optei por deixar a lâmpada ligada de noite, entre as 18 e as 7 da manhã, primeiro porque ilumina a sala quando lá estamos a ver tv, segundo porque é mais barato, terceiro porque de dia não está tanto frio e esta lâmpada emite algum calor. Não tenho a certeza se é o mais correto.

Cumprimentos.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 12 Dez 2014 - 12:22

Os 24º/25º parecem-me bem. É normal ter-se o termostato regulado para determinada temperatura e a temperatura efectiva da agua ser menor. Uma dica podes tapar o aquario parcialmente até 2/3, isso vai ajudar a manter a temperatura.

Em relaçao a termometros nao sei se costumas usar o ebay. O ultimo termometro custou-me se a memoria nao me falha á volta de €2 a chegar em casa pelos CTT. É digital e tem as mesmas caracteristicas e é identico ao que comprei já á anos prái por uns €15 ou€16 na ornimundo...

Em relaçao á lampada acessa durante a noite não me parece boa ideia, e passo a explicar. As tartarugas tal como nós obedecem ao ciclo diurno/nocturno. Sendo que estão activas durante o dia. Ao teres a luz ligada durante a noite vais obriga-la a estar acordada e activa tambem durante a noite (a nao ser que a deixes num local escuro durante o dia). Isso não é muito boa ideia para a sua saude... é preferivel ter a luz ligada durante o dia, ainda que devido ao factor economico ela esteja ligada menos horas...

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Ter 16 Dez 2014 - 22:57

Boa noite.

Segui as sugestões: cobri o aquário quase na totalidade e troquei o horário de luz. A temperatura da água mantém-se. O único problema continua a ser a condensação. Futuramente quero colocar rede por cima do aquário e mandar cortar o vidro a 2 terços do aquário. A rede servirá para ficar por baixo da lâmpada e terei de arranjar um suporte para que essa fique fora do aquário.
Acrescentei também umas plantas artificiais e furei a caixa de sopa que serve de base da zona seca, permitindo à tartaruga esconder-se e brincar.

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 20 Fev 2015 - 17:40

Olá novamente!

Trago novidades.

Finalmente arranjei uma plataforma seca melhor para a Ugabuga.

Infelizmente os meus planos de fazer um topo externo não resultaram. Perdi uma manhã no LeRoyMerlin para nada. Não cortam acrílico com menos de 25 cm...logo não podia fazer o topo em acrílico, parti para o plano B: uma plataforma interior em eggcrate revestida de relva artificial. Também não deu, não vendem eggcrate no LeRoy, assim como não vendem mangas de revestimento para fazer um filtro interno permeável que vi no youtube. Tive que abandonar a ideia de construir uma plataforma e vim para casa frustrada mas não desisti.

Andei a vasculhar gavetas e descobri na cozinha, uma tampa de uma caixa de vidro que já não existe. Agarrei na tampa e recortei a rampa, tive que derreter o plástico com uma faca aquecida no bico do fogão, furar a rampa para criar textura e aproveitei as plantas de plástico que já tinha, prendi tudo com ventosas e pronto, ficou feita e funcional.

Continuo a ter o problema do suporte da lâmpada por isso não pude subir muito a plataforma.

A Ugabuga gostou, percebeu logo como entrar e sair e parece-me feliz. Continua a vir comer à mão e está sempre a interagir connosco.

Ontem estava a limpar o aquário e peguei nela, reparei que as placas do plastrão estão a mudar, as velhas estão pequenas e surgem por baixo as novas com uma diferença de tamanho valente, até tem manchas novas.

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 20 Fev 2015 - 18:34

Boas

Gostei de ver.

Como é o suporte da lampada, nao dá mesmo para ajustar?

O que descreves é bom sinal, é sinal que ela está a crescer! Wink

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Sex 20 Fev 2015 - 19:37

Olá Norby.

O problema do suporte é que esse é de mola e fica preso ao vidro do aquário que é fino, ficando o suporte um bocado descaído. Dá para regular a direção da luz e já está o mais afastado possível. Não dá como emendar, só arranjando um totalmente diferente.
Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Dom 22 Fev 2015 - 12:23

Que azar... o termostato partiu-se. Deve ter tocado no fundo do aquário ou nas pedras e fez um buraco, era de vidro e foi caro.

Só me apercebi quando deixei de ver condensação no vidro superior (tampa) e reparei que o termómetro marca abaixo de 18 graus.

A Ugabuga continua ativa mas estou preocupada com as repercussões que uma descida de temperatura tão acentuada possa ter sobre ela.

Só poderei comprar termostato para a semana.

Sad

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Seg 23 Fev 2015 - 10:47

Boas,

O problema está na descida brusca de temperatura...

Logo que possas trata de arranjar outro termostato!

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Seg 23 Fev 2015 - 17:23

Olá novamente.
Já repus o termóstato, comprei um ecoterm 25 da aquapor para tartarugueiras. É mais pequeno e não é vidro.
Parece-me mais resistente que o anterior e tem uma proteção de borracha no fundo para evitar quebras. Resta saber se é tão eficiente a regular a temperatura como o outro.

Entretanto comprei algum material para fazer um filtro novo com base no vídeo mas com adaptações:

https://www.youtube.com/watch?v=hscEToo7p_k&index=2&list=PLscNvOtOOu6UVw8iMjsZdpUzazZqdjJM7

Vou experimentar e vamos ver o que acontece. Quando o tiver pronto deixarei mais notícias.

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Seg 23 Fev 2015 - 19:58

Então é assim... :

fiz o filtro, está a funcionar mas, não ficou como deve ser, ficou muito estreito e comprido e não tenho a certeza que a bomba esteja a puxar a água por todas as camadas de material.

Da direita para a esquerda, do fim do filtro até à bomba, o que pus foi: esponja de carbono, cerâmicas e fibra de encher casacos (estilo fibra de vidro) e a revestir tudo, fibra de poliéster para aquariofilia que cosi, porque no leroymerlin não encontrei tubo já feito deste material. Só fiz um lado de camadas, no vídeo são usadas duas, mas aí a entrada da água é na lateral da bomba e neste caso é por baixo, logo fazer camadas por cima, não me pareceu necessário.

Supostamente a água deverá passar por todo o filtro, as partículas maiores é que não tenho a certeza se ficam retidas na esponja, mas ainda é cedo para ver. Caso não resultem reduzirei as cerâmicas a metade e alargarei o tubo.

Pus também mais umas plantinhas porque a tartaruga gosta de se roçar nelas.

Em breve farei o update.

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Ter 24 Fev 2015 - 9:56

Espero que aprove esse filtro.

Convido a deixar uma referencia a ele na secçao Diy, se possivel com fotos. Wink

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Ter 24 Fev 2015 - 23:11

Boa noite.

Norby, tal como eu suspeitava, o filtro foi um fiasco. Como se pode ver na foto, estava a puxar a água só na camada imediatamente antes da bomba, o resto não estava a fazer nada.

Decidi mudar de estratégia e fazer um filtro semelhante ao anterior mas um pouco mais sofisticado. A garrafinha de água e os materiais filtrantes, et voi la! A água passa por todos os materiais.

Este já se pode considerar digno da secção DIY apesar de não se nada inovador.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Qua 25 Fev 2015 - 9:57

Passa por lá e coloca as fotos e descriçao. Pode ser util para algum utilizador. Wink

Nair
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Qua 25 Fev 2015 - 16:50

Olá Norby.

Já coloquei. Deixo aqui também foto do resultado final.

Cumprimentos,

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   Qui 26 Fev 2015 - 16:25

Obrigado.

Poder ser de utilidade a mais utilizadores. Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A minha Ugabuga e a sua casinha!   

A minha Ugabuga e a sua casinha!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Fotografias e Videos-
Ir para: