Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» URGENTE..!! Minha tartaruga está com a pata super inchada..!!
Hoje à(s) 2:17 por robertoeder

» Dou tartaruga encontrada
Hoje à(s) 0:00 por Matrix

» Doação de tartaruga
Ontem à(s) 23:56 por Matrix

» Vendo Plataforma + termostato
Ontem à(s) 23:29 por zebedeu

» tartaruga sopra
Ontem à(s) 22:02 por queis

» Preciso de uma chave de identificação de cágados do gênero Mesoclemmys
Ontem à(s) 17:58 por alanosmp

» Dilema com um novo membro da familia
Ontem à(s) 13:41 por SmartBo

» Guia de lampadas Exo-terra
Ontem à(s) 13:14 por joaquim

» Primeira experiência:)
Ontem à(s) 10:37 por Catia Filipe

Compartilhe | 
 

 Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
João Miguel
Iniciante
Iniciante


Mensagens: 5
Idade: 20
Localização: Paraná - Brasil

MensagemAssunto: Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo   Dom 4 Dez 2011 - 2:26

olá, sou novo aqui (:

tenho uma tartaruga há dez anos, a Dolores, uma Trachemys scripta elegans (são ilegais no Brasil, mas eu não fazia ideia disso na época, comprei de uma pet shop conhecida).

eu era bem pequeno quando a compramos e nem eu nem meus pais tínhamos ideia do cuidado necessário para manter uma tartaruga, nos viemos improvisando do jeito que dava em relação a quase tudo: ela mora em uma caixa de arrumação plástica que suporta uns cinquenta litros, não tem filtro, então temos que esvaziar, lavar e repor a água duas vezes na semana, atualmente não tem uma parte seca que possa acessar sozinha (já usamos pedras, tijolos e bandejas, mas nada disso deu muito certo), portanto todo dia tiramos ela da caixa e a colocamos no box do banheiro (lá é 100% seguro, tampamos o ralo, não deixamos shampoo, condicionador, sabão etc. ao alcance dela) para pegar sol, a temperatura da água não é controlada e a caixa já está pequena para ela (ela tem um casco de 24cm x 16cm).

a alimentação é a única coisa que fazemos certo; ração Reptolife 3x ao dia e legumes 5x na semana (não damos gafanhotos e outros insetos vivos porque as lojas de pesca daqui são muito pouco higiênicas).

passei a me inteirar mais sobre o trato de répteis e discutimos essa semana se teríamos condições de mantê-la da maneira como ela precisa (se fosse melhor para ela, levaríamos a Dolores até uma chácara de uma conhecida da minha mãe que mantém tartarugas). neste fórum, vi alternativas baratas para a maioria das coisas que precisamos, então decidimos mantê-la.

este é o projeto que eu montei, baseado em tópicos daqui, para um aquaterrário que ficaria dentro do meu quarto, em cima de uma rack, e algumas dúvidas que surgiram enquanto eu pensava nele: imageshack. us/photo/my-images/840/projetodolores. jpg/ (favor juntar os espaços; o fórum está me proibindo de postar links)

enfim, a dúvida principal é: existem alternativas mais economicamente viáveis? seguindo este projeto, ela terá qualidade de vida? lembrando que ela já chegou ao tamanho de adulta e não crescerá mais (foi o que o veterinário disse) e que estamos buscando uma solução definitiva para os problemas de alojamento. sabemos que repteis se estressam muito facilmente e não queremos ficar mudando-a de lugar a todo instante. outras dúvidas:

- uma nova caixa para arrumação de 100 litros é suficiente para ela? (relembrando, ela tem o casco de 24cmx16cm);
- termostato/aquecedor são estritamente necessários ou dá pra viver sem? lembrando que ela estará em um cômodo dentro de casa, sempre aquecido...
- com esse filtro caseiro (ou com o SUMP do tyutry) em uma caixa de 100 litros para uma tartaruga do ouvido vermelho adulta, com que frequência terei que trocar a água?
- esses produtos para se colocar na água (como o Labcon Repto Protect) são realmente necessários? existem alternativas caseiras?

bom, gente, é isso. quem puder responder a este verdadeiro questionário vai estar ajudando demais a Dolores, que já viveu uma década em alojamentos incorretos e sem os equipamentos necessários. até mais! Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://twitter.com/jotaememoreira
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano


Feminino Mensagens: 5301
Idade: 26
Localização: Quinta do Conde, Setúbal

MensagemAssunto: Re: Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo   Dom 4 Dez 2011 - 10:41

Olhando para o projecto tens ali algumas coisas que eu pessoalmente mudaria como por exemplo a parte seca com as pedras casca da pinheiro etc etc, o que se encontra na parte seca convem estar fixo/colado, senão a tartaruga manda tudo para a água. A rede de ping pong para ela não fugir tambem não é seguro, ela trepa isso facilmente, convem ser algo com superficie lisa onde ela não consiga se agarrar para subir.

Em relação a outras alternativas, eu retirava a parte seca do aquário e colocava uma parte seca "separada", assim podes ocupar o aquário todo com água, o que é melhor para a tartaruga. Por exemplo:



Acho que é sempre uma boa ideia para evitar roubar espaço á água, assim consegues ter o aquário completamente cheio de água. Claramente que não é tão estético, mas a nivel de condições para a tartaruga penso que fica melhor.

100L não é muito, mas já não é mau. E a informação do veterinário está errada, os repteis nunca deixam de crescer, chegam é a a uma fase que crescem mesmo muito pouco e nem nos apercebemos. 24cm para uma elegans se for macho está dentro do normal.

Em relação ás limpezas com o filtro, isso é algo que vais ter de ir vendo. depende da sujidade que a tartaruga fizer que tambem tem muito a ver com a quantidade de comida, que já agora por falar nisso não deves dar comida 3x ao dia, isso é em tartaruga bebes, em tartarugas adultas comem apenas uma vez por dia e "têm direito" a 1 dia de jejum por semana, os vegetais rondam as 3x por semana, 5x tambem não é nada de grave tendo em conta que estamos a falar de vegetais, mas atenção aos vegetais que são dados, nem todos são aconselhaveis.

O uso do Labcon Repto Protect isso se quiseres usar podes usar, mas não é extritamente necessário. Depende tambem muito da qualidade da água que tens em casa. Eu por exemplo uso um produto desse tipo quando noto que andaram a mexer na água e que está com muito cloro, se a água estiver normal não meto nada porque aqui na minha zona a qualidade da água é boa.

O uso do aquecedor não é necessário, a tartaruga é adulta não precisa de aquecimento e se hibernar não tem problema.

Boa sorte com o projecto Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Miguel
Iniciante
Iniciante


Mensagens: 5
Idade: 20
Localização: Paraná - Brasil

MensagemAssunto: Re: Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo   Dom 4 Dez 2011 - 15:17

muito obrigado pela atenção, Beatriz!

tem como eu fixar as cascas de pinheiro e as pedras, não tem? você recomenda algum outro material? li aqui que a tal relva sintética não é aconselhável, porque elas podem ingerir...

quanto à cerca, tive a ideia de cercar com canos de PVC, porque são cilíndricos, então ela escorregaria ao tentar escalá-los... sendo do tamanho correto, acho que não terei problemas, né?

o aquário não tem parte seca; as pedras dentro dele funcionariam como uma rampa para ela ir para a parte seca (a caixa ao lado do aquário). será que uma rampa simples, como a das imagens, seria melhor?

o veterinário consultado não é especialista em silvestres, então não é 100% confiável (ele também nos disse que suplementação vitamínica era indispensável, e um aquarista experiente nos disse que não). acha que dá para manter a Dolores nesse aquário de 100 litros pelo resto da vida dela?

quanto à comida, nós sempre achamos que dávamos pouca comida, porque quanto mais nós damos, mais ela come. é muito raro ela rejeitar comida, então deduzimos que ela está sempre com fome, obrigado pelo esclarecimento! de vegetais, damos geralmente cenoura, couve, melancia, folha de mostarda ou maçã...

obrigado pelas dicas! Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://twitter.com/jotaememoreira
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano


Feminino Mensagens: 5301
Idade: 26
Localização: Quinta do Conde, Setúbal

MensagemAssunto: Re: Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo   Dom 4 Dez 2011 - 16:07

Em relação á parte seca a ideia que eu estava a dar, era em vez de teres aquela parte seca, teres água. Tu pelo desenho tens um movel, em cima do movel tens um aquário e uma parte seca, mas se tu em vez de pores a parte seca assim e fizeres como eu estava a mensionar podes colocar um aquário a ocupar o espaço do movel todo, e ficas assim com mais espaço de água que é o que interessa.




O primeiro é o que tens. O segundo é o que poderias fazer. É uma questão de veres o que preferes.

A relva sintética não é muito boa não, a tartaruga pode comer. Se colocares pedras e assim colas com silicone.

A cerca pode ser criada com pvc sim, até podes colocar em vez de canos, placas mesmo de pvc a fazer tipo parede, ou qualquer outro material liso. Até umas tampas de plástico bem fixas serve.

O espaço como já disse não é muito mas é aceitavel, se a tartaruga manter esse tamanho e como disse se for macho está no tamanho normal não deve crescer mais, mas se for femea pode perfeitamente crescer bem mais.

Em relação á alimentação é normal ela ter sempre vontade de comer, as tartarugas são assim, mas temos de controlar o que damos senão comem até "rebentar" lol
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Projeto de Aquaterrário de Baixo Custo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas ::  ::  :: -