Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Entrada de Tartaruga em Portugal
Sab 21 Abr 2018 - 19:19 por Fabiana

» Duvidas gerais sobre a minha Tartaruga
Sab 21 Abr 2018 - 12:20 por Miguel Palma

» Tartaruga de três quilhas
Sab 21 Abr 2018 - 11:30 por juliardinis

» Tartarugas ao Sol
Sab 21 Abr 2018 - 0:36 por Ronaldo Coutinho

» Idade de uma tartaruga chinesa de três quilhas (6cm)
Sex 20 Abr 2018 - 22:12 por juliardinis

» Angola.. Que especie é?
Sex 20 Abr 2018 - 22:10 por pedromfgomes

» As Minhas Kinixys belliana nogueyi
Sex 20 Abr 2018 - 9:54 por norby

» Iara, a senhora das águas...
Qua 18 Abr 2018 - 21:36 por EduardaRibeiro

» Tartaruga - UNHAS
Seg 16 Abr 2018 - 16:57 por norby


Compartilhe | 
 

 Guia da Manutenção em Cativeiro de Tartarugas aquáticas

Ir em baixo 
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 1762
Idade : 31
Localização : Barcelos

MensagemAssunto: Guia da Manutenção em Cativeiro de Tartarugas aquáticas   Sex 3 Jul 2009 - 19:15

Guia da Manutenção em Cativeiro da maioria das espécies de Tartarugas aquáticas.

Aquaterrário: Para uma tartaruga o indicado será um Aquaterrário, um espaço com uma parte com água, aquário, onde a tartaruga irá nadar, alimentar-se… e uma parte seca, terrário, onde a tartaruga irá apanhar Sol.
A escolha do tamanho de um Aquaterrário certo pode ser um pouco confusa. Na minha opinião depende do tempo que o dono quer que o seu animal passe nesse mesmo espaço. Podemos optar por um Aquaterrário de 80cm, se queremos colocar a tartaruga num lago exterior quando atingir a idade adulta. Se não tivermos a possibilidade de colocar o animal num lago exterior, um Aquaterrário de 100, 120cm, será suficiente mas existe uma formula que se pode calcular para obter um tamanho ideial deixo aqui a formula:
o aquaterrario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa.
Ao contrário do que muitos pensam, as tartarugas, gostam de nadar bem no fundo do aquário, assim, o Aquaterrário deve estar cheio ao máximo, para que haja bastante espaço para nadar. O terrário tem que ter tamanho suficiente para que caibam as tartarugas todas, assim evitamos, brigas, e possíveis ferimentos.
Para o fundo do aquário, o mais fácil de limpar, mais higiénico e seguro, é não ter nada, mas se quiser dar um ar mais estético, pode optar por algumas soluções, entre elas: algumas pedras grandes e lisas, que não aleijem a tartaruga e que não roubem muito espaço ao Aquaterrário; pedras mais pequenas que encham por completo o fundo (as pedras não podem ser muito pequenas, pois existe o risco de a tartaruga as engolir e ganhar problemas a nível de intestinos); colocar areão colado ao fundo com silicone para aquários (as tartarugas podem conseguir arrancar o areão, pelo que deve estar bem colado).
Não se deve colocar demasiados acessórios no Aquaterrário, visto que tiram muito espaço livre para a tartaruga nadar. As plantas de plástico serão facilmente arrancadas do seu sítio, as plantas, verdadeiras, serão rapidamente comidas. Não deve misturar peixes com tartarugas, pois estas vão atacá-los. Acessórios, como ancoras, barcos, devem ser excluídos, pois podem causar ferimentos no animal devido às pontas afiadas.

Temperaturas: As temperaturas devem rondar entre os 24ºC e os 26ºC. Para ter estas temperaturas estabilizadas deve ser usado um termóstato. Em conjunto, deve ser usado um termómetro que irá servir para verificar se o termóstato está a conseguir manter as temperaturas correctas.

Limpeza e Filtração: Deve se ter em atenção que as tartarugas sujam muito, assim há que ter um sistema de filtração eficaz. O filtro deve ter uma boa capacidade de litros/hora para fazer uma boa filtragem de toda a água mas também deve ter um bom espaço para matérias filtrantes pois estas é que vão ajudar a limpar a água. Os filtros mais eficazes e seguros, são os filtros externos, apesar de caros, têm uma capacidade de limpeza excelente, levando a serem precisas menos intervenções no filtro. Se optar por um filtro interno, deve ter em atenção que as suas vibrações podem perturbar a tartaruga. Estes equipamentos são mais baratos, mas também menos eficazes, necessitam de uma limpeza mais regular das esponjas e materiais filtrantes do seu interior e obrigá-lo-á a mudar a água do aquário mais vezes. Além de limpar o filtro vai também fazer com que a água circule e que esteja à mesma temperatura em todo o aquário. Mas mesmo com um bom filtro é sempre difícil este conseguir apanhar todos os lixos que ficam depositados no fundo ou as vezes entre a decoração, por isso deve ser feita uma aspiração do fundo com regularidade a fim de eliminar esses lixos.

Exemplos de Filtros
Exemplos de um Filtro para ser usado em Aquaterrários

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Este filtro externo serve para a filtração em aquários até 1500Litros o que para um aquário de 400 litros de uma tartaruga é perfeito.

Exemplo de um filtro feito em casa para ser usado em lagos

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Este filtro é feito com um bidão de 50l e uma bomba de 900lt/h e esta a funcionar num lago de 200 litros mas pode ser adaptado para lagos ate 5000 litros ou mais, e a bomba também deve ser adaptada ao tamanho do lago.

Iluminação: As tartarugas Precisam de apanhar Sol. Quando mantidas em Aquaterrário, dentro de casa, necessitam de uma lâmpada UVB, que fará a substituição do Sol, na emissão de raios ultravioleta. Estes raios fornecerão vitamina D, necessária para a ficção do cálcio e assim para um correcto desenvolvimento dos ossos e carapaça. Será necessária tambem uma lampada de aquecimento. A lampada Uvb imita a radiação solar e fornece a vitamina D3, e a lampada de aquecimento imita o calor do sol, que estimula o metabolismo.

Alimentação: A base da alimentação deve ser os sticks, ração própria para tartarugas. É um alimento equilibrado e que contém os elementos essências para o crescimento saudável da tartaruga. Mas isto não basta para uma correcta alimentação da tartaruga, também deve ser alimentada com alimentos frescos.
Entre os alimentos de origem animal: peixe de rio (nunca deve ser dado peixe de água salgada), como o salmão, truta, carpa…; ração própria para gato deve ser dada ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura e der desta comida que seja comida ligth; insectos, como caracóis, gafanhotos e grilos (apenas devem ser dados deste animais comprados em lojas ou preferencialmente criados pelo dono, os selvagens, contém parasitas prejudiciais à saúde da tartaruga); carne branca, como o peru ou frango (deve ser dado também ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura); gammarus (camarões preparados próprios para tartarugas), ao contrário do que se pensa este alimento não deve ser a base da alimentação, mas sim usado como guloseima, pois o seu valor nutricional é muito reduzido.
Como alimentos de origem vegetal: fruta, como a maçã, bana, morango, melão, manga…; vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora…

Nunca devem ser dadas frutas cítricas, como a laranja, tangerina… Também não deve ser dada alface, para além do seu pouco valor nutricional, pode causar problemas nos intestinos destes animais.


Aqui fica um vídeo com algumas dicas sobre como manter uma tartaruga num Aquaterrário
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Exemplo de um Aquaterrário bem adaptado para a tartaruga a que se destina.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Uma imagem frontal do aquário que neste momento só tem uma tartaruga mas que tem espaço para duas. Este Aquaterrário tem peixes pois o Aquaterrário é espaçoso e tem espaços onde os peixes se possam esconder (mas não é muito aconselhado se não forem reunidas estas características juntar peixes com tartarugas pois pode resultar na morte dos peixes)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Nesta foto pode se ver a plataforma feita com roofmate e depois coberta com um tapete a imitar relva para dar um ar mais natural. Pode se ver também a lâmpada UVB 5.0 a esquerda e uma lâmpada incandescente de 40W a fazer de lâmpada de aquecimento (eu recomendo uma lâmpada de aquecimento em cerâmica ou por infravermelhos, para evitar possíveis lesões nos olhos da tartaruga devido a luz emitida pelas lâmpadas incandescentes).

Um mau exemplo de um Aquaterrário
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Lago
O lago é o melhor habitat artificial que se pode dar a uma tartaruga pois é o que se assemelha mais a natureza e são sempre maiores que os aquários que podemos ter em casa. As tartarugas podem ser criadas em lagos de jardim desde que devidamente protegidos para evitar fugas e invasões de predadores e devem ter uma zona seca onde estas possam apanhar sol.

Existem lagos de todo tipo, tamanho, forma e material. Existem lagos revestidos com lona, cimento e apenas escavados no solo. Na decoração pode-se usar troncos submersos, pedras, cascalho (não recomendável, pois as tartarugas podem engolir esses), plantas aquáticas, etc.

A parte aquática do lago deve ser o mais fundo possível no mínimo 50cm preferencialmente 100cm para que estas possam hibernar no lago e este não congele, pode se fazer o lago em desnível da parte mais baixa para a mais funda para que a tartaruga possa escolher o melhor sitio para ela.
A parte seca do lago pode ser feito com pedras lisas para não ferir a tartaruga, terra/areia, ou como der mais jeito. O importante é que a tartaruga quando precisar de sair da água para apanhar sol, descansar, por ovos, etc., o possa fazer sem dificuldades.

O lago deve ser todo vedado para evitar que as tartarugas fujam e se estiver numa zona com predadores este deve ser vedado ate na parte de cima para evitar que por exemplo uma ave rapina vá apanhar a tartaruga. As paredes devem ter uns 50cm e na parte de cima devem ser ligeiramente viradas para dentro para se as tartarugas conseguirem escalar a parede não consigam sair e caíam para dentro.

Exemplos de um lago com estas características.

Lago todo vedado
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Lago só vedado dos lados
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Guia elaborado com a ajuda dos membros "Malva" e "norby"


Última edição por tyutry em Sex 3 Jul 2009 - 23:35, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Guia da Manutenção em Cativeiro de Tartarugas aquáticas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: