Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Minha tartaruga não se alimenta
Qua 21 Jun 2017 - 16:04 por norby

» O que preciso para montar um aquaterrário?
Qua 21 Jun 2017 - 8:49 por norby

» Adoto tartaruga
Ter 20 Jun 2017 - 12:07 por JoanaAlves

» inicio lago exterior e duvida sobre comportamento das tartarugas
Seg 19 Jun 2017 - 11:36 por crismeme

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Seg 19 Jun 2017 - 10:39 por norby

» o meu lago
Seg 19 Jun 2017 - 10:29 por norby

»  HELP- Dúvidas quanto a litragem e a voltagem do termostato
Seg 19 Jun 2017 - 10:25 por norby

» especie e sexo
Qua 14 Jun 2017 - 18:18 por Angel71

» Lago exterior em varanda
Sex 9 Jun 2017 - 22:33 por HappyFather

Compartilhe | 

macho morde o pescoço da fêmea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Anuskas
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 531

MensagemAssunto: macho morde o pescoço da fêmea   Seg 3 Dez 2012 - 6:36

A minha tartaruga macho, para além de perseguir a fêmea por todo o aquário com aquele ritual de acasalamento/territorial (a evidenciar as unhas), também lhe morde no pescoço muitas vezes. Elas estão juntas há muitos anos mas com o aquário novo está a acontecer isto agora. Alguém já passou pelo mesmo? Custa-me horrores esta situação.
RP
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens : 2481

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Seg 3 Dez 2012 - 9:24

Pois, andar atrás , fazer o ritual das unhas, etc... é tudo normal. mas morder o pescoço já não é normal porque pode ser grave... basta um cortezinho na pele, mais, basta umas pelezinhas a soltarem-se, que isso deita cheiro e o macho nunca mais a larga. É complicado.
Tens que colocar vários refúgios e zonas onde não se possam ver, para a fêmea poder descansar. Pode ser que os ímpetos acabem.
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Seg 3 Dez 2012 - 13:46

Obrigada RP. Ele nada por cima dela ao longo do aquário e quando estão pescoço com pescoço, ele morde-lhe. Estou triste porque agora que têm muito espaço acontece isto. Comprei as duas bebés mas será que o macho quer acasalar e ela não? Ou é apenas agressividade? Não sei o que faça. Espero não ter de ficar com a fêmea no aqua de 2 metros e para ele só consigo arranjar uma caixa de arrumações e água fria pois já dei os equipamentos anteriores! Outra hipótese era alguém me dar uma Nelsoni fêmea em idade de se reproduzir para ver se ele se interessava.
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

Masculino Mensagens : 3394

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Seg 3 Dez 2012 - 21:30

agora vais tarde para o meter a dormir, com um aqua tão grande não tens como fazer uma divisoria provisória?
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 7:19

Sim Guilherme dá para dividir mas parte seca só há uma. Ele passa as 12h em que as luzes estão ligadas, todos os dias, a persegui-la pelo aquário. Tenho tido muita pena da fêmea, que possa estar cansada e, por vezes, tiro o macho para uma caixa de arrumações por algum tempo e ela fica à procura dele pelo aquário e quando o volto a pôr, assim que ele entra no aquário, ela vai logo ter com ele e durante algum tempo ele faz de conta que não lhe liga nenhuma (o desprezo deve ser um truque de sedução). Já os afastei muitas vezes e ela vai ter com ele.

Por outro lado, no Domingo ela estava com o rabito encolhido, o que nunca aconteceu antes (será medo?) e ele nem com o barulho da festa que estava a haver cá em casa na sala, mesmo ao pé deles, parou de a perseguir o dia inteiro. Só na tarde de Domingo vimos morder-lhe duas vezes no pescoço e talvez tenhamos impedido outras tentativas, pois nunca se sabe a intenção do bicho quando a apanha a jeito.
Acho estranho ela não reagir, pois quando eram pequenos se, por causa de comida, ele lhe apanhava uma pata sem querer, ela mordia-lhe imediatamente a dele também para ele largar, mas ele agora é um pouco maior do que ela pois ela tem um pouco de piramidismo por ter sido alimentada em excesso.
Depois das luzes desligarem não sei o que acontece no aquário mas vou tratar de as programar para desligarem mais cedo para ver se os bichos têm mais descanso.

O meu pai é um interessado pela vida animal e então pedi-lhe a opinião e ele diz para não as separar pois o morder no pescoço também é um ritual de acasalamento noutros animais e ele ainda não a magoou e se ele quisesse já lhe tinha feito grandes estragos.

Só me faltava agora ter de dar uma tartaruga Sad

Tenho mesmo motivos para ficar preocupada não é? Se depois acontecer alguma coisa eu vou chorar por não ter ligado aos sinais mas o meu coração de mãe adoptiva deles desde bebés diz-me que ele não era capaz de morder com intenção de magoar e que está agora "elétrico" porque quer uma fêmea mas apesar de serem da mesma idade a minha ainda não quer certo? Ou ele também não quer acasalar e o que ele está a fazer é, agora que tem casa nova, correr com ela? Sempre foram tão amigos...

O que faço?
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 10:47

Anuskas escreveu:
Sim Guilherme dá para dividir mas parte seca só há uma. Ele passa as 12h em que as luzes estão ligadas, todos os dias, a persegui-la pelo aquário. Tenho tido muita pena da fêmea, que possa estar cansada e, por vezes, tiro o macho para uma caixa de arrumações por algum tempo e ela fica à procura dele pelo aquário e quando o volto a pôr, assim que ele entra no aquário, ela vai logo ter com ele e durante algum tempo ele faz de conta que não lhe liga nenhuma (o desprezo deve ser um truque de sedução). Já os afastei muitas vezes e ela vai ter com ele.

Por outro lado, no Domingo ela estava com o rabito encolhido, o que nunca aconteceu antes (será medo?) e ele nem com o barulho da festa que estava a haver cá em casa na sala, mesmo ao pé deles, parou de a perseguir o dia inteiro. Só na tarde de Domingo vimos morder-lhe duas vezes no pescoço e talvez tenhamos impedido outras tentativas, pois nunca se sabe a intenção do bicho quando a apanha a jeito.
Acho estranho ela não reagir, pois quando eram pequenos se, por causa de comida, ele lhe apanhava uma pata sem querer, ela mordia-lhe imediatamente a dele também para ele largar, mas ele agora é um pouco maior do que ela pois ela tem um pouco de piramidismo por ter sido alimentada em excesso.
Depois das luzes desligarem não sei o que acontece no aquário mas vou tratar de as programar para desligarem mais cedo para ver se os bichos têm mais descanso.

O meu pai é um interessado pela vida animal e então pedi-lhe a opinião e ele diz para não as separar pois o morder no pescoço também é um ritual de acasalamento noutros animais e ele ainda não a magoou e se ele quisesse já lhe tinha feito grandes estragos.

Só me faltava agora ter de dar uma tartaruga Sad

Tenho mesmo motivos para ficar preocupada não é? Se depois acontecer alguma coisa eu vou chorar por não ter ligado aos sinais mas o meu coração de mãe adoptiva deles desde bebés diz-me que ele não era capaz de morder com intenção de magoar e que está agora "elétrico" porque quer uma fêmea mas apesar de serem da mesma idade a minha ainda não quer certo? Ou ele também não quer acasalar e o que ele está a fazer é, agora que tem casa nova, correr com ela? Sempre foram tão amigos...

O que faço?
ele não a magoou até ao dia, eu sei bem por experiencia propria o que os machos podem fazer,
eu separaria o mais rapido possivel e meteria um tronco ou pedra a sair de agua e ja tava a parte seca para ele

Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 12:38

Não estou a ver como dividir o aquário, uma parede de vidro não se vai segurar... Será que consigo arranjar uma rede numa loja de aquariofilia? Para segurar a rede lá é que vai ser... Bom, vou mas é pô-lo numa caixa de arrumações e o frio também não o deve matar.

Sendo que ela tem uns 6 anos, quando é que eles se vão entender?
moraes
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 251

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 12:44

no meu caso é a femea quem ataca o macho... tipoassim, ele vai faz o ritual com as unhas ,ela vai e mete a boca nele as vezes até corre atras dele no lago,mas se ela consegue, ele revida com uma bela mordida no pescoço...
tenta observar pra ver se é isso que acontece.
pois aqui isso é normal um ritual de acasalamento...
ja reparou se consumaram o ato ou não.....
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 13:03

Vim a casa separá-los. Ainda não consumaram nada, pelo menos que eu tivesse visto e o macho nunca esteve com o orgão sexual de fora como tenho lido por aí. Pois eu não sei o que estará a passar-se mas entristece-me muito pois sempre se deram muito bem, domiam no mesmo lado do aquário bem juntinhas e agora que têm uma casa nova ele ainda a cega com aquelas unhas pois toca-lhe muitas vezes nos olhos e morde-lhe o pescoço (acho estranho ele morder só no pescoço, pois eu observo que ele está mesmo perto de outras partes do corpo dela mas nunca o vi morder, ele sobe por cima dela para lhe morder no pescoço, só no pescoço).

Não há outra maneira senão separá-los? Uma segunda fêmea em idade de acasalar traria paz ou ainda viria agredir a minha fêmea que sempre foi a minha tartaruga preferida por ser tão meiga e interativa? Alguém me ajude!
RP
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 16:05

Anuskas, tenho pena que isto se esteja a passar... e é sempre dificil dar opiniões sobre algo que não vemos.

Há várias soluções possíveis:
Fornecer mais refúgios.
Fazer barreiras (por exemplo com plantas falsas) para que não se vejam.
Juntar outras fêmeas (assim , os seus ímpetos sexuais são distribuidos e pode haver menos estragos).
Baixar a temperatura do aqua.

Mas a solução ideal é separar, como já foi dito, não há dúvida.

(Não precisas de ver o orgão de fora, pelo que dizes ele é adulto e por isso não põem o orgão de fora facilmente, em prinicípio só os juvenis (os chamados teenagers inconscientes... Ah Ah). Provavelmente eles já consumaram...)

Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 17:53

Pois é RP, é mesmo uma pena, um projeto pensado para as duas e agora isto.

Obrigada pelas sugestões de soluções. Refúgios não deve valer a pena porque ela não se esconde dele. Eles estão sempre os dois junto ao vidro a nadar em linha recta. O aquário é largo e ela podia fugir para junto do painel mas não o faz por isso é que me custa a acreditar que seja agressividade.

Outra coisa, os machos ficam agressivos depois de consumar o acto? É que eu pensei que ele estava assim porque ela não quer... Ele anda eléctrico, quando não a está a perseguir está a tentar subir o painel (o fundo), cai, levanta-se e volta a subir em menos de nada, tem mesmo muita energia mas hoje coloquei-o lentamente em água fria (a água foi arrefecendo e agora ele está ali bem quietinho...).

Voltando às soluções, plantas falsas com aquele "cavalão" (desculpem a expressão mas é para o tentar descrever) não ia valer a pena e ela também não me parece que se queira esconder ou não o sabe fazer pois sempre se deram bem e a bichinha não está habituada a isto e não foge dele.

Em relação a outras fêmeas, não é que eu queira mais alguma (nunca foi minha intenção aumentar o número de habitantes do aquário, excepto com um filhote deles talvez), mas se fosse essa a solução, seria difícil de concretizar pois eu não conheço ninguém que tenha uma adulta para me dar ou vender.

Baixar a temperatura do aqua podia ser, pois fui ver agora e a água está a 25 graus...

Mas agora pergunto-te se tu souberes porque eu não compreendo aqueles comportamentos. O que é que se passa afinal?
1- ela não quer nada com ele
2- ela ainda não tem idade para acasalar
3- eles já fizeram e ele ficou agressivo
4- ele quer mostrar que o aquário é dele
5- como ela é mais pequena ele não a respeita
6- outro motivo
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Ter 4 Dez 2012 - 20:05

Já há muito tempo que não ponho fotografias, não sei se ainda me lembro de como se faz, mas vou tentar pôr uma do aquário que não está pronto devido a erro do "construtor" mas ainda não vou dizer mal dele, pois prometeu solucionar os problemas, que entre MUITOS é o facto de as tartarugas fugirem se eu subir o nível de água até onde desenhei no projeto que lhe entreguei (55cm).

Vejam se este link dá para ver o aqua:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
RP
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Qua 5 Dez 2012 - 9:09

Boas!
Olha, tens aí uma bela mesa...oops...perdão...um belo aquaterrário! Razz
Fica excelente!!! Parabéns mais uma vez!

Eu sem estar a ver ao vivo não te sei responder bem... ele é macho adulto e ela deve ser novata, mas olha que com 6 anos deve estar quase com os orgãos reprodutores acabadinhos...

Realmente é dificil nesse caso fazer uma separação, só memso uma peça de acrilico feita à medida... scratch

Eu baixava a temperatura para os 23º C, tenta isso, que eles vão abrandar o metabolismo.

Por outro lado convém mesmo ver que tipo de mordidelas ele dá! Agarra mesmo pele do pescoço ou morde e larga?
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Qua 5 Dez 2012 - 9:58

RP escreveu:
Boas!
Olha, tens aí uma bela mesa...oops...perdão...um belo aquaterrário! Razz
Fica excelente!!! Parabéns mais uma vez!

Eu sem estar a ver ao vivo não te sei responder bem... ele é macho adulto e ela deve ser novata, mas olha que com 6 anos deve estar quase com os orgãos reprodutores acabadinhos...

Realmente é dificil nesse caso fazer uma separação, só memso uma peça de acrilico feita à medida... scratch

Eu baixava a temperatura para os 23º C, tenta isso, que eles vão abrandar o metabolismo.

Por outro lado convém mesmo ver que tipo de mordidelas ele dá! Agarra mesmo pele do pescoço ou morde e larga?

AH AH AH! A mesa estraga a panorâmica do aquário é certo mas para haver espaço na sala para este aquário largo para 2 tartarugas (70cm), 10 pessoas sentam-se àquela mesa bem apertadinhas LOL. Isto não é para qualquer um não, tirar de si para dar aos bichinhos... E se o macho não atina e visto que a sala está cheia porque noutra parede tem outro aquário de tubarões, vou ter que lhe ceder espaço no meu quarto. Qualquer dia debaixo da ponte é a minha morada lol!

Bom agora fora de brincadeiras, vou fazer o que tu disseste em relação à temperatura da água, vou baixá-la, mas se calhar vou ter de a baixar muito (água fria) porque o projeto está mal construído, tal como já referi, e o acesso aos termóstatos é muito difícil (com este frio não me apetece nada entrar na água, acho que vou esperar pelo novo projeto em que vão ter de esvaziar...). Desligo então por agora o aquecimento (hum... acho que não vou ser capaz...) mas mantenho as luzes 12 horas ligadas que sempre deve aquecer alguma coisa.

Que falta de sorte, parece-me que vou mesmo ter de gastar dinheiro numa peça de acílico para dividir o aquário mas depois a água de um dos lados não vai aquecer porque tenho 2 termóstatos de 300w cada mas como o aqua só está cheio até meio para as meninas não fugirem, só tenho o do lado direito ligado e a temperatura ronda os 25, 26 graus.

Quanto às mordidelas eu já vi morder e largar algumas vezes (imagino quando não estou em casa ou não estou por perto) mas tive cá visitas que tiveram de os tentar separar porque ele apanhou-lhe a pele do pescoço e não largou logo, eu estava a fazer a paparoca e não vi...

Bem, espero que ele não adoeça por passar o seu primeiro inverno na água fria e sem condições, entretanto ela há-de começar a querer alguma coisa com ele e acaba a guerra penso eu....
RP
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Qua 5 Dez 2012 - 10:26

Pois... com tudo desligado , a água vai-te para aí para os 15º C no pico do frio e elas ficam em semi-hibernação... scratch

Mas realmente se ele agarra mesmo pele do pescoço, garanto-te que pode vir a ser grave. Twisted Evil

Aquela do "aquário de tubarões" quer dizer o quê Question

(obrigado por escreveres português corretamente)
Anuskas
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Qua 5 Dez 2012 - 18:54

RP escreveu:
Pois... com tudo desligado , a água vai-te para aí para os 15º C no pico do frio e elas ficam em semi-hibernação... scratch

Mas realmente se ele agarra mesmo pele do pescoço, garanto-te que pode vir a ser grave. Twisted Evil

Aquela do "aquário de tubarões" quer dizer o quê Question

(obrigado por escreveres português corretamente)

Pois... tens razão, semi-hibernação é que não. A minha casa é muito fria´e nos tempos que correm não dá para gastar mais em eletricidade. Cheguei agora e o bichinho estava todo encolhido e trouxe-o na caixa de arrumações comigo para o escritório que é a única divisão da casa um pouco aquecida (trabalhar de mãos geladas não´dá...). Ele aqui vai ficar bem (diga-se, vai sobreviver...) até eu resolver o problema.

Aquário de tubarões (vê a espécie que é nas minhas fotos) quer dizer que tenho duas paredes da sala com aquários e outras duas com móveis e não há espaço para mais nenhum aquário para um tartarugo mal comportado, vou esperar que, em breve, ele se comporte bem.

Quanto ao escrever português, às vezes uso o novo acordo (aquela maluqueira) e outras vezes não, mas deves estar a referir-te aos assassinos da língua que escrevem axim.

Acho que vou colocar um novo tópico: Alguém tem uma fêmea Nelsoni adulta que me empreste? scratch
Soviet
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 119

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Sex 15 Fev 2013 - 13:41

moraes escreveu:
no meu caso é a femea quem ataca o macho... tipoassim, ele vai faz o ritual com as unhas ,ela vai e mete a boca nele as vezes até corre atras dele no lago,mas se ela consegue, ele revida com uma bela mordida no pescoço...
tenta observar pra ver se é isso que acontece.
pois aqui isso é normal um ritual de acasalamento...
ja reparou se consumaram o ato ou não.....

Esta acontecer isso comigo... os meus machos sao atacados pela femea. Ela persegue-os e tenta morde-los :s o que devo fazer?
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Sex 15 Fev 2013 - 22:24

separar
Soviet
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 119

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Sex 15 Fev 2013 - 23:09

Pois, vai ter de ser. Mas é normal os 2 machos fugirem da femea?
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   Sab 16 Fev 2013 - 22:11

depende da agressividade de cada tartaruga
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: macho morde o pescoço da fêmea   

macho morde o pescoço da fêmea
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum