Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Serão as minhas patudas, as tais "Chinemys reevesi " ?
Hoje à(s) 12:24 por Jp565

» Duvida quanto ao filtro e fotos
Hoje à(s) 12:13 por danibarros

» Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la
Hoje à(s) 11:51 por jnpires94

» inteligência da tartaruga
Hoje à(s) 11:18 por k@loz

» NANISMO?? ajuda!
Hoje à(s) 10:55 por norby

» Há como erradicar a Salmonella por completo do corpo do animal?
Hoje à(s) 10:52 por norby

» Aquaterrários (fotografias)
Hoje à(s) 0:08 por Donatelo

» Aquaterrario ideal para as minhas tartarugas
Hoje à(s) 0:06 por CocaCola

» Tartarugas russas macho podem estar juntas?
Ontem à(s) 22:51 por trussas

Compartilhe | 

Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Renato
Membro Regular
Membro Regular

Masculino Mensagens: 2727

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 18:42

norby escreveu:
Pictus escreveu:
norby escreveu:
Esses é que sao uma autentica praga, por cá chamamos de gambusia.

Se nao estou em erro o Guilherme e o Apolone mantem-nos para oferecer como alimento vivo.
Uma coisa é a Gambusia Gambusia affinis affinis outra coisa são os guppys de tipo selvagem Lesbites reticulatus, que são os antecedentes do guppy normal de aquario. O que têm em comum é serem ambos Poecilideos e ambos por vezes serem chamados a mesma coisa, peixe mosquito por terem sido usados como controlo biologico para larvas de mosquitos, em muitas areas tropicais e subtropicais fora do seu meio nativo. Aqui em Portugal temos so Gambusias pois foi a especie usada. Em N sitios como Tanzania, India, Malasia, etc, é ainda possivel encontrar populações muito numerosas de ambas as especies.

É comum ler-se por aqui e por acolá referencias ao que o pessoal se refere como o guppy selvagem, como as gambusias, nao aos guppies 'tipo selvagem' Lesbites reticulatus como referes e bem.

Até já li quem jura-se a pés juntos que os tinha hibridizado (guppy x gambuzia)...

Pois eu li que eram a mesma espécie (Guppy e Lebiste Selvagem), ambos Poecilia reticulata. Agora estou na dúvida, se reproduzir machos domésticos e fémeas selvagens poderei ter um tipo de linhagem novo? Já li algo de que desse cruzamento saiam belos animais...
norby
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens: 1583

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 18:53

Renato ao que sei o 'guppy selvagem' está longe da exuberancia e das cores dos 'guppys domesticos' - sendo mais parecidas com as 'gambusias' do que se calhar propriamente com o guppy ('domestico') como o conhecemos. Estes sao já o resultado da mao do homem e de geraçoes e geraçoes de reproduçoes selectivas, aperfeiçoamento de caracteristicas e especificidades (cores, caudas,...)...

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 18:59

norby escreveu:
Pictus escreveu:
norby escreveu:
Esses é que sao uma autentica praga, por cá chamamos de gambusia.

Se nao estou em erro o Guilherme e o Apolone mantem-nos para oferecer como alimento vivo.
Uma coisa é a Gambusia Gambusia affinis affinis outra coisa são os guppys de tipo selvagem Lesbites reticulatus, que são os antecedentes do guppy normal de aquario. O que têm em comum é serem ambos Poecilideos e ambos por vezes serem chamados a mesma coisa, peixe mosquito por terem sido usados como controlo biologico para larvas de mosquitos, em muitas areas tropicais e subtropicais fora do seu meio nativo. Aqui em Portugal temos so Gambusias pois foi a especie usada. Em N sitios como Tanzania, India, Malasia, etc, é ainda possivel encontrar populações muito numerosas de ambas as especies.

É comum ler-se por aqui e por acolá referencias ao que o pessoal se refere como o guppy selvagem, como as gambusias, nao aos guppies 'tipo selvagem' Lesbites reticulatus como referes e bem.

Até já li quem jura-se a pés juntos que os tinha hibridizado (guppy x gambuzia)...
Numca vi qualquer documento sobre a hibridização das 2 especies, o que no entanto não quer dizer que não seja possivel. No entanto o que quero dizer é são 2 coisas diferentes a ser tratadas por separado. Até do ponto de vista taxonomico os guppys e as Gambusias estão respectivamente mais proximos de outros generos dentro da mesma familia do que entre si. Por exemplo os guppys estão muito proximos do clã dos Poecilia tanto que antigamente eram incluidos no mesmo.
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:11

Renato escreveu:

Pois eu li que eram a mesma espécie (Guppy e Lebiste Selvagem), ambos Poecilia reticulata. Agora estou na dúvida, se reproduzir machos domésticos e fémeas selvagens poderei ter um tipo de linhagem novo? Já li algo de que desse cruzamento saiam belos animais...
Do ponto de vista taxonomico o guppy domestico e o "guppy selvagem" são a mesma especie e ambos pelos circulos cientificos são conhecidos por Lesbites reticulatus (o nome que estas a usar é o antigo). E não existe um guppy selvagem, existem INNUMEROS formas selvagens de guppys espalhadas pela Amazonia, Venezoela, Brazil, Trinidad, etc. Segundo muitos taxonomistas varias mereciam nome de especie para si. Um tipo de guppy selvagem claramente diferente são os endlers, por exemplo. No entanto mesmo dentre deste existe uma serie deles de muitas origens diferentes. Agora qualquer cruzamento entre estirpes domesticas e/ou selvagens é possivel. Na verdade não ouve um evento de domesticação no guppy, existiram varios. E varias estirpes domesticas bem establecidas foram aperfeiçoadas com sangue selvagem. Os guppys selvagens são muito procurados pelos criadores para aumentar o patrimonio genetico das suas estirpes (vigor hibrido) e para testar caracteristicas. E sim podes fundar uma linhagem nova, agora não tens garantias quanto ao aspecto.
norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:12

Pictus teria que fazer uma pesquisa para suportar o que estou a dizer que nao sei se é absolutamente correcto, mas a reproduçao das duas especies é diferente. As guppys sao ovovivíparas, e as gambusias vivíparas pelo que creio que a sua hibridizaçao é incompativel.

norby
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:15

Pictus escreveu:

Numca vi qualquer documento sobre a hibridização das 2 especies, o que no entanto não quer dizer que não seja possivel. No entanto o que quero dizer é são 2 coisas diferentes a ser tratadas por separado. Até do ponto de vista taxonomico os guppys e as Gambusias estão respectivamente mais proximos de outros generos dentro da mesma familia do que entre si. Por exemplo os guppys estão muito proximos do clã dos Poecilia tanto que antigamente eram incluidos no mesmo.

Pictus teria que fazer uma pesquisa para suportar o que estou a dizer que nao sei se é absolutamente correcto, mas a reproduçao das duas especies é diferente. As guppys sao ovovivíparas, e as gambusias vivíparas pelo que creio que a sua hibridizaçao é incompativel.

Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:15

Numca ouvi falar, mas se ha algo que a biologia me ensinou é a manter uma mente aberta.
Renato
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:45

norby escreveu:
Renato ao que sei o 'guppy selvagem' está longe da exuberancia e das cores dos 'guppys domesticos' - sendo mais parecidas com as 'gambusias' do que se calhar propriamente com o guppy ('domestico') como o conhecemos. Estes sao já o resultado da mao do homem e de geraçoes e geraçoes de reproduçoes selectivas, aperfeiçoamento de caracteristicas e especificidades (cores, caudas,...)...

Pois verei se me sobrar tempo (e alguma matriz lol) sou capaz de fazer algo do tipo. Só que antes tenho de deixar uma fêmea selvagem "de molho" uns 5/6 meses para que não sobre esperma de outro macho selvagem. Esses peixes são incriveis, essa sua capacidade de armazenar esperma é mais uma coisa espetacular que acontece

Última edição por Renato em Ter 8 Nov 2011 - 19:49, editado 1 vez(es)
Renato
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:48

Pictus escreveu:
Renato escreveu:

Do ponto de vista taxonomico o guppy domestico e o "guppy selvagem" são a mesma especie e ambos pelos circulos cientificos são conhecidos por Lesbites reticulatus (o nome que estas a usar é o antigo). E não existe um guppy selvagem, existem INNUMEROS formas selvagens de guppys espalhadas pela Amazonia, Venezoela, Brazil, Trinidad, etc. Segundo muitos taxonomistas varias mereciam nome de especie para si. Um tipo de guppy selvagem claramente diferente são os endlers, por exemplo. No entanto mesmo dentre deste existe uma serie deles de muitas origens diferentes. Agora qualquer cruzamento entre estirpes domesticas e/ou selvagens é possivel. Na verdade não ouve um evento de domesticação no guppy, existiram varios. E varias estirpes domesticas bem establecidas foram aperfeiçoadas com sangue selvagem. Os guppys selvagens são muito procurados pelos criadores para aumentar o patrimonio genetico das suas estirpes (vigor hibrido) e para testar caracteristicas. E sim podes fundar uma linhagem nova, agora não tens garantias quanto ao aspecto.
Os endlers são nativos da Venezuela, certo? Se não me engano o motivo de que nunca o vi por cá é esse. Mas são igualmente guapos, como diriam nossos vizinhos de língua espanhola
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:49

Sim e endlers tambem ha em Trinidad
Pictus
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:53

Renato escreveu:
norby escreveu:

Pois verei se me sobrar tempo (e alguma matriz lol) sou capaz de fazer algo do tipo. Só que antes tenho de deixar uma fêmea selvagem "de molho" uns 5/6 meses para que não sobre esperma de outro macho selvagem. Esses peixes são incriveis, essa sua capacidade de armazenar esperma é mais uma coisa espetacular que acontece
Para isso é mais facil arranjares juvenis e separares os sexos mal for possivel distinguir.
Renato
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 19:57

Exatamente =/
Mas só tenho disponiveis agora adultos e uma ninhada de 7 dias. Verei se daqui um mês e meio já consigo ter alguma indicação do sexo. Pelo que está me parecendo será a maioria azul Smile
jpeaaa
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens: 260

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 20:15

Eu já tive os guppys da Venezuela, cheguei a ter mais de 200 à vontande! Comprei como Poecilia wingei, e o que posso dizer à cerca desta espécie é que parecem-me mais resistentes que os Lebistes reticulatus. Até consegui que resistissem ao Inverno no lago das tartarugas. Também fiz cruzamentos entre as duas espécies e o que é engraçado é que sairam-me quase todos com um corpo de Lebistes reticulatus de cauda em veu mas com cores comuns de Poecilia wengei (vermelhos, azuis, violetas e pretos).
Muito parecidos ao guppy da esquerda desta foto:
http://www.dicts.info/img/ud/guppy.jpg
Renato
Membro Regular
Membro Regular

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 20:17

Parecem ser bem bonitos!
Os meus selvagens passaram o inverno na caixa dagua e resistiram Smile
JequiinhaPT
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens: 146

MensagemAssunto: Re: Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens   Ter 8 Nov 2011 - 20:42

No meu aquário nasceram ontem 3 guppys *o*

Não tenho mais filhotes porque só reparei que a guppy estava a parir mesmo já no fim, mas ainda consegui ficar com esses 3 Very Happy
E já tenho mais duas bem grávidas, à espera que tenham bebés :$

Poecilia reticulata (Guppy) - Apuramento de linhagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas ::  :: -