Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Duvidas gerais sobre a minha Tartaruga
Ontem à(s) 17:34 por Miguel Palma

» Ajuda na espécie
Ontem à(s) 16:18 por serita69

» Alimentação
Ontem à(s) 15:57 por Miguel Palma

» Entrada de Tartaruga em Portugal
Ontem à(s) 11:59 por norby

» Tartaruga de três quilhas
Ontem à(s) 11:50 por norby

» Idade de uma tartaruga chinesa de três quilhas (6cm)
Ontem à(s) 11:48 por norby

» Angola.. Que especie é?
Ontem à(s) 11:45 por norby

» Tartarugas ao Sol
Sab 21 Abr 2018 - 0:36 por Ronaldo Coutinho

» As Minhas Kinixys belliana nogueyi
Sex 20 Abr 2018 - 9:54 por norby

Compartilhe | 

Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?

Ir em baixo 
AutorMensagem
Titao
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 34

MensagemAssunto: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Dom 21 Set 2014 - 22:48

Tenho duas tartarugas russas que sempre tiveram uma actividade normal, sair para apanhar sol logo pela manhã, depois comer e andar pelo jardim .....
No entanto +/- desde o inicio de Agosto a tartaruga mais pequena deixou de sair, esta sempre enterrada ou dentro da casinha de madeira a dormir, deixamos de a ver.
Se eu a tirar do esconderijo e se lhe dou a comida à mão ela come e muito, se eu lhe ponho a comida no pratinho dela, ela simplesmente volta para o esconderijo sem tocar na comida. Este comportamento não é normal de todo.
Ainda por cima só consigo ter tempo ao fim de semana para lhe alimentar à mão então passa uma semana sem comer.
Este fim de semana fiz a experiência de não a alimentar, para ver se ela sai por ela, pois não saiu.
Se ela estivesse realmente doente penso que também não comia da minha mão, é muito estranho.
Já decidi que este ano ela não vai hibernar, estava a espera de Outubro para a por em casa mas agora visto isto no próximo fim de semana já vem para dentro.
Alguém tem alguma explicação para este comportamento, será que está mesmo doente embora não tenha nenhum problema aparente.

MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 293

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Dom 21 Set 2014 - 23:13

Não percebo nada de tartarugas terrestres, mas será que já está a querer hibernar?... É que as temperaturas este Verão foram muito longe das ideais... :/

Mas é como disse, não percebo mesmo nada de tartarugas terrestres, e outro membro mais experiente de certeza terá outra opinião. Smile
Titao
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Seg 22 Set 2014 - 13:02

Já pensei no mesmo mas a outra tartaruga faz a vida normal. Por isso duvido que ela esteja a hibernar, embora quando eu a tiro do esconderijo ela parece estar mesmo hibernada.
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 293

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Seg 22 Set 2014 - 16:14

Na via das dúvidas, só mesmo instalando um terrário em casa com lâmpada de aquecimento e UVB para ver se o comportamento persiste. Smile Não sei se é possível, mas os "limiares de hibernação", por assim dizer, podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo...

Em último caso, veterinário com ela - são bichos lindos (e caros!!!) que a mínima alteração de comportamento pode gerar desconfiança.
Apalone
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 1430

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Seg 22 Set 2014 - 20:37

Não sei o q se passa, o q posso dizer é q nas minhas bastava terem luz para não hibernarem por isso é tentar colocar num sitio com iluminação como disse o Mighty pode ser q fique mais ativa mas como ainda está calor a hibernar é q ela não está.
Titao
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Seg 22 Set 2014 - 21:36

Concordo esta demasiado calor para hibernar. No fim de semana vem para dentro de casa e se continuar a não comer por ela vou ter que a levar ao vet.
RP
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2491

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Ter 23 Set 2014 - 7:16

Concordo que é melhor ir para dentro e, a continuar assim sem comer, terá que ir ao vet. Esse comportamento não é normal, elas nunca passam o Verão escondidas (por mais baixa que tenha estado a temperatura). Não vês nenhum corrimento no nariz, nem olhos molhados, nem nada?
Titao
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Ter 23 Set 2014 - 12:00

Sempre que lhe dou comida vejo sempre se ela tem algum problema, e nunca lhe vi nada, só parece menos gorda do que a outra, mas também não esta magra.

Titao
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   Qua 8 Out 2014 - 22:35

Actualização: Acabei por a tartaruga dentro de casa.

Na primeira semana ela só comia da minha mão e eu tinha que a acordar. Nesta última semana, embora eu tenho que a acordar para comer, já come sozinha e tem comido muito bem.

Como vi grandes melhorias e como também está frio durante a noite, ontem resolvi colocar a tartaruga maior dentro de casa, conclusão a tartaruga pequena deixou de comer outra vez.
Já sei que vão dizer para as separa, mas para isso a grande tem que voltar para a rua pelo menos ate hibernar pois é impossível ter dois terrarios com todas as condições. Ao voltar para a rua novamente, será que a diferença de temperatura não a vai prejudicar ? Ela gosta de dormir a receber o calor da lâmpada de aquecimento.
Nunca vi a tartaruga grande fazer mal à pequena, simplesmente cheiram se uma à outra e a grande move a cabeça de cima para baixo, tirando isso ignoram-se.
Agora é que eu vejo que ela esta mesmo muito magra. Estive a pesar e aumentou 10 gr desde de Janeiro, passou de 75 gramas para 85 gramas, parece me pouco mas também não sei avaliar os pesos.
Talvez vou aguardar pelo fim de semana que tenho mais tempo para as observar, se a tartaruga pequena não comer vou ter mesmo de as separa.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?   

Será que a minha tartaruga terrestre esta doente?
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Doenças-
Ir para: