Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Hibernação
Ontem à(s) 16:28 por Ronaldo Coutinho

» Ficha: Chinemys Reevesii (Tartaruga Chinesa de 3 Quilhas, Reeve's Turtle)
Ontem à(s) 14:21 por Ana pereira

» O Meu Aquaterrário ( E algumas dúvidas )
Qua 18 Out 2017 - 21:02 por Simão Duarte

» Tigre d'água
Ter 17 Out 2017 - 22:13 por Klenerjf

» O meu lago
Seg 16 Out 2017 - 14:44 por Ronaldo Coutinho

» Aquario - Rasmpa e Lampadas
Seg 16 Out 2017 - 13:50 por norby

» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Sex 13 Out 2017 - 22:44 por thiagoelazzi

» Água Turva
Qua 11 Out 2017 - 22:07 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga Lucky não come
Qua 11 Out 2017 - 22:01 por Joana Lope

Compartilhe | 

Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Seg 7 Jul 2014 - 21:17

Boas!

Das pessoas que mantêm tartarugas (aquáticas) em lagos no exterior, qual é o efeito que estes belos animais têm nos vossos lagos? Comem/Arrancam muitas plantas? Em lagos muito grandes necessitam de alimentar com frequência? Elas têm a tendência a se afastar muito das margens?

Tenho um lago enorme (cerca de 1000 m2 de superfície) mas as plantas semi-aquáticas ainda não cobrem a totalidade das margens. Aquáticas propriamente ditas ainda não tenho nenhumas. O lago é muito fundo e tenho que recorrer a alguns truques para as instalar. Neste momento ainda estou em ensaios scratch 

A cerca de 3 metros da margem tenho um lago pequeno repleto de plantas e peixes pequenos. Escusado será dizer que a visita de uma tartaruga adulta resultará num verdadeiro massacre.

Posto isto, qual a vossa opinião? Entendem que devo conseguir uma cobertura vegetal maior ou que, dadas as dimensões do lago os estragos não serão significativos. Quanto ao lago pequeno o melhor será mesmo vedá-lo certo? Estou a considerar a hipótese de colocar no lago grande um casal de Pseudemys concinna adultas...

Para a semana coloco umas fotos do lago. Até lá, conto com o vosso feedback Smile 
Obrigado.

Pedro

Última edição por Pedro Coelho em Seg 14 Jul 2014 - 20:00, editado 1 vez(es)
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3258

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Ter 8 Jul 2014 - 11:47

Boas,

Um lago desses será uma pequena replica do seu habitat natural. Nao creio que necessitem de ser alimentadas.

O pequeno lago deve ser delimitado bem como o grande.

Gostava de ver umas fotos. Wink

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Ter 8 Jul 2014 - 12:33

Obrigado Norby,

Achas que devo vedar o lago grande? Achas que se não o fizer elas vão andar à deriva no terreno?
Tive a medir a coisa mais ou menos no google earth e ainda são uns 150 metros de rede... Rolling Eyes

Mas talvez seja melhor jogar pelo seguro.
Em relação aos estragos, achas que não têm grande impacto numa lagoa tão grande? É que elas ainda comem bastante...

No fim-de-semana vou tirar fotos. A minha câmara não vale nada mas já dá para terem uma ideia. Very Happy 

Cumprimentos,

Pedro
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Ter 8 Jul 2014 - 12:43

Só mais uma pergunta, qual a altura mínima para a vedação? 30/40 cm?

Obrigado
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Qua 9 Jul 2014 - 14:58

Boas Pedro,

É até provavel que nao se afastem muito do lago, mas é um risco a que te sujeitas...

Talvez uns 50cm. Mesmo assim a rede tem que estar dobrada para dentro, elas sao eximias trepadoras.

Creio que terão sempre algum impacto, mas um lago dessa natureza, e com esse calibre terá concerteza capacidade de regeneração.

Fico á espera das fotos! Wink

Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Qua 9 Jul 2014 - 19:09

Obrigado mais uma vez norby,

Em relação às plantas também acho que não causarão um impacto muito significativo...

Sábado coloco as fotos!
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Seg 14 Jul 2014 - 19:54

Conforme prometido, junto seguem as fotos do meu lago e da "poça" de água que tenho ao lado.

O lago grande, foi construído numa parcela agrícola em 2007 , tem cerca de 1000 m2 de superfície e está impermeabilizado com tela PEAD. Apesar das suas proporções não tem qualquer função para além do ornamento e da promoção da biodiversidade.

Como em qualquer obra, só quando terminamos é que ficamos "entendidos" no assunto. A obra ficou a cargo de uma empresa que actua no sector das infra-estruturas de regadio cujos "técnicos" desde logo avisaram que as margens teriam obrigatoriamente que ter 45 º de inclinação para os taludes ficarem estáveis. Para além disso não a nivelaram bem, o que resultou em tela exposta nas margens em mais de metade do perímetro da lagoa. Outro grande erro (este cometido por mim e pelo meu pai) foi ter decidido que a lagoa tinha que ser profunda.

Isto resultou num lago com pouca atractibilidade para a vida selvagem, o seu valor ecológico seria mais ou menos o de um tanque de grandes proporções. A tela exposta interrompia o continuo de vegetação e nos meses quentes é possível estrelar ovos lá em cima (não estou a exagerar). Para além disso, potenciou e muito a evaporação com dias a exceder os 10 m3 de água "perdida" (não, não me enganei).

Um importante conselho a todos os que se estão a iniciar nos lagos: Construam margens com o menor declive possível. A maior parte da biodiversidade encontra-se nas margens portanto estendam-nas o mais possível e não as regularizem demasiado! Elas são o melhor local para instalar plantas e desta forma garantir a boa saúde do lago. Quanto à profundidade, não abusem. Estão a deitar dinheiro fora. A dois metros de profundidade, a deposição de sedimentos, a actividade dos peixes e a proliferação de fitoplâncton tornarão a água demasiado turva para qualquer planta se conseguir desenvolver a partir do substrato.

Durante os últimos quase 7 anos, e embora de forma intermitente porque nem sempre tenho disponibilidade, tenho vindo a conduzir muitas experiências (algumas ainda não saíram do papel) de forma a tornar o lago mais natural. Desde tapar a tela exposta com fenos, terra e serapilheira, à escolha de espécies trepadeiras para as margens e a alguns mergulhos para colocar vasos e cordas etc. tem sido uma experiência interessante e bastante enriquecedora, embora nem sempre bem sucedida Wink

Hoje o lago encontra-se já bem mais selvagem! É bastante gratificante observar insectos, aves, crustáceos, moluscos, peixes, anfíbios e até répteis concentrados naquele oásis durante a secura do Verão. Na parcela são cultivadas forragens para os animais e não são usados quaisquer fitofármacos. Em toda a volta do lago deixo uma faixa de terreno que varia dos 3 aos 6 ou 7 metros por cultivar para permitir o desenvolvimento das espécies herbáceas espontâneas e a fixação da fauna selvagem. Nessas mesmas faixas, plantei muitas espécies na sua grande maioria nativas. Este ano vou melhorar o sistema de rega para ver se elas crescem mais rápido.

Os solos da zona são argilo-calcários, resultando numa água de dureza alta e alcalina.

Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Seg 14 Jul 2014 - 20:00

A "poça" foi construída por mim a cerca de 3 metros da margem do lago grande, há pouco mais de um ano com o objectivo de assegurar um local densamente plantado para as posturas das rãs (elas agradeceram!). Inicialmente não tinha intenções de colocar peixes mas foi então que descobri os maravilhosos Gymnogeophagus meridionalis e outras espécies subtropicais que não só toleram o nosso inverno, como se dão e reproduzem em perfeitas condições.

Este Verão, se o tempo livre o permitir, devo construir outro pequeno lago, ligeiramente maior do que este, mas desta vez no jardim de casa.

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Ter 15 Jul 2014 - 9:40

Boas,

Obrigado pelas fotos.

Esse lago é qualquer coisa de extraordinario! Muitos Parabens!

Diria que é uma especie de paraiso. Felizardas das tartarugas que vao habitar esse lago!

Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Ter 15 Jul 2014 - 21:48

Obrigado norby!
Aos poucos o lago vai ficando com um aspecto mais natural. Ainda há aspectos a melhorar mas já está bem mais agradável do que há uns anos atrás.
SimoneS
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   Sex 1 Ago 2014 - 22:59

Sensacional.  Very Happy
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)   

Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: