Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos

Compartilhe | 

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
chenri
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 41

MensagemAssunto: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Seg 18 Jan 2010 - 21:39

Olá a todos Very Happy

Parece-me que uma das minhas tartarugas (a que era mais pequena, já está do mesmo tamanho da outra) come o dobro da outra. Na hora da refeição divido os sticks por duas áreas distintas do áqua, no entanto elas acabam sempre por ir ter com a outra e disputam o mesmo stick, mesmo com vários sticks à volta Shocked . A que come mais, engole-os quase inteiros e a outra gosta mais de petiscar e comer nas calmas os pedaços mais pequenos. Será que o ritmo de crescimento varia de animal para animal, ou uma está a comer demais enquanto a outra não come o suficiente?

Às vezes, quando vou para aspirar o fundo do áqua, reparo que os cócós despareceram Shocked , será que elas os comem Rolling Eyes ? Se isso é possível, não será prejudicial?

Já pensei em tirar uma do áqua enquanto alimento a outra, mas andava a ver se evitava stressá-las.

Li um post do jorginho11 (já não me lembro onde Embarassed ) onde ele referia que calculava o volume da cabeça da tartaruga para a quantidade de sticks que dava, ou seria para o tamanho dos sticks? É que as minhas comem muito mais do que o volume da cabeça, se calhar estou a dar comida a mais!

Obrigada pela atenção dispensada.
tyutry
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 1760

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Seg 18 Jan 2010 - 22:49

e normal elas comerem mais uma que outra e klaro vai levar a ritmos de crescimento diferentes, o que podes fazer para nao as stressares muito e colocar uma rede a dividir o aquario na hora da refeição e assim cada uma fica no seu canto e como so o que la esta. eu fiz isso com as minhas no primeiro inverno quando as tinhas num aquario com aquecimento.

POR FAVOR UTILIZEM A PROCURA ANTES DE PERGUNTAREM, AS RESPOSTAS JÁ ESTÃO NO FORUM
chenri
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Seg 18 Jan 2010 - 22:55

Obrigada tyutry, excelente ideia! Very Happy
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 3299

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Ter 19 Jan 2010 - 10:47

Boas,

Em relaçao aos cócós, o comportamento que descreves, é um comportamento comum das tartarugas, e alias de varios outros animais, a viver em cativeiro sujeitos a ambientes restritos e nao só. Existe um termo para designar esse comportamento que nao recordo agora sem pesquisa...

Penso que practicamente todos nós já experienciamos esse comportamento nas nossas tartarugas.

Quando a minha tartaruga era bébé e vivia no seu pequeno aquaterrario ela propria encarregava-se de aspirar o fundo Rolling Eyes . Hoje em dia num ecossistema bem maior, quem beneficia dos cócós sao os peixes, e consoante o metabolismo da tartaruga tem refeiçoes extra ocasionalmente. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

É engraçado ver na practica a aplicaçao da maxima do Lavoisier "Na natureza nada se perda, tudo se transforma", que alias tambem se aplica na agua da limpeza do filtro, e por sinal bastante rica, que serve ao mesmo tempo de adubo e para rega das plantas lá de casa. Wink

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
-pantufa-
Admin
Admin

Feminino Mensagens : 95

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Sab 23 Jan 2010 - 9:59

Citação :
Existe um termo para designar esse comportamento que nao recordo agora sem pesquisa...
coprofagia Razz
chenri
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Sab 23 Jan 2010 - 20:22

Olá Very Happy

Coprofagia, é esse mesmo o termo. Já apanhei uma delas em flagrante várias vezes, quando vejo, ponho uns sticks na água e ela desiste (por pouco tempo) dos cócós.

Já consigo que comam mais ou menos a mesma quantidade cada uma, eu fico de sentinela, com uma palhinha (daquelas para os sumos) e quando vejo que a coisa está feia, empurro os sticks noutra direcção.

Ao fim de um mês de as ter, noto muita diferença no tamanho (crescem a olhos vistos) e os desenhos das carapaças já não estão tão definidos, presumo que seja do crescimento.

Obrigada pelas vossas respostas Wink
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: