Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de 2 tigres
Ontem à(s) 19:53 por Ronaldo Coutinho

» Qual a espécie da minha Nikita??
Ontem à(s) 18:42 por sumota

» Ajuda - tartaruga doente
Ontem à(s) 11:46 por MightyCucumber

» Pseudemys concinna hieroglifica
Seg 18 Set 2017 - 17:48 por norby

» Pálpebras inchadas e peles
Sex 15 Set 2017 - 17:03 por norby

» Carlão ou Carlinha? Dúvidas com o sexo da minha pequena
Sex 15 Set 2017 - 15:45 por norby

» Fungos ou troca de carapaça?
Sex 15 Set 2017 - 15:11 por Jotemalo

» Casa do Artur
Qui 14 Set 2017 - 14:06 por norby

» Termostato
Qua 13 Set 2017 - 22:55 por Falseia

Compartilhe | 

Caracois - alimentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
goncalo.oliveira
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Caracois - alimentação   Sab 4 Maio 2013 - 10:50

Gostaria de saber de quanto em quanto tempo de deve deixar as tartas comerem caracois e quantidades.

Obrigado
blopes
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2110

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sab 4 Maio 2013 - 18:40

Tudo deve ser dado com moderação.
blopes
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2110

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sab 4 Maio 2013 - 18:40

Mas o" divertido" é ela própria ir à caça deles!
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 505

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sex 24 Maio 2013 - 14:01

Apanhei daqueles caracóis típicos de praia, que existem agarrados à vegetação, muros, paredes... Na zona de aveiro.

Ora, atirei uma data deles para o lago delas.

Ri-me tanto... Como é que conseguem ser tão inteligentes e aprenderam à primeira? Basicamente elas metem-nos na boca, mastigam e cospem tudo. No fim, vão procurar no fundo do lago apenas o "bicho" no meio das cascas.

Fantástico Smile
Konigvs
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 1236

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sex 24 Maio 2013 - 20:59

hipnoticgirl escreveu:
Apanhei daqueles caracóis típicos de praia, que existem agarrados à vegetação, muros, paredes... Na zona de aveiro.

Ora, atirei uma data deles para o lago delas.

Ri-me tanto... Como é que conseguem ser tão inteligentes e aprenderam à primeira? Basicamente elas metem-nos na boca, mastigam e cospem tudo. No fim, vão procurar no fundo do lago apenas o "bicho" no meio das cascas.

Fantástico Smile

Só um aparte.
Eu até defendo, e já em adolescente na escola contrariava os professores que nos vendiam a ideia criacionista de que só o homem é racional, e todos os animais reagem unicamente por instinto, mas no caso da alimentação, não há nada de inteligente. As necessidades básicas têm, a meu ver, muito mais com instinto que com inteligência. Grande parte dos animais nascem, e imediatamente estão programados para fazer certas coisas e a alimentação é uma delas.
No caso das tartarugas, por exemplo, elas saem dos ovos, e imediatamente algo as comanda que lhes diz, "dirige-te o mais depressa possível para a água antes que acabes em comida de um predador".
Inteligência pressupõe adquirir experiência para contornar um problema.

Quanto à questão sobre os caracóis acho que vai tudo do senso comum, e comigo funciona como com qualquer outra comida, comem até ficar satisfeitas.
http://plastrao.blogspot.pt/
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sab 25 Maio 2013 - 17:00

Os animais são silvestres, o Homem é que é selvagem. E todos possuímos racionalidade, não há cá animais irracionais.

Pois eles conseguem construir linhas de raciocínio, porém muito mais básicas que as nossas. São essas linhas de raciocínio que os faz sobreviver desde que nascem mesmo.

Não só as tartarugas, mas sim como um simples cachorro que nasce. Se ele não procurar as tetas da mãe, os irmãos vão mamar tudo e, ele morrerá à fome...

E dizes que não há nada de inteligente na alimentação? Estás errado/a desculpa lá que te diga... Posso até apresentar-te uma data de teorias a favor, uma vez que estou em veterinária e tenho cadeiras como etologia animal/psicologia, ética, etc... Os animais pensam mais do que aquilo que tu julgas.

No caso da alimentação, sim há inteligência. Senão elas engoliriam as cascas dos caracóis... Pois isso pode realmente criar certo perigo.
Mas não, elas à sua maneira pensam e vão ingerir apenas o bicho.
E isso sim, fascina-me.

Ah já agora, dei caracóis às minhas tartarugas mais novas com 1 ano. Elas estavam a tentar engolir tudo... O que prova que as outras (com 20 e 26 anos) usam a base da sua experiência ao longo dos anos, pois sempre lhes ofereci diversos alimentos e elas foram aprendendo a comer cada um deles.

Não é inteligência? Deve ser estupidez então...
Konigvs
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sab 25 Maio 2013 - 18:55

hipnoticgirl escreveu:
E dizes que não há nada de inteligente na alimentação? Estás errado/a desculpa lá que te diga...

O facto de tu acreditares no que quer que seja, não te dá o direito de dizer que os outros estão errados. Como disseste e muito bem, o que existem são teorias, daí a fazer-se disso uma verdade absoluta vai uma enorme distância. Por exemplo, só desde que me conheço, já ouvi falar de não sei quantas teorias sobre a extinção dos dinossauros, e agora lembraram-se de atirar para o ar, que foi devido a uma chuva de meteoritos! Cada cientista está no direito de dizer e publicar as barbaridades que quiser e cada pessoa está no seu direito de acreditar, não está é no direito de dizer que os outros estão errados, porque lá está, são teorias, até porque a única coisa que sabemos verdadeiramente através da datação dos fósseis, que os dinossauros se extinguiram há mais ou menos 150 milhões de anos, e homens só há poucos mil anos, e como não havia nenhum homem vivo naquela altura só se pode especular.

Mas acho que se calhar o teu problema é uma questão só de português, e como tal, vê o que significa inteligência no dicionário:

inteligência : Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstracção e concepção).

Onde é que está a inteligência em fazer algo inato como procurar as tetas da mãe, fazer as necessidades ou procurar parceiro para sexo??? Isto é inato, é a programação biológica de cada ser vivo! Não há aqui inteligência nenhuma.

Os pássaros voam e o homem não. Significa que por um pássaro voar é inteligente? Não, porque é algo inato. No entanto apesar do homem não ter capacidades físicas que lhe permitam voar, criou, lá está, através de tentativas e erros, e da aprendizagem e da experiência - isto é que é inteligência - criou uma máquina voadora.

Um animal mostra-se mais ou menos inteligente quando, perante um problema, consegue solucionar o problema recorrendo ao raciocínio/memória/criatividade.

Sobre as tartarugas, e repteis em geral, basta observá-las para se saber que são animais que não primam muito pela inteligência.
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

Masculino Mensagens : 3394

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Sab 25 Maio 2013 - 20:30

exactamente
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 10:51

Konigvs, não sabes separar a noção te teorias relativas ao passado com milhares de anos, de estudos efectuados no passado e melhorados presente.

Só aí, estás a perder credibilidade. O estudo dos dinossauros e por aí fora, está completamente limitado e cheio de teorias/especulações. Não há bases suficientes para serem estudadas.

Enquanto que com os animais no presente, com pessoas entendidas sobre o assunto e com os métodos disponíveis hoje em dia, consegue-se facilmente estabelecer uma série de testes para catalogar realmente o que é inteligência animal.

Testes e estudos efectuados no presente, com animais vivos.

Por exemplo, houve quem conseguisse ensinar a sua tartaruga a abrir/fechar a boca a partir do momento em que se lhe é colocado um cartão vermelho à frente dos seus olhos.
Percebemos então que existe uma capacidade de aprendizagem e noutros aspectos aprendem sozinhos, ao qual gosto de chamar inteligência animal.

Creio que estás a usar o termo de Inteligência de forma ampla, eu refiro-me a inteligência animal mesmo.

Já agora, eu falo daquilo que sei e daquilo que aprendi ao longo das aulas. Desde Professores entendidos na matéria com longos currículos, até ter que fazer trabalhos de pesquisa bibliográficos para certas cadeiras. Livros actuais, livros antigos de pessoas que dedicaram a sua vida a estudar o assunto. Isso sim, é credível.

hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 11:01

Peço desculpa pelo double post, mas para terminar:

Konigvs escreveu:
Os pássaros voam e o homem não. Significa que por um pássaro voar é inteligente? Não, porque é algo inato. No entanto apesar do homem não ter capacidades físicas que lhe permitam voar, criou, lá está, através de tentativas e erros, e da aprendizagem e da experiência - isto é que é inteligência - criou uma máquina voadora.

Ora, um pássaro através de tentativas e erros, e através da aprendizagem e experiência, aprendeu a voar... Até mesmo, com ajuda dos pais. Com base na visualização fundamentalmente. Ora, inteligência.

O Homem criou a máquina voadora - e é por isso que é considerado o ser mais inteligente à face da Terra. É isso que merece distinção.
Mas não descartando, os pássaros nascem com o instinto de criar os seus ninhos MAS aprenderam a fazer os mesmos em locais mais propícios. Aprenderam que de determinadas formas e sítios, aquilo não estava lá muito bem, e lá foram melhorando...

Existe então o conceito de inato e de adquirido, também nos animais Smile

Ah e já agora, as minhas tartarugas reconhecem-me pela voz. Sou a única pessoa lá de casa a quem elas não bufam, não atacam... E passo 2 e 3 meses sem as ver, visto que estudo longe de casa. Esticam o pescoço para receber atenção, só comigo.
Isso é inato? Não, é adquirido! Capacidades cognitivas bem rudimentares, mas que não deixam de as ser.
ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 11:33

hipnoticgirl escreveu:
Por exemplo, houve quem conseguisse ensinar a sua tartaruga a abrir/fechar a boca a partir do momento em que se lhe é colocado um cartão vermelho à frente dos seus olhos.
Percebemos então que existe uma capacidade de aprendizagem e noutros aspectos aprendem sozinhos, ao qual gosto de chamar inteligência animal.

Verdade. Se bem que no estudo eles apenas queriam ver se o bocejo contagiava as outras tartarugas, houve uma fase de aprendizagem.

Proof, #5:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E o vídeo:

Konigvs escreveu:

Hah! Aprendizagem e experiência? E isto é o quê?

Outra:

E se são assim tão maus no que diz respeito a inteligência nas aves, explica como um corvo não só entende que:

- Quer comer nozes, mas sabe que não as pode abrir.

- Usa o tráfego dos automóveis para fazer com que os carros passem por cima e as partam.

- Põe as nozes nas passadeiras, porque sabe que os carros não passam aí visto que esperam que os semáforos fiquem vermelhos e os carros parem.

E esta, hein?

Konigvs
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 11:54

hipnoticgirl,

Se no teu entender "inteligência" tem uma definição completamente diferente da que eu aprendi no dicionário da escolinha, ainda bem antes do acordo ortográfico de 1990, então estamos aqui a falar línguas diferentes e como tal nunca que nos vamos conseguir entender.
E acaba aqui a discussão.
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

Masculino Mensagens : 3394

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 12:41

hipnoticgirl escreveu:
Peço desculpa pelo double post, mas para terminar:

Konigvs escreveu:

Ora, um pássaro através de tentativas e erros, e através da aprendizagem e experiência, aprendeu a voar... Até mesmo, com ajuda dos pais. Com base na visualização fundamentalmente. Ora, inteligência.

O Homem criou a máquina voadora - e é por isso que é considerado o ser mais inteligente à face da Terra. É isso que merece distinção.
Mas não descartando, os pássaros nascem com o instinto de criar os seus ninhos MAS aprenderam a fazer os mesmos em locais mais propícios. Aprenderam que de determinadas formas e sítios, aquilo não estava lá muito bem, e lá foram melhorando...

Existe então o conceito de inato e de adquirido, também nos animais Smile

Ah e já agora, as minhas tartarugas reconhecem-me pela voz. Sou a única pessoa lá de casa a quem elas não bufam, não atacam... E passo 2 e 3 meses sem as ver, visto que estudo longe de casa. Esticam o pescoço para receber atenção, só comigo.
Isso é inato? Não, é adquirido! Capacidades cognitivas bem rudimentares, mas que não deixam de as ser.

na natureza nao ha tentativa e erros, um passasro que nidifica a mais de 50 metros de altura, não pode errar em iniciar o voô, é o mesmo que os médios herbivoros africanos, mal nascem, têm minutos para começar a andar, senão viram refeição
kilava
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2968

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 13:23

ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Verdade. Se bem que no estudo eles apenas queriam ver se o bocejo contagiava as outras tartarugas, houve uma fase de aprendizagem.

Proof, #5:

E o vídeo:

Se ensinassem uma tartaruga a andar é que eu me admirava, bocejar é algo inato e até nos humanos o bocejo é contagioso e diz se que aumenta a concentração (portanto ensinaram algo que ela ja sabe fazer, é como ensinar um golfinho a saltar e dizer que é contagioso).

ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 14:57

kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Proof, #5:

E o vídeo:

Se ensinassem uma tartaruga a andar é que eu me admirava, bocejar é algo inato e até nos humanos o bocejo é contagioso e diz se que aumenta a concentração (portanto ensinaram algo que ela ja sabe fazer, é como ensinar um golfinho a saltar e dizer que é contagioso).

Não é questão de ensinar algo que já sabe fazer. A tartaruga foi ensinada a responder a um estimulo com uma determinada reacção.

Além disso, e posso ver que te despachaste a vir para cá mandar bitaites e não leste sequer:

**spoiler**

Não, não é contagioso.

Se queres mesmo embirrar com o "inato" responde-me ao exemplo dos corvos que eu vou buscar uma cadeira e sentar-me aqui à espera. Wink
kilava
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 15:38

ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Proof, #5:

E o vídeo:

Não é questão de ensinar algo que já sabe fazer. A tartaruga foi ensinada a responder a um estimulo com uma determinada reacção.

Além disso, e posso ver que te despachaste a vir para cá mandar bitaites e não leste sequer:

**spoiler**

Não, não é contagioso.

Se queres mesmo embirrar com o "inato" responde-me ao exemplo dos corvos que eu vou buscar uma cadeira e sentar-me aqui à espera. Wink

É contagioso sim senhor Sleep . se queres apanhar uma desilusão vais ao google e escreves: o bocejo é contagioso ou Yawn contagious Razz

... Quem é que está A FALAR DE CORVOS estou a falar que o bocejo tal como nos humanos, caes, gatos, felinos , TARTARUGAS é INATO! NÂO FALEI EM CORVOS Razz

Mandar Bitaites? isto forum se ainda nao te apercebeste

Última edição por kilavaaa em Seg 27 Maio 2013 - 15:45, editado 1 vez(es)
ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 15:45

kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Proof, #5:

E o vídeo:

**spoiler**

Não, não é contagioso.

É contagioso sim senhor Sleep . se queres apanhar uma desilusão vais ao google e escreves: o bocejo é contagioso ou Yawn contagious Razz ... Quem é que está A FALAR DE CORVOS estou a falar que o bocejo tal como nos humanos, caes, gatos, felinos , TARTARUGAS é INATO! NÂO FALEI EM CORVOS Razz

PODES DESLIGAR O CAPSLOCK POR FAVOR? PERCEBE-SE BEM NA MESMA COM MINÚSCULAS.

E parece que afinal de contas o problema do português é teu. Em cima está escrito e comprovado que o bocejo não é contagioso, pelo menos em tartarugas. Se não entendes, usa o tradutor.
kilava
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 15:51

ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Proof, #5:

E o vídeo:

**spoiler**

Não, não é contagioso.

É contagioso sim senhor Sleep . se queres apanhar uma desilusão vais ao google e escreves: o bocejo é contagioso ou Yawn contagious Razz ... Quem é que está A FALAR DE CORVOS estou a falar que o bocejo tal como nos humanos, caes, gatos, felinos , TARTARUGAS é INATO! NÂO FALEI EM CORVOS Razz

E parece que afinal de contas o problema do português é teu. Em cima está escrito e comprovado que o bocejo não é contagioso, pelo menos em tartarugas. Se não entendes, usa o tradutor.

NÃO NAO POSSO geek ! TADINHO DO BÉBE lol!

O teu problema no português é não saber interpretar o que escrevo: eu disse que é inato os humanos, tartarugas, caes, gatos , felinos bocejarem! não disse que as tartarugas contagiavam-se umas as outras com bocejos ou disse?

Quem é que se importa com os corvos e com os bocejos das tartarugas ? elephant

Última edição por kilavaaa em Seg 27 Maio 2013 - 16:10, editado 2 vez(es)
ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 15:53

kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:
ViTALiTY escreveu:
hipnoticgirl escreveu:

Proof, #5:

E o vídeo:

**spoiler**

Não, não é contagioso.

NÃO NAO POSSO geek ! TADINHO DO BÉBE lol!

Quem é que se importa com os corvos e com os bocejos das tartarugas ? elephant

Com certeza que não és tu, pois não acertas uma.

Fim da discussão para mim.
kilava
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 15:55

[/quote]

Fim da discussão para mim.[/quote]

Kilavaaa 1 - vitality 0 jocolor
ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 16:35

kilavaaa escreveu:

Fim da discussão para mim.[/quote]

Kilavaaa 1 - vitality 0 jocolor [/quote]

Tens a certeza que tens 22 anos...?
kilava
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 17:03

ViTALiTY escreveu:
kilavaaa escreveu:

Fim da discussão para mim.

Kilavaaa 1 - vitality 0 jocolor [/quote]

Tens a certeza que tens 22 anos...?[/quote]

este topico começou em: alimentação - caracois - intiligencia animal - corvos - bocejos - a minha idade confused

Se lá diz é porque é cyclops

mas o que é que isso tem haver com o tema que eu não entendo Question
ViTALiTY
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 20:01

...

Konigvs
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 20:07

O pessoal aqui todo a divertir-se e eu sem receber as notificações. Mas se calhar é melhor irem respirar um bocadinho lá fora e acalmarem.

Mas já agora, e porque entretanto outro(a) user (é sempre interessante termos participantes hermafroditas no fórum) se veio juntar à discussão sobre a inteligência - e para encerrar o off-topic - relembrar que aqui ninguém disse que os corvos não são inteligentes, aliás não é preciso fazer um curso para saber isso, é comummente sabido que toda a família a que pertencem como os gaios, pegas, gralhas, etc são aves particularmente inteligentes.
Eu falo da caraterística inata das aves voarem, vão buscar experiências com corvos, quer dizer... não tenho mais nada a dizer.
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   Seg 27 Maio 2013 - 20:07

Oh Kilavaaa, mas isto é algum torneio a ver quem ganha uma discussão?
Kilavaaa 1 - vitality 0

A sério meu?

O pessoal só está a debater um assunto, depois conversa puxa conversa... Há sempre opiniões diferentes e uma tentativa de justificar aquilo em que acreditamos (é normal num fórum de discussão). Tentar ensinar e aprender algumas curiosidades sobre os animais, sei lá...

Não é para estar aqui com garotices e mais uma vez, falar sobre assuntos sem sequer abrir links que foram postados.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caracois - alimentação   

Caracois - alimentação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: