Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Duvidas gerais sobre a minha Tartaruga
Ontem à(s) 17:34 por Miguel Palma

» Ajuda na espécie
Ontem à(s) 16:18 por serita69

» Alimentação
Ontem à(s) 15:57 por Miguel Palma

» Entrada de Tartaruga em Portugal
Ontem à(s) 11:59 por norby

» Tartaruga de três quilhas
Ontem à(s) 11:50 por norby

» Idade de uma tartaruga chinesa de três quilhas (6cm)
Ontem à(s) 11:48 por norby

» Angola.. Que especie é?
Ontem à(s) 11:45 por norby

» Tartarugas ao Sol
Sab 21 Abr 2018 - 0:36 por Ronaldo Coutinho

» As Minhas Kinixys belliana nogueyi
Sex 20 Abr 2018 - 9:54 por norby


Compartilhe | 
 

 Gordura na água

Ir em baixo 
AutorMensagem
lmqm
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : V. N. Gaia

MensagemAssunto: Gordura na água   Qui 26 Nov 2009 - 16:59

Boas, informo que já alterei o aquario das minhas turtles (postarei fotos posteriormente), tendo montado um aquario de 90-40-40, mas mesmo com filtro a água tem tipo uma gordura na tona. Questiono se isto é normal e se tenho de mudar a água?
Mudar a água a este aquário é pouco prático e fica dispendioso...
Voltar ao Topo Ir em baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2491
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Qui 26 Nov 2009 - 20:03

A água não pode ter gordura... scratch
Se assim é, tens de mudar tudo. O filtro está a funcionar bem? scratch
Voltar ao Topo Ir em baixo
lmqm
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : V. N. Gaia

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Sex 27 Nov 2009 - 10:05

Penso que sim. Será que é fraco? irei tentar postar fotos da gordura.
Sempre pensei que teria menos trabalho em questão de agua com este aquario maior, mas se tiver que mudar a água na mesma, torna-se complicado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3432
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Sex 27 Nov 2009 - 12:40

A Camada de Gordura

A camada gordurosa superficial que temos no nosso aquário tem sido alvo de especulações diversas mas inconclusivas. Alguns aquários formam esta “camada gordurosa” enquanto outros não, e ninguém sabe qual é a sua origem nem como nos podemos livrar dela. Geralmente associamos este fenómeno ao tipo de comida que usamos, a tanques plantados com injecção de CO2 e superfície da água muito parada. Eu próprio tenho uma camada destas no meu aquário e este facto levou-me a querer saber mais. Uma pesquisa na Internet reforçou a minha opinião de que esta camada na aquariofilia não é suficientemente compreendida e encontrei muita informação inútil ou dúbia. Aquilo que aprendi é o que se segue.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Camada Gordurosa no Aquário – Vista de cima

Na realidade, devido à tensão superficial, a superfície do nosso aquário é, quando não é muito movimentada, um nicho ecológico particularmente privilegiado em termos de trocas gasosas - oxigénio atmosférico e dióxido de carbono. Bactérias, algas, fungos e protozoários constituem neste ambiente um habitat até cem vezes mais rico em organismos vivos do que o resto da coluna de água, formando assim o neuston. Alguns autores reconhecem a existência de um verdadeiro ecossistema neustónico e uma neustonosfera. Muitos organismos existentes nesta camada neustónica passam aí todo o seu ciclo de vida. Algumas bactérias e algas até desenvolvem capacidade fotossintética (cianobactérias por exemplo – embora sejam invisíveis a olho nu). Outros organismos assumem uma coloração intensa (vulgarmente azulada ou esverdeada) para os proteger em relação às radiações ultravioletas letais. Por isso notamos aquela coloração oleosa na superfície do aquário. Em espaços abertos podemos verificar que até alguns insectos como alfaiates fazem parte deste nicho ecológico que se alimenta de matéria orgânica superficial. Sendo o neuston uma zona bastante rica em nutrientes não é estranho ver um Otocinclus ou mesmo um Crossocheilus siamensis de barriga para o ar, alimentando-se desta camada. Há outros peixes que encontram neste meio a sua alimentação equilibrada, como por exemplos as Mollys e os Guppys. Estes peixes são recomendados a quem quer manter esta camada sob controlo.

Não sabemos ao certo porque esta camada aparece em alguns aquários e em outros não. Não conhecemos nenhuma relação entre o aparecimento desta camada e o substrato, o tipo ou a quantidade de plantas ou animais, a fertilização, a temperatura, o pH ou o kH (embora não queira excluir que exista alguma). Mas posso dizer que se trata de um fenómeno natural – apesar da coloração oleosa suspeita. Matéria orgânica, proteínas de alimento de peixe e fertilizantes não absorvidos pelas plantas constituem a base nutricional para a criação desta camada viva de organismos microscópicos.

Se é natural, qual é o problema? Não causa dano nenhum, o máximo que pode fazer é cortar um pouco a luz que chega as plantas. Mas eu não gosto! Não gosto porque não me deram opção.

Então como é que me livro desta camada superficial?
a) Não livras. Aprende a viver com isso. Por mais que façamos essa camada volta sempre. Mais vale montar um novo aquário. De preferência com Ciclídeos Africanos.
b) Nas TPAs (Trocas Parciais de Água) tirar primeiro a camada de cima com um copo ou uma garrafa cortada. Eu faço isso quando estou com pachorra, mas 2 dias mais tarde está tudo na mesma. Já me aconselharam passar um guardanapo ou uma folha de jornal pela superfície do aquário, mas não acho que resulte muito bem.
c) Criar uma movimentação constante na superfície da água. Deste modo evitamos que a superfície apareça, mas ficamos com outros problemas. O CO2 escapa para a atmosfera com muito mais facilidade do que com a superfície parada e deste modo acabamos por gastar mais CO2. Algumas pessoas também se podem irritar com o barulho constante do cair da água. Como tenho a luz do aquário apagada quando estou no trabalho, levanto a entrada da água no aquário de modo a criar a tal turbulência à tona da água. Deste modo também crio oxigenação nas horas sem luz o que é bom, mas por outro lado tenho de me lembrar disso todos os dias.
d) Há quem compre um escumador de superfície. Esta é a solução de cromo. É mais custosa, mas resolve o problema de certeza. Acho que a EHEIM comercializa uma peça que se adapta à saída para o filtro que suga água da superfície do aquário, mas não tenho a certeza. Um amigo construiu um mini filtro de superfície com uma bomba, um tubo e lã de vidro. Essa bomba espalha ao mesmo tempo o CO2, mas está sempre a entupir e não é a solução ideal.
e) Geralmente aconselha-se Black Mollys porque de todos os peixes são os mais eficazes a comer a camada de neuston. Bastam dois peixes num aquário de 120 litros para nunca mais haver problemas com esta camada superficial. Mas nem toda a gente quer meter uns vivíparos no seu aquário.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Camada Gordurosa no Aquário – Vista de Baixo

Em conclusão quero alertar que esta camada não é apenas influenciada pelo ecossistema interno do aquário com filtro, mas também pela atmosfera da própria casa em que temos o aquário. Certos ambientadores contêm terpenes (hidrocarbonetos) que reagem com o ozono e ajudam a criar essa camada no aquário. Óleo e fumo de aquecimentos e da cozinha também podem ser uma causa possível da formação desta camada no nosso aquário. E o tabaco! Não tenho experiência própria mas aposto que não é bom fumar-se ao pé de um aquário aberto.

Links:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2491
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Sex 27 Nov 2009 - 13:44

Obrigado, Norby! cheers
(Penso que valeria a pena por como inamovível, ou pelo menos como "post-it/a ler", mas a administração saberá melhor do que eu) Suspect
Voltar ao Topo Ir em baixo
lmqm
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : V. N. Gaia

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Sex 27 Nov 2009 - 13:51

K explicação fantástica...

Obrigado norby.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fula
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 198
Idade : 24
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Re: Gordura na água   Seg 3 Maio 2010 - 20:15

Muito obrigado, eu agradeco porque tenho esse problema com a minha tartaruga e pensei ate agora que essa gordura me pudesse estar a prejudicar a tartaruga.
e sempre pensei que pudesse ser de um tronco que tenho que foi cortado e desinfectado de uma arvore seca visto que e o unico elemento no meu aquario que poderia provocar isso.
mas agora ja sei que nao Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Gordura na água   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Gordura na água
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: