Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Sammy e o Kitapó
Hoje à(s) 6:17 por MJRL

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Hoje à(s) 6:00 por MJRL

» Sobre Jabuti Filhote aprox. 7 meses de vida
Hoje à(s) 2:51 por cram85

» Pele fininha branca na minha tartaruga tigre d'agua
Hoje à(s) 1:44 por CocaCola

» Aquaterrário 40L c/ filtro, termostáto e lâmpada UV-B
Hoje à(s) 0:42 por CocaCola

» Qual o sexo e espécie das minhas tartarugas?
Hoje à(s) 0:42 por MightyCucumber

» Lago exterior +/- 120 litros
Hoje à(s) 0:35 por MightyCucumber

» As instalações exteriores das minhas tartarugas
Ontem à(s) 22:52 por Titao

» My turtle :D
Ontem à(s) 20:58 por CocaCola

Hibernação e Semi-Hibernação 5 5 1
Compartilhe | 
 

 Hibernação e Semi-Hibernação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin


Masculino Mensagens: 1666
Idade: 27
Localização: Barcelos

MensagemAssunto: Hibernação e Semi-Hibernação   Sab 15 Ago 2009 - 23:19

Hibernação e Semi-Hibernação


Semi-hibernação – deixa de comer (geralmente abaixo dos 15-16ºC), mas mexe-se
Hibernação – adormece totalmente (geralmente abaixo dos 10-11ºC), dentro ou fora de água.

A hibernação é um mecanismo de defesa utilizado na Natureza por animais de sangue frio (e alguns de sangue quente como roedores, ursos, etc.) para conseguirem sobreviver às temperaturas baixas e à escassez de alimento. Para este animais é mais fácil entrar em hibernação do que tentar encontrar e caçar comida durante o Inverno pois gastam menos energias.

Uma hibernação acarreta riscos. Tem de ser preparada com meses de antecedência.

Não é uma opção para quem não quer ter trabalho com a tartaruga. Não é por hibernar que deixa de crescer ou de necessitar de cuidados permanentes (é preciso vigiar, verificar temperaturas, etc.)
As Tartaugas podem hibernar à vontade, se estiver de boa saúde e bem alimentadas, mas as tartarugas bebés ou tartarugas acabadas de comprar e doentes , é aconselhado a que nao deixem hibernar, deve se aquecer as instalações, pois sofreram com o transporte, tiveram pouco tempo para se adaptarem as novas instalações e muitas vezes ainda não estão a comer como seria esperado e logo não tem reservas de gordura suficientes para aguentarem a hibernação.
Se já estão a ser preparadas para hibernarem com uma antecedência de uns 3 a 4 meses não vejo problemas. Pode se dar vitaminas durante 1-2 semanas, antes e depois da hibernação.
Se há aquecimento artificial, deve-se baixar a temperatura lentamente, durante cerca de 1 mês, até se atingir a temperatura desejada (cuidado com as diferenças de temperatura entre a água e o ar, que não deve exceder os 3-4ºC: tapar parcialmente o Aquaterrário), isto não se aplica em lagos pois a baixa de temperatura é natural. Deixar que o aparelho digestivo se esvazie, para não ficar com alguma matéria em putrefacção, reduzir a comida gradualmente a medida que elas vão ficando mais letárgicas.
As tartarugas que provem de regiões do planeta quentes que por natureza nao hibernem, logo nunca hibernarão nem devem hibernar, pois nao estao adapatadas para aguentar tanto tempo sem comer! Em regiões frias devem ser mantidas dentro de casa com aquecedor e lâmpada UVB assim permanecerão activas todo o ano, apesar da tendência para comerem menos no Inverno.

Durante a hibernação os processos do corpo são mais vagarosos, a digestão cessa, a circulação é reduzida e as defesas imunológicas diminuem, é por estes motivos que não se deve deixar uma tartaruga doente ou machucada hibernar. É um estado em que todos os sistemas e órgãos do corpo, como a respiração, o batimento do coração e o movimento em geral, ficam a funcionar nos seus limites mínimos. Deste modo, os animais conseguem ultrapassar o período frio de Inverno, gastando o mínimo de energias e mantendo-se vivos so recorrendo a uma camada de gordura que acumularam durante o verão.
Com o Inicio do Outono e a diminuição da intensidade da luz, a tartaruga vai tendencialmente reduzindo a sua actividade, permanecendo mais tempo no refúgio e nos locais mais escuros com a cabeça esticada. O seu apetite vai mesmo diminuindo até desaparecer por completo.
As tartarugas hibernam tanto fora como dentro da água (mais comum), elas procurarão um local abrigado para se esconder e ficarão lá por um longo tempo.
De seguida deve criar as condições ideais para a hibernação desligando o aquecimento e a iluminação do aquário (não desligue o filtro e a ventilações pois deste modo pode deteriorar as condições de vida da tartaruga). Qualquer erro pode ser fatal.

Semi-hibernações não são uma opção viável. Neste estado o animal não dorme, continua a mexer-se mas não se alimenta por isso perde muitas das suas reservas. Quando isto acontece, é comum (para os que sobrevivem) acordarem na Primavera extremamente desidratados, magros e totalmente apáticos. Nestes casos, quando não há um tratamento médico imediato não sobrevivem! É por isso que se virem que a tartaruga não esta a comer e as temperaturas estão a baixar mas não o suficiente para que elas possam hibernar completamente, estas devem ser colocadas num aquário com aquecimento para que despertem novamente e comecem a comer, devem ser mantidas assim ate que as temperaturas voltem a subir novamente.
Tartarugas Aquáticas com menos de 1 ano não devem hibernar! Em Portugal, as tartarugas bebes começam a ser comercializadas em grande quantidade todos os anos no Verão. Como a Hibernação deve ser preparada com antecedência não vamos ter tempo de habituar a tartaruga a nova casa e conseguir que esta coma o suficiente mas correctamente para ganhar gorduras para aguentar a hibernação.
Esta uma das principais razões porque muitas tartarugas morrem sem fazer o primeiro ano de vida ou de cativeiro devido a má preparação/cuidados.

Em Portugal, em certas zonas do país é difícil ou até mesmo impossível manter uma tartaruga num estado de hibernação completo devido às temperaturas amenas mesmo no Inverno. Quando numa região a temperatura tem oscilações de 15º durante o dia e 6º durante a noite as tartarugas não devem hibernar ou deve se ter muita atenção para que estas diferenças de temperatura não afectem a tartaruga (isto para tartarugas mantidas no exterior).
Dentro de casa, as temperaturas também raramente baixam o suficiente por isso o que acontece quando os aquários não são aquecidos é a semi-hibernação o que não é aconselhado.
Em zonas em que é costume nevar ou gelarem as águas, as tartarugas só devem hibernar se o lago for bem fundo para manter uma temperatura no fundo mais amena e deve-se ter um espaço onde a agua não gele para o caso da tartaruga precisar de vir a superfície respirar, ter uma zona onde o possam fazer isto pode ser conseguido com a agua que sai do filtro a cair fora de agua o que dificulta a formação de gelo a superfície.Nos lagos, as tartarugas recolhem-se no fundo, junto aos lodos e lá permanecem durante todo o Inverno. Embora, as tartarugas possam vir à superfície respirar elas continuam a necessitar de oxigénio que é absorvido pelas suas membranas mucosas da garganta e da cloaca (sim leram bem). Por esse motivo, em casos em que as superfícies dos lagos gelem totalmente, a circulação de oxigénio não se faz e as tartarugas têm dificuldade em se manter vivas (claro que isto também vai depender de muitos aspectos, como dimensões do lago, fauna e flora existente no mesmo etc.). A dificuldade com instalações exteriores artificiais, lagos em PVC, em tela ou cimento, é que não deixam entrar tanto oxigénio como acontece nos "fabricados pela mãe Natureza". Nalguns casos, deve ponderar-se a adição de sistemas oxigenantes durante o Inverno.
Outro aspecto importante é a profundidade. Muitos lagos são pouco profundos e isso não permite que as tartarugas estejam a uma temperatura constante o que é perfeitamente indispensável durante uma hibernação! Um lago, tanque ou outra instalação aquática deve ter mais de 60cm de profundidade para maior protecção das tartarugas em termos invernais e não só!
Quando uma tartaruga hiberna no exterior, ela está completamente vulnerável a ataques de animais predatórios portanto pensem nisso com antecedência e protejam-nas. (com as tartarugas terrestres que hibernem no exterior ainda é preciso mais cuidado).

Caso reconheça que a sua tartaruga (s) não teve uma alimentação balanceada durante a Primavera/Verão não a deixe hibernar.
Antes da hibernação leve a sua tartaruga ao veterinário para um check-up.

- Qualquer tartaruga, de qualquer idade que tenha estado doente durante a Primavera/Verão não pode hibernar.

- Durante a hibernação, caso note alguma alteração no comportamento do animal ou se a vir desperta quando devia permanecer "dormindo" leve-a de imediato ao veterinário e não a deixe hibernar mais nesse Inverno!

- Nem todas as espécies de tartarugas aquáticas podem ou devem hibernar, como acontece com as Ocadias Sinensis, portanto informem-se com antecedência sobre a espécie da vossa(s) tartaruga(s).


Últimos conselhos: Mais vale uma não hibernação do que uma hibernação inconsciente!
Informem-se, informem-se e voltem-se a informar em fontes fidedignas e só depois disso formulem a vossa opinião!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Hibernação e Semi-Hibernação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-