Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos

Compartilhe | 

Alimentação com que frequência?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MPFG_SSS_BSG
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 3:48

Olá a todos,
Sou mãe de um menino de 3 anos, a quem compramos uma tartaruga há 2 dias - o Leo.
Ao comprar a tartaruga pouco sabíamos sobre o assunto pelo que procurei esclarecimento na loja de animais... trocar a água sempre que tiver suja, alguma água e zona seca, 2 camarões pequeninos 2 vezes por dia - mais tarde passará a camarões e granulado, agora não que é pequena - e, se ficar muito paradinha no inverno não deite fora que hibernou. Lá compramos nós uma tartarugueira (ilha), a comida e a pedra de cálcio e viemos todos contentes para casa com um novo membro da família.
Troquei de água 1 vez por dia, já vi que não posso lavar o aquário com sabão, só passar por água (quente/fria/a ferver??). E a água de torneira ou engarrafada? Tenho colocado da torneira, mas tenho retirado com antecedência para ficar à temperatura ambiente, antes do Leo entrar nela.
Enfim, depois de ler vários tópicos neste fórum percebi que o Leo vai mudar de casa. Já li alguns tópicos neste fórum e deduzi a seguinte lista de compras:

- aquário grandinho (+ de 50 L; + de 5*comprimento da carapaça - ter em atenção que cresce)
- lâmpada UVB 5.0 (1W/L), tubular - 20 cm de distância da zona seca
- aquecedor com termóstato
- termómetro (24-26ºC)
- filtro (10*litragem do aquário/h)
- sticks
- legumes e fruta, com excepção de citrinos e alface
- carne crua de perú / frango
- peixe de água doce (salmão, truta...)
- caracóis e insectos
- camarões pequeninos (sei que são uma goluseima, mas dou-lhe 1 ou 2 vezes por semana... é pouco é muito?)

Tenho mais estas dúvidas (até agora):
- sei que é para comprar os caracós e insectos de loja e não apanhar da Natureza, mas estão vivos? caracóis não mete confusão, só não sei se os tenho de partir em pedacinhos, mas e os grilos e etc...?
- com que frequência e quantidade de cada alimento dou ao Leo? do género dou sticks (quantos) e dou-lhe também um pedaço de maçã e outro de peixe... quão grande os pedaços... enfim dava jeito uma ementa. LOL

Agradecia a vossa ajuda e sintam-se à vontade para sugerir ou corrigir tudo e qualquer coisa para que eu emende o mais rapidamente possível.
RP
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2484

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 9:08

Boas!
Ainda bem que pensas em comprar o equipamento básico para manter uma tartaruga saudável, ficamos extremamente contentes. Posso-te garantir que se não o fizesses, ela ía morrer em breve, sobretudo porque já estamos em Outubro e as temperaturas vão baixar...

Olha, quanto à alimentação, o melhor por agora é ela comer sticks próprios para tartarugas, são muito equilibrados e ela pode crescer saudável. Sticks todos os dias é o ideal, tudo o resto pode ser dado, mas se tiver uma alimentação básica de sticks calor, água limpa e luz UVB, de certeza que vai ficar bem. Wink 
Ryuuku
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 1671

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 9:45

É Fantastico encontrar pessoas assim :)que se importam com os bichinhos Very Happy
Fico demasiado contente ao saber das condições que lhes queres oferecer :)mt bom!
E tenta fazer depressa porque "the Winter is coming" Wink.. e se ela hibernar é um risco :/ ...
Sobre as tuas duvidas:
- Ca onde moro quando chove as ruas tão cheias de caracois, eu acho que vou apanhar uns, limpo com agua e no fim congelo... e depois dou as tartas Razz

- Sticks, das de manha e à noite, a quantidade é aproximado da cabeça dela Very Happy
Gammarus (camaroes) evita por completo dar isso, se tiveres a caixa, para não deitar fora vai lhe dando 1x por semana ou assim então...
Legumes, da 1/2 vezes por semana
Furta 1 vez por semana
Carne, como ela é bebe da com mais frequencia, tipo 3 vezes por mes.. quando for adulta das 1vez por mes...

Essa é a minha ementa quando chegarem as minhas tartas :)vou fazer assim, e acho que ta bom
HappyFather
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 10:20

Umas notas:
MPFG_SSS_BSG escreveu:
lâmpada UVB 5.0 (1W/L), tubular - 20 cm de distância da zona seca
O "1W/L" é a regra para escolha do aquecedor. As lâmpadas tubulares têm 14W a 40W dependendo do comprimento.

MPFG_SSS_BSG escreveu:
filtro (10*litragem do aquário/h)
Há opiniões divergentes sobre a dimensão do filtro. Como acho que é melhor as pessoas terem conhecimento das várias opiniões e depois decidirem por si, deixo o link para um artigo do (internacionalmente reconhecido) "Austin Turtle Page/Turtle Forum" sobre filtragem (em inglês): [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Cito a parte que acho relevante para esta situação em concreto, ainda que recomende a leitura do artigo na íntegra:
Richard Lunsford escreveu:
My rule of thumb is arrange filtration rated for a tank 2 - 3 times the size of what the turtles are in. Do NOT factor in only having the tank partially filled; a half-filled 20 gallon tank should get a filter rated for a 60 gallon tank, not a 30 gallon. This assumes a ‘turtle load’ of about 3 turtles up to a year old in a 20 gallon long, perhaps 3 adult male basking turtles in a 75 gallon tank, etc… If you have a 75 gallon tank with one basking turtle, a filter rated for a 75 gallon tank might do although I’d still aim for twice. Factor in tank mates; fish enthusiasts recommend an adult Oscar should have a 55 gallon tank BY ITSELF, and 2 Oscars should have a 75 gallon tank alone. Adult goldfish have a 20-30 gallon/apiece need. Smaller tank mates don’t require so much, but they DO matter.
Ou seja, num aquário de 100L, se apenas contiver uma tartaruga (nenhum peixe nem outro tipo de companhia), um filtro adequado a aquários de 100L poderá ser suficiente ainda que ele recomende um filtro adequado a aquários de 200L. Se houver companheiros, apontar para um filtro até 300L.
Isto tem um impacto muito grande! Estamos portanto a falar, por exemplo, relativamente a Eheim Classic, de um 250 (2213) ou 350 (2215) que fazem respectivamente 440 e 640 litros/hora.
O Eheim Classic 600 (2217) é o que faz 1000L/h. Comparando o seu preço com o de um 250 e estamos a falar do dobro...
RP
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2484

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 13:15

HappyFather, um filtro que faça 2 ou 3 vezes a litragem do aquário é manifestamente insuficiente. Ao fim de umas semanas torna-se um pesadelo para o hobbyista, elas são muito porcalhonas... Wink 
HappyFather
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 183

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 13:59

Eu limitei-me a postar (de uma boa fonte) uma opinião diferente da prevalecente neste fórum. Wink

Pessoalmente não tenho experiência pois tenha a minha tartaruga há pouco tempo e ainda estou com um filtro da treta (do chinês) para desenrascar enquanto espero que chegue o Eheim que encomendei.

Provavelmente depois ser ou não suficiente também tem a ver com a quantidade de vezes que se aspira o fundo, dar de comer dentro do aquário ou noutro local, frequência das TPA's e quantidade trocada em cada uma... Espero daqui a um par de meses ter mais experiência neste assunto.

Em última análise, um filtro de X capacidade pode ser suficiente enquanto a tartaruga é bebé e deixar de ser quando ela passa a adulta. Mas fica a possibilidade de se comprar um mais fraco primeiro e mais tarde comprar um 2º filtro, diluindo o investimento em 2 ou 3 anos.
J.Santos
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 649

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 14:33

HappyFather escreveu:
Eu limitei-me a postar (de uma boa fonte) uma opinião diferente da prevalecente neste fórum. Wink

Pessoalmente não tenho experiência pois tenha a minha tartaruga há pouco tempo e ainda estou com um filtro da treta (do chinês) para desenrascar enquanto espero que chegue o Eheim que encomendei.

Provavelmente depois ser ou não suficiente também tem a ver com a quantidade de vezes que se aspira o fundo, dar de comer dentro do aquário ou noutro local, frequência das TPA's e quantidade trocada em cada uma... Espero daqui a um par de meses ter mais experiência neste assunto.

Em última análise, um filtro de X capacidade pode ser suficiente enquanto a tartaruga é bebé e deixar de ser quando ela passa a adulta. Mas fica a possibilidade de se comprar um mais fraco primeiro e mais tarde comprar um 2º filtro, diluindo o investimento em 2 ou 3 anos.
Ape podes ter um filtro que faca apenas 2 a 3x a litragem do aquário mas as matérias filtrantes tem de ser MUITO bem escolhidas e para alem do mais que o filtro deve ter uma boa quantidade de espaço para matérias filtrantes
pedro
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   Ter 8 Out 2013 - 19:53

nao te esqueças da parte seca :p e de manter o aquaterrario parcialmente fechado, para que a temperatura do ar nao seja muito diferente da da água (maximo 5 graus de diferença, segundo li), pois pode causar doenças respiratorias...
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/t3339-1-aniversario-
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alimentação com que frequência?   

Alimentação com que frequência?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: