Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Tartaruga sem um bom bocado da cauda
Ontem à(s) 17:44 por Simão Duarte

» Hibernação
Qui 19 Out 2017 - 16:28 por Ronaldo Coutinho

» Ficha: Chinemys Reevesii (Tartaruga Chinesa de 3 Quilhas, Reeve's Turtle)
Qui 19 Out 2017 - 14:21 por Ana pereira

» O Meu Aquaterrário ( E algumas dúvidas )
Qua 18 Out 2017 - 21:02 por Simão Duarte

» Tigre d'água
Ter 17 Out 2017 - 22:13 por Klenerjf

» O meu lago
Seg 16 Out 2017 - 14:44 por Ronaldo Coutinho

» Aquario - Rasmpa e Lampadas
Seg 16 Out 2017 - 13:50 por norby

» Ajuda- uma das minhas tartarugas ataca a outra
Sex 13 Out 2017 - 22:44 por thiagoelazzi

» Água Turva
Qua 11 Out 2017 - 22:07 por Ronaldo Coutinho

Compartilhe | 

O meu lago exterior de 1000 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Felix Eduardo Rabelo Cost
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 11 Jul 2014 - 15:52

Parabéns, bem legal....
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3258

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 11 Jul 2014 - 15:57

Nota-se bem a diferença de uma carapaça de tartarugas que apanham sol do que as que apenas apanham Uvb.

Parabens estao bonitas.

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 505

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Seg 8 Set 2014 - 12:07

E foi dia de mudar a água às meninas! Agora não são 6, mas sim 9. Mais 3 esperam no aquário para o ano se mudarem!

Todas de espécies diferentes e dão-se lindamente! Smile

SandroA
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2540

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Qua 3 Dez 2014 - 10:35

bem eu sei que já tem algum tempo , mas as chimenys nao devem ir para o exterior . ja agora , grande bidon Wink
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Qua 3 Dez 2014 - 11:49

Precisava-mos todos de um espaço assim!! geek afro

hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 5 Dez 2014 - 12:15

Não devem ir para o exterior porquê? As tartarugas são muito resistentes, quando passaram um Verão a acumular energia e forças suficientes... Na natureza como se desenrascam?

Seja aqui ou na China, USA, há bastante frio!
SandroA
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2540

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 5 Dez 2014 - 14:08

simplesmente pela especíe que são...
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 290

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 5 Dez 2014 - 16:13

Não sei se as Reevesii estão muito habituadas a hibernar... e a bem da verdade não faço ideia, porque nunca quis ter uma, apesar de serem bem bonitas. Smile

Se algum dia tiver tempo e dinheiro para fazer um lago, vou ver até que ponto é exequível meter um termostato na água. Eu sei que os há, não sei é se há cá em Portugalex, eheh. As minhas tartarugas são muito importantes para mim, não sei se alguma vez as vou deixar hibernar... :X
Titao
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 5 Dez 2014 - 22:15

Por as tartarugas serem importantes para nos é que devemos deixa-las hibernar, pelo menos quando tiverem idade para isso.
As tartarugas que não hibernam podem ter problemas de saúde a longo prazo, elas na natureza também hibernam, faz parte da natureza ao contrario é que não.
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 290

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sex 5 Dez 2014 - 23:48

Pois eu acho precisamente o contrário - a hibernação é um processo em que a tartaruga entra num estado de dormência, em que consome as suas reservas de energia sem nunca se alimentar. É colocar stress adicional em cima das tartarugas e os seus organismos, quando elas podem passar bem sem hibernação e levar uma vida normal.

Se reparares bem, o mecanismo de hibernação é um mecanismo de sobrevivência (e não de "vivência", por assim dizer). Ou seja, os animais adaptaram os seus corpos para sobreviverem a situações de escassez, das quais poderiam não sair vivos. Se o processo de hibernação fosse essencial a uma tartaruga, elas hibernavam todo o ano... elas hibernam meramente porque não têm alternativa: ou hibernam, ou morrem à fome.

Agora a questão é, o que te leva a pensar que pode levar a problemas a longo prazo? scratch

(atenção que não sou contra a hibernação, só estou a dizer que pelo menos as minhas tartarugas tenho muitas reticências quanto a deixa-las hibernar Smile )
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sab 6 Dez 2014 - 11:21

Boas,

Eu acho este tema qualquer coisa de fascinante.

É um tema mais ou menos controverso, ou pelo menos que suscita varias opinioes.

Eu concordo com o Titao ressalvando no entanto que há tartarugas que não hibernam. Não estão geneticamente preparadas para isso.

Sim a hibernação é um preciso mecanismo que as tartarugas e até mamiferos adoptaram para fazer frente á adversidade dos elementos. Não foi de um dia para o outro, foi ao longo de milhares de anos.

Sim as tartarugas podem perfeitamente passar sem hibernar, basta para isso contrariar os elementos, nomeadamente o frio e colocar um termostato. Existem muitos estudos relacionados com esta temática. Inclusivé os que defendem que a não hibernaçao vai diminuir a Esperança Média de Vida, e influenciar negativamente o ciclo reprodutivo. Há quem defenda mesmo que seja mesmo necessario a hibernaçao para haver posturas. Existem muitos estudos relacionados com isso aconselho alguma pesquisa on-line.

Parece-me que acerca deste tema existem estudos sistematizados e coerentes que revelam resultados concretos. É que hoje em dia neste mundo globalizado é muito comum encontrar-se estudo 'cozinhados' consoante o resultado que se quer obter, para os quais é preciso estar alerta... scratch

Em relaçao á tua abordagem MightyCucumber, e na minha opinião pessoal, acho que o stress está precisamente em não hibernarem e em não consumirem as gorduras que acumularam, não no contrario.  Não faz tambem qualquer sentido o comentario de que 'se nao hibernavam todo ano', nem é sequer um comentário sustentável. Wink

Ressalvo que estamos a ter em conta as tartarugas que hibernam, nomeadamente as Americanas. Existem tartarugas que pelas suas especificidades, nomeadamente o local de origem NAO ESTÃO geneticamente preparadas para hibernar.

Titao
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Sab 6 Dez 2014 - 22:10

lol!  concordo  100 % com o Norby
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Ter 9 Dez 2014 - 17:04

"Se o processo de hibernação fosse essencial a uma tartaruga, elas hibernavam todo o ano".

Eu cá acho que se hibernassem todo o ano, deixavam de ser tartarugas. Não tem qualquer lógica a frase citada, mas pronto...

Há espécies que hibernam, outras que não... Relativamente às chinemys reevesi, não sei porque é que é suposto não hibernarem. Como o norby disse, a hibernação é um processo altamente preciso e evoluído ao longo de centenas e centenas de anos. Se elas hibernam na altura certa e em condições corporais devidas, é bom que isso aconteça e não é feito ao acaso. Elas lá sabem... A longevidade de muitas espécies pode aumentar e estar associada à capacidade delas poderem hibernar.

Já agora, se não estou em erro, elas são nativas de uma região onde faz muito mais frio do que aqui.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Ter 9 Dez 2014 - 18:16

Boas hipnoticgirl,

Fiz agora uma pesquisa acerca do tema. Acerca da hibernaçao desta espécie recomenda-se alguma cautela. O Darrell Senneke, só a aconselha caso se saiba com rigor o seu local de origem...

Chinemys reevesii  (Reeve's Turtle) Care – Darrell Senneke

hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Qua 10 Dez 2014 - 12:22

Mas isso não é bem certo... Porque a tartaruga existe naturalmente em 4 regiões, pelo que sei em 2 delas as temperaturas são bastante amenas, noutras chega a nevar e não é pouco!

No entanto trata-se da mesma espécie... Hehe. Nunca iremos entender totalmente o processo de hibernação destes bichinhos, por muitos estudos que hajam estamos a falar de animais bastante eficazes no que se trata de sobrevivência.

Não fossem as tartarugas os animais mais velhos a viver no planeta Terra (e não os crocodilos, como muitos pensam)... Smile
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   Qui 25 Maio 2017 - 7:20

O importante é saber onde vivem naturalmente, a hibernação pode ser pelo frio ou por seca, a que hiberna devido a seca pode morrer em locais muito frios. A Tigre do Brasil hiberna pelo frio, já as da Amazônia não devem hibernar e provavelmente morreriam no sul do Brasil se criadas ao ar livre sem aquecimento. O metabolismo das que hibernam pelo frio foi adaptado a esta realidade, mantendo elas eternamente em ambiente aquecido pode, digo pode, afetar a longo prazo, pois a hibernação não é apenas sobrevivência apenas, sim um descanso a qual o organismo foi adaptado e o próprio período frio evita muitas doenças do "calor" que não vingariam no ambiente natural. Por isso no caso das nossas sou contra o uso de termostato, para mim é só propaganda para vender este equipamento, especialmente no caso do Brasil onde o frio constante e forte é numa área pequena do país. As minhas estão sem comer desde meados de abril, nos últimos dias o clima está mais ameno e nas horas mais quentes até pegam um bom sol no fim da manhã e parte da tarde (15/18°C no ar , a água já está entre 10/15°C.), mas não dou comida nesta época, ficaria parada por falta de calor para digestão, devem comer só em outubro.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O meu lago exterior de 1000 litros   

O meu lago exterior de 1000 litros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: